quinta-feira, 3 de maio de 2012

Corinthians 0 x Emelec 0. Isso é Libertadores!

Nação,

O Timão entrou em campo ontem pela primeira partida da fase de mata-mata da Libertadores, empatando em 0 x 0 com os equatorianos do Emelec.

Um resultado normal, por ser fora de casa, mas que pelas circunstâncias cabe análise tanto de que foi bom quanto ruim.

Ruim porque temos mais time, mais camisa e enfrentamos um adversário que nos respeitou demais, o que nos dava amplas condições de voltar com a vitória e provavelmente a classificação encaminhada.

Mas por outro lado, pelos rumos que a partida tomou, podemos considerar que o resultado foi bom. Enfrentamos um time encardido, que cresceu durante o jogo, muito por conta do juiz, caseiro e mal intencionado, que fez de tudo para desestabilizar o nosso time, que entrou na pilha e passou praticamente todo o segundo tempo com um jogador a menos.

O juizinho claramente entrou para nos operar. A única coisa que ele não contava é que teria a nossa valoroza ajuda. Com 3 minutos de jogo nossos jogadores já tinham feito 3 faltas, além de reclamarem por tudo e qualquer coisa. O primeiro cartão não tardaria, e lógico, por reclamação, para o Castan, se pendurando para o resto do jogo de forma totalmente desnecessária.

Emerson ao mesmo tempo que demonstrava vontade e disposição também abusava da firula, irritando tanto a fiel quanto o árbitro. Jorge Henrique a mesma coisa. Só sendo muito tapado para não perceber que um dos dois seria expulso. Ou melhor, só sendo muito Tite.

Mesmo com toda a lambança do juiz, o jogo estava bom para jogar, com os caras nos respeitando, sabendo que estavam diante de um adversário superior. Só que nossos jogadores não são treinados para pensar assim, então o empate era o desejo desde o primeiro minuto, e se tornou uma conquista gloriosa quando o Jorge Henrique deu uma juvenil e pediu para o árbitro expulsá-lo. Voltando a esse ponto, jogador brasileiro é realmente burro para disputar esse torneio. Apanham o jogo inteiro e quando partem para o revide fazem de forma escandalosa e acintosa, e aí não tem como o juiz não colocar para fora.

Ao final do jogo, o presidente Gobbi estava revoltado, chamando a Libertadores de várzea. De fato fomos roubados e o desabafo é válido e necessário. Serve para dar uma segurada nos mal intencionados no próximo jogo. Mas é só isso. Não vai garantir nossa classificação, e se entrarmos pilhados como ontem a tendência é se complicar em casa, como já aconteceu outras vezes nessa competição.

E não adianta, Libertadores é essa várzea hoje, há 50 anos e será nos próximos 50, 100, 200. Para vencê-la temos que passar por cima disso, controlar os nervos e jogar futebol. A torcida já entendeu isso e tem tido um comportamento diferente, mesmo com a fixação em ganhar esse torneio. Cabe aos jogadores, comissão técnica e diretoria agirem da mesma forma e não deixarem o descontrole colocar tudo a perder de novo.

Finalizando, dava para ganhar, mas pelas circunstâncias, o empate foi bom resultado, ainda mais pelas belas defesas do futuro goleiro da seleção brasileira. Toda fiel sabia que Cássio deveria ser titular há muito tempo, mas precisou perder mais um campeonato para o técnico paneleiro tomar uma decisão. Goleiro seguro é outra parada, os adversários não se sentem tão a vontade para ficar chutando e cruzando bola na área toda hora porque sabem que tem uma muralha lá, e não um anãozinho com braços de jacaré.

Agora é esfriar a cabeça, deixar a bronca e o desabafo lá no gramado do Equador, e na nossa casa, no nosso Templo Sagrado jogar futebol, impor nossa força e qualidade técnica e despachar os cucarachas com uma sonora goleada.

E aproveitando, melhor do que se descabelar depois da partida seria o presidente Mário Gobbi tratar a Fiel com o devido respeito e parar de cobrar valores exorbitantes nos ingressos. Não adianta reclamar de juiz ladrão se faz o mesmo com a torcida.

Aqui é Corinthians!

Valeu!

EMELEC-EQU 0 x 0 CORINTHIANS -BRA
Local: Estádio George Capwell, em Guaiaquil (Equador)
Data: 2 de maio de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: José Hernando Buitrago (COL)
Assistentes: Abraham González e Wilson Berrío (ambos da COL)
Cartões Amarelos: Leandro Castán, Jorge Henrique, Emerson, Danilo, Edenílson, Chicão (Corinthians); Gaibor, Achilier (Emelec)
Cartão Vermelho: Jorge Henrique (Corinthians )
EMELEC-EQU: Dreer; Carlos Quiñonez, José Quiñónez, Achilier e Baguí; Pedro Quiñónez, Gaibor (Mera), Giménez (Mena) e Valencia; Mondaini (De Jesús) e Figueroa
Técnico: Marcelo Fleitas
CORINTHIANS -BRA: Cássio; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos ; Ralf, Paulinho e Danilo (Alessandro); Emerson (Elton), Willian (Alex) e Jorge Henrique
Técnico: Tite

Nenhum comentário:

Postar um comentário