segunda-feira, 25 de julho de 2011

Corinthians 0 x 1 Cruzeiro. Perdemos, mas fomos grandes como sempre!!

"Nós estamos nos preparando para o jogo de domingo para fazer o melhor e trabalhar como um time pequeno."


Nação,

A frase acima é do jogador cruzeirense Montillo, e ajuda a explicar pelo menos em partes o motivo da nossa primeira derrota no campeonato.

Eu não me lembro de ter visto até hoje num jogo entre duas equipes grandes uma delas assumir um comportamento tão retranqueiro, tão medroso, e tão respeitoso com a equipe adversária. O Cruzeiro foi a equipe mais pequena que já enfrentamos no campeonato e provavelmente na nossa história.

Não se trata de jogar com cautela, fechadinho e explorar os contra-ataques. Isso é o normal quando se joga na casa do adversário. No caso deles, foi muito além disso. Trancaram lá atrás, colocaram todos seus jogadores para marcar individualmente os nossos e não tentaram buscar o gol em nenhum momento, demonstrando claramente que o objetivo era não tomar uma goleada. E tudo isso temperado com intenso anti-jogo, com farta distribuição de faltas, parando nossa equipe o tempo inteiro, sem receber a punição adequada da arbitragem.

Quando você enfrenta uma equipe grande, de qualidade, mas que não joga, fica muito difícil realmente. 

Além disso, o time sentiu os desfalques. Os reservas jogaram individualmente menos do que os titulares. E coletivamente também, alterando a forma da equipe jogar.

Ramon não teve problemas na defesa, até porque o Cruzeiro não atacou. Mas no ataque subiu pouco, e não teve sucesso em nenhum cruzamento, diferente do titular Fábio Santos, antes tão contestado mas que tem sido efetivo tanto na marcação quanto no ataque. Fez falta ontem.

Assim como fez falta o Liedson. Emerson jogou bem, correu, fez algumas boas jogadas, mas errou demais, abusou de firulas em momentos desnecessários, não caprichou nas finalizações que teve oportunidade, principalmente de cabeça, e por não ter o mesmo estilo do Levezinho, saiu muito da área, e o time acostumado a um jogador referência, sentiu a mudança, e as jogadas de triangulação tão comuns nos últimos jogos raramente aconteceram.

E Renan, que temos que lembrar que é jovem, sentiu o peso da camisa e de substituir o Júlio César, que se tornou símbolo desse time nos últimos jogos. Entrou claramente inseguro e apavorado. Não teve culpa no gol, mas não deveria estar tão adiantado. 

O time não jogou mal. Mas esses fatores realmente tiveram grande peso. Um ferrolho do outro lado, abdicando totalmente de jogar, e nossa obrigatoriedade de adaptação devido as mudanças no time. Mas mesmo assim, o time se comportou como das outras vezes, buscando o jogo, trocando passes com velocidade, guerreiro e com a disposição de sempre. Tivesse conseguido um gol no início, provavelmente teríamos goleado.

Mas o "se" não entra em campo, e a tática medrosa dos mineiros deu certo. Fazer o que, faz parte. 

Perder é sempre ruim, mas não há motivos para pânico ou críticas pesadas. O que precisamos é apoiar e esperar que o time não sinta o baque da primeira derrota, e que os reservas que entraram atuem melhor, mais integrados a forma tradicional da equipe atuar.

E como eu disse anteriormente, somos vítimas do nosso próprio sucesso. Somos o time a ser batido, e por isso os adversários nos estudam melhor, nos marcam mehor, fazem o jogo de suas vidas. Temos que nos preparar para isso daqui para frente.

Levantar a cabeça e recuperar os pontos perdidos em casa no próximo jogo.

Aqui é Corinthians, não cabe chororô e lamentações eternas.

Valeu!

CORINTHIANS 0 X 1 CRUZEIRO
Renan, Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Ramon (Alex); Ralf, Paulinho e Danilo (Elias Oliveira); Willian, Emerson e Jorge Henrique (Edenilson).Fábio, Vitor (Ortigoza), Naldo, Gil e Gilberto; Fabrício, Marquinhos Paraná, Éverton (Léo), Roger (Anselmo Ramon) e Montillo; Wallyson.
Técnico: Tite.Técnico: Joel Santana.
Gol: Wallyson, aos 10 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Ramon, Emerson (Corinthians), Gil, Gilberto (Cruzeiro). Vermelho: Gilberto
Data: 24/07/2011. Local: Pacaembu, em São Paulo. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS). Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Julio Cesar Rodrigues Santos (RS). Público: 34.462 pagantes. Renda: R$ 1.275.456,50


3 comentários:

  1. A canalhice não tem limites.

    Se, quando do início das obras, falavam que eram "apenas um trator e três ou quatro operários, revolvendo terra, só para enganar"...

    Agora Uma Organização Leviana (UOL) fala, ao descrever os trabalhos a todo vapor para a construção da Meca Corinthiana, que "Itaquerão é apenas um emaranhado de barro, tratores e caminhões":

    http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/07/28/fifa-aposta-em-atraso-e-estica-prazo-final-para-receber-itaquerao-na-copa.htm

    Note-se a insistência no epíteto "Itaquerão", que carrega um ranço de preconceito ao bairro e à Zona Leste (o que não nos atinge), e que, principalmente, tenta impedir a consagração da denominação "FIELZÃO" - porque essa imortalizará, em concreto (sim, mesmo que não seja esse o nome oficial do estádio), a qualidade que faz o Corinthians diferente e maior do que todos os outros clubes: o amor da Fiel ao Timão, manifestada na centenária fidelidade dos corinthianos ao Sport Club Corinthians Paulista.

    ResponderExcluir
  2. Corinthians perdeu o pacaembu calo mas quem continua lider ?
    É foda quando tem gortura pra queima né kkkk
    Abraços da liderança !! lolololol

    ESTOU SEGUINDO ESTE BLOG SEGUE O MEU ?

    ResponderExcluir