segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Avaí 3 x 2 Corirnthians. Acabou o encanto??

Nação,

Outra derrota inesperada. Outro duro golpe na confiança de uma equipe que até uma semana atrás jogava por música. Acabou o encanto?

Talvez não. Mas está faltando o combustível que colocou o time como o mais temido do campeonato: a vontade.

Não que os jogadores estejam entrando sem vontade. Só que não com aquela necessária. O tal sangue nos olhos, aquele jogar no limite, deixando o adversário atordoado de tanto correr atrás. Sempre digo que se igualar na vontade não tem prá ninguém contra o Timão. Mas precisa igualar, e isso não aconteceu ontem.

Lógico que não é só isso. A qualidade do futebol também diminuiu, reflexo dos desfalques nos últimos jogos, destaque para o Liedson, finalizador nato, matador implacável, diferente do seu substituto Emerson, que apesar de ter desencatando, perdeu tantas chances de gol que nos fez voltar aos tempos de calafrio com o Souza em campo.

Também a saída do Júlio César, quem diria, abalou a equipe. Primeiro porque ele, apesar das falhas, estava muito bem, fazendo defesas incríveis durante as partidas. E, além disso, pela sua vontade, sua persistência, seu corinthianismo, se tornou num símbolo da equipe. Já o Renan, está sentindo demais o peso do Manto, e talvez, a falta de apoio do treinador, que não dá sinais de que tem por ele o mesmo carinho e atenção que tem pelo titular. Vai precisar rever isso, dar força para o garoto.

E por trás de tudo isso está o nosso treinador. Não vou massacrar o Tite, afinal, acumulou um certo crédito. Mas um cordeiro nunca será um lobo, e assim é o nosso técnico. O time voando baixo, jogando futebol total, atemorizando os adversários e encantando o Brasil, e ele com discurso derrotista, dizendo que nossa campanha era irreal, e o normal seria estar em sexto lugar e brigar pelo título no final.

Esse discurso é prá quem está atrás. Quem lidera tem mais é que fazer de tudo para manter essa condição, e não é com postura e discurso medroso que vai conseguir. 

Ainda tem a tal da coerência dele, que faz com que um jogador da qualidade do Alex seja condenado ao eterno banco. Vão dizer que ele tem entrado e não tem justificado o alto investimento. Pode até ser, mas é justamente por isso. Quando você contrata um jogador de alto nível, ele precisa jogar. Sem sequência, e sem moral, o diferencial que o fez ser contratado simplesmente desaparece. Tite forma seu grupinho e fica preso a ele, e isso é terrível, porque acaba com os outros jogadores. Vai precisar rever mais esse conceito.

Fomos enfrentar a pior equipe do campeonato com excesso de zelo e respeito. Perdemos, e agora nos colocamos numa situação difícil, pois qualquer tropeço daqui prá frente será fatal para as nossas pretensões no campeonato, ainda mais porque os principais rivais já colaram, e estão com a confiança em alta.

Na quarta-feira teremos outra galinha morta pela frente. Vamos devorá-la ou transformá-la numa águia?

E prá finalizar, as torcidas paulistas são proibidas de fazer festa em São Paulo, e quando saem, estão com tanta vontade que até exageram. Os fogos e sinalizadores usados pela Fiel deram um espetáculo bonito, mas passou da conta, causando muita fumaça dentro de campo, e, ironicamente, atrapalhou a nossa defesa no primeiro gol adversário. 

Como diz o ditado, desgraça pouca é bobagem. Mas vamos esperar que tenha ficado tudo lá na ressacada.

Sem valeu!


FICHA TÉCNICA
AVAÍ 3 X 2 CORINTHIANS
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC) 
Data: 31 de julho de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e João Sousa Paulo Neto (DF)
Cartões amarelos: Dirceu e Rafael Coelho (Avaí); Ralf e Jorge Henrique (Corinthians)
Gols:
AVAÍ:
 William, aos quatro, e Rafael Coelho, aos 13 e aos 37 minutos do segundo tempo
CORINTHIANS: Emerson, aos 30 minutos do primeiro tempo, e Jorge Henrique, aos 46 minutos do segundo tempo
AVAÍ: Felipe; Daniel, Welton Felipe, Dirceu e Bruno; Marcos Paulo (Batista), Fabiano (Diogo Orlando), Pedro Ken e Leandro Lima (Cleverson); Rafael Coelho e William
Técnico Alexandre Gallo
CORINTHIANS: Renan; Welder (Morais), Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Edenílson) e Danilo (Alex); Willian, Jorge Henrique e Emerson
Técnico: Tite

2 comentários:

  1. Primeiro q Discordo de algumas coisas, como o caso alex, meu, o Danilo tá jogando bem, como vc vai tirar um cara q tá jogando bem, e colocar o Alex q apesar de baita jogador, ainda não mostrou a que veio. se ele fosse incoerente e colocasse o Alex, ele perderia o grupo, o grupo respeita ele pois ele é coerente, e não coloca as estrelas, pq ganho isso, ou aquilo, no jogo de ontem o tite fez substituiçoes certas, mais o time q relaxo e bobeou, falhas individuais tb, se eu não tinha 100% de confiança no Julio, dps do jogo do Botagogo tenho mais, e no renan ontem cada bola lançada na area me arrepiava, saia mau do gol, e quase todas bolas chutadas é gol, coisa q o julio não era assim, mesmo tendo algumas falhas. Joga quem tá melhor, e nesse momento o time q começo ontem com o Danilo era oq tava melhor e q tava produzindo, é dificil aceitar q o Danilo tá jogando bem mais q o Alex? as oportunidades do alex vai vir com o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Patrik, de fato ontem a derrota tem que ficar na conta dos jogadores, principalmente do ataque, que ficaram de firula e não mataram o jogo quando tiveram chance.
    A parte do Tite fica no pré-jogo, ao ser extremamente cuidadoso, colocando o Jorge Henrique isolado no canto e fechando o meio, da forma que ele não gosta de jogar, tirando totalmente sua velocidade e capacidade de chegada ao ataque. Depois que a vaga tinha ido para o brejo ele liberou para jogar da maneira que o transformou em idolo da fiel, mas aí já era tarde.
    Quanto ao Alex, a questão é o seguinte: quando se traz um jogador desse nível, tem que por ele prá jogar. Se ele não corersponder, aí perde a posição.
    Pode até não ser logo de cara, mas na primeira oportunidade tem que por o cara. E o Tite nos últimos jogos está tendo essa oportunidade e não está dando a chance para o Alex jogar. O Danilo não é garoto e está sentindo a sequencia, não a toa saiu ontem machucado. Ele já vinha cambaleando desde o jogo contra o cruzeiro, então ontem tinha que ser mais ousado e colocado o Alex desde o início.
    Vai ter a oportunidade de fazer isso contra o América, e pelo jeito vai amarelar de novo. Vai insistir com o Danilo, arrebentado, e no intervalo vai que ter queimar a substituição. Aí o Alex entra de novo com o jogo em andamento, não rende o esperado e vai se queimando. Cara, jogador estrela não aguenta isso muito tempo, e daqui a pouco rola uma crise por causa dessa postura do Tite.
    E essa de perder grupo é relativo. Jogador tem que ter a noção das coisas. E eles tem. Já pensou a gente tira o Neymar dos sardinhas e ele vai pro banco "pra manter a coerência e não perder o grupo"?
    Não dá né brother.
    Administrar elenco não é fácil, mas o Tite escolhe o caminho mais complicado e fica refém. Aconteceu em todos os clubes por onde passou, inclusive aqui no Timão.
    Mas vamos ver. Torcer para uma vitória quarta-feira e aí tudo o que falamos agora perde a importância.
    Valeu!

    ResponderExcluir