quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Corinthians x Atlético MG. Eles que tem que sentir medo!!

Nação,

Hoje a noite voltamos a campo para enfrentar mais uma equipe mal colocada no campeonato.

Com todo respeito a tradição e ao peso da camisa do Atlético MG, nesse campeonato até o momento eles são time pequeno, e assim que o Corinthians deve enfrentá-los.

Temos que nos impor. Somos líderes, temos um time melhor e o respeito não pode ser traduzido em medo da nossa parte. 

Infelizmente, pelas declarações e postura do nosso técnico, é esse sentimento que ele leva para o jogo. De medo. Medo do adversário, medo de jogar, medo de liderar. Isso é extremamente preocupante.

Se entrar com esse espírito, vamos ressuscitar outro defunto, e aí ao invés de uma vitória tranquila do líder sobre um dos lanternas, corremos o risco de uma derrota humilhante.

Na outra partida coloquei o fiasco na conta dos jogadores, pela ineficiência na hora de matar a partida. Continua na mão deles, mas lógico que o papel do técnico é fundamental para o direcionamento do que se espera do jogo. Se o discurso do técnico for de medinho, retranca, aí não dá para cada jogador tentar decidir sozinho.

Além do discurso e da postura de medo, o esquema tático escolhido também não me agrada. Já disse antes que desde a época do Mano Menezes a vocação natural dessa equipe é jogar no 4-3-3. Acontecem mudanças, entra e sai jogador, roda, roda, roda, e no final, volta-se a esse esquema e o time deslancha. Então, ao entrar hoje no 4-4-2, sacando um dos atacantes, até produzimos bem durante um tempo, mas não se mantém na partida inteira, e ainda facilitamos a vida do adversário, que também congestiona o meio de campo e aí o jogo se resume a contra-ataques e esticão de bola.

E o mais grave dessa mudança de esquema é que ela ocorre para proteger um dos queridinhos do Tite, o Danilo. Como sempre falo, ele é paneleiro, fica refém do grupinho que elege como sua sustentação, e aí não tem coragem de tomar as decisões certas. O correto seria se decidir entre Danilo e Alex, e manter o esquema com três atacantes. Só que a "coerência" o impede de fazer isso, e assim vai tomando as decisões erradas e que historicamente minam seu trabalho.

Vamos torcer para dar certo, porque no final a única coisa que interessa é o nosso Timão. Mas que é complicado isso é.

Que o espírito guerreiro domine os jogadores, que a consciência da grandeza do Manto os guie numa vitória contra o desesperado franguinho mineiro, independente dos "conceitos" do nosso técnico.

Valeu!

Atlético-MG x Corinthians
Local: Ipatingão - MG - Horário: 21:50hs

Atlético-MG:  Renan Ribeiro; Patric, Réver, Werley e Guilherme Santos; Richarlyson, Fillipe Soutto, Toró e Caio; Guilherme e Magno Alves. Técnico: Cuca
Corinthians: Julio Cesar; Alessandro, Wallace, Leandro Castán e Weldinho; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Liedson. Técnico: Tite

Nenhum comentário:

Postar um comentário