sábado, 14 de abril de 2012

Lance propõe adequação dos estaduais conforme opinião dos torcedores e deste Blog, mas não cita fontes!

Nação,

Na edição do Lance de ontem, no editorial, há uma proposta de mudança dos campeonatos estaduais, com menos datas para os times grandes, que entrariam na disputa somente numa fase final.

Exatamente como proposto aqui no blog há mais de 1 ano atrás, veja post reproduzido abaixo. Quer dizer, algumas diferenças, pois eles propõe que o campeonato regional dure o ano inteiro, e isso é ridículo. Mas na essência as idéias são alinhadas.

Não tenho a pretensão de dizer que copiaram a idéia do Blog, até porque essa visão de mudança não é exclusividade minha, muito pelo contrário. É um desejo de praticamente todos os torcedores, que discutem isso nas redes sociais, nos blogs, nas ruas, nos botecos, nos estádios. Só a imprensa não sabia disso.

Agora sabem, e claramente a opinião do Lance foi baseada nas manifestações desses torcedores, e finalmente publicam algo coerente e que pode ser benéfico ao futebol brasileiro. Ponto positivo.

O ponto negativo, como não poderia deixar de existir, é não terem citado que a opinião foi fruto do colhido junto aos torcedores. Da forma que colocaram, parece que nasceu da cabeça deles, e isso todos nós sabemos que não foi.

Muito feio heim Lance??

Post publicado em 03/01/2011
http://timaoblogfiel.blogspot.com.br/2011/01/calendario-do-futebol-brasileiro.html

Calendário do futebol brasileiro precisa se adequar a ele mesmo!!

Nação,

Ano novo, vida nova, como diz o ditado.

Momento de reflexão, de olhar para o horizonte, traçar metas e sonhar com um futuro melhor.

Hora de mudanças, a frase mais comum.

Nesse embalo, aproveitando que inicia-se hoje a temporada, com a reapresentação do nosso Timão, me pego pensando em uma coisa que é discutida a tempos no nosso futebol, e que clama por mudanças: o nosso calendário.

Não sou defensor do discurso barato, hipócrita, demagogo e vazio da imprensa podre de que precisamos adequar nosso calendário ao europeu. O principal argumento dos defensores dessa excrecência é de que diminuiria o êxodo de jogadores para o exterior. Pura balela. Até porque não há o menor interesse nisso, haja visto que os tubarões da bola, os empresários, vivem disso e não é uma canetada que irá mudar o perfil vira-lata do futebol brasileiro.

A Lei Pelé foi promulgada com esse mesmo discurso, e o que se viu foi justamente o contrário. Jogadores que antes eram patrimônio dos clubes se transformaram em mercadorias de feira, sendo comercializados aos montes por qualquer  migualha vinda de fora.

E não se pode imaginar um campeonato começando num ano e terminando no outro, com jogos durante as festas de final de ano. Totalmente ridículo.

Os defensores dessa tese também atacam os estaduais, lutando pela sua extinção. Triste ver isso. A história do nosso futebol, a glória dos nossos clubes se sustentam justamente nessas competições. Não seriam os gigantes que são hoje se não tivessem no seu currículo as conquistas regionais. 

Mas evidente que muita coisa mudou no mundo da bola. Os campeonatos estaduais não tem a mesma importância e glamour de outras épocas, e competições nacionais e internacionais ganharam muito mais peso, os horizontes se expandiram, e não se pode lutar contra isso, pois está inserido no processo de globalização, atingindo a todas as áreas, não só o futebol.

Com um campeonato brasileiro de 8 meses de duração, Libertadores, Sul Americana, Copa do Brasil, Mundial, não pode realmente o campeonato estadual esmagar os clubes brasileiros, com número excessivo de jogos, atrapalhando a pré-temporada e comprometendo a disputa de todos esses campeonatos extremamente importantes.

O que precisa ser feito então é uma adequação com a nova realidade. Manter os estaduais é importante, pois valoriza a história, ao mesmo tempo que satisfaz o torcedor, que gosta desse tipo de disputa, entre os rivais mais próximos, e isso mantém acesa a chama do futebol. Mas eles precisam ser mais curtos para os grandes clubes. 

Vou tomar como exemplo o campeonato paulista. Hoje, tem 20 equipes, iniciando em 16 de janeiro e com término em 15 de maio. São 4 meses de disputa. Um exagero. Um absurdo. Férias curtas, pré-temporada ridícula, atenções divididas com torneios importantes como a Libertadores. O Corinthians será submetido a uma maratona de jogos, comprometendo a disputa do torneio sul-americano e o próprio Paulista. E prá que? 

O certo seria o campeonato ser disputado pelas demais equipes durante os meses de janeiro e fevereiro, classificando-se oito equipes, que se juntariam aos quatro grandes - Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, e aí se enfrentariam todos contra todos em turno único, classificando-se os dois melhores para a grande final.

Essa fase seria perfeitamente disputada ente os meses de março e abril, o que daria um período maior de pré-temporada, condições de disputar o início da Libertadores com mais força, além de ter um espaço razoável até o início do brasileirão, possibilitando aos clubes uma inter-temporada, se reforçando e recondicionando fisicamente. Abriria espaço também para a participação e disputa de torneios e amistosos internacionais, tão decantado pelos nossos clubes mas jamais realizados por falta de agenda. 

Simples, fácil de ser implementado. Basta um pouquinho de cérebro, vontade, e principalmente, os imundos dirigentes abrirem mão de suas vaidades e interesses políticos. 

Ajudaria também se a mídia vendida adotasse esse discurso, muito mais viável, ao invés de ficarem vomitando pelo fim dos estaduais e adequação ao calendário europeu.

Mas infelizmente é mais fácil uma vaca voar do que essas pessoas agirem em prol dos interesses do torcedor, único que realmente ama o futebol.

Mesmo assim, não custa nada acreditar. Importante é a gente falar, expor nossas idéias. Faço isso nesse humilde espaço, no meu dia-a-dia, no debate no buteco, e sei que muitos fazem a mesma coisa, e isso me dá esperança de que coisas boas podem acontecer.

E sem o torcedor o futebol não existe. Espero que os que comandam não esperem para fazer algo depois que isso acontecer na prática.

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário