terça-feira, 7 de setembro de 2010

Timão no segundo turno: manter o aproveitamento em casa ou melhorar fora??

Nação,

O Timão ainda tem um jogo a realizar para fechar o primeiro turno. No momento, estamos um ponto atrás do líder, mas considerando essa partida pendente, lideramos por pontos perdidos, podendo colocar dois pontos a frente se ganharmos a partida contra o time recém chegado da segunda divisão, lá na sua pocilga no dia 13 de outubro.

Uma ótima campanha, construída principalmente pelo excepcional aproveitamento nos jogos em casa, com 100% de aproveitamento nas dez partidas realizadas como mandante.

Poderíamos estar já com uma frente de uns dez pontos de vantagem, caso nosso aproveitamento fora de casa não fosse tão ruim, hoje de apenas 33%. Por outro lado, também não estaríamos no páreo se em casa não fosse tão excepcional.

Então, agora que vamos iniciar o segundo turno, a pergunta que não quer calar é: o que é melhor, manter o aproveitamento em casa ou melhorar fora?

Evidente que conseguir as duas coisas seria o ótimo. Nos daria o título com folgas.

Mas por outro lado, se tivermos no segundo turno o mesmo aproveitamento do primeiro, considerando ainda a vitória contra o timinho da segunda divisão, terminaríamos o campeonato na casa dos 80 pontos, o que também, com absoluta certeza, nos daria o título.

Porque, pelo que temos visto nos últimos campeonatos, principalmente o último, e o comportamento dos times até aqui, o campeão deverá alcançar algo na casa dos 73 a 78 pontos.

Então, eu digo a vocês, que apesar de incomodar bastante essa condição de "ótimo" visitante, não podemos transformar isso numa paranóia. Não podemos entrar na análise sempre furada da imprensa, nas frases prontas de que quem não ganha fora de casa não ganha título. Besteira. O importante é somar pontos, não importa onde.

E se hoje o nosso forte é somar pontos dentro de casa, temos que nos esforçar para manter isso. E, lógico, procurar melhorar fora, mas não transformar isso numa cruzada.

O que decide mesmo o campeonato são determinados jogos. São aqueles que no final podem ser o fiel da balança. Independente de onde são jogados. Entram aí os confrontos diretos com os postulantes ao título, e o enfrentamento contra aqueles que não vão tirar pontos de ninguém. Nessa análise, o que lamento são os jogos perdidos contra o Atlético Goianiense (se bem que estão crescendo), e o Cruzeiro, possível rival e que tínhamos tudo para ganhar, até porque a casa era mais nossa do que deles.

Por outro lado, vencemos o confronto direto contra o Fluminense, Inter e Santos, outros candidatos ao título. No segundo turno, temos que procurar não perder os jogos contra eles, o que na soma, nos daria vantagem, que pode ser decisivo no final.

Concluindo, temos que encarar os jogos chaves com a seriedade que merecem, somar o maior número de pontos independente onde forem realizados, e em casa, manter a força do nosso caldeirão e massacrar qualquer adversário.

Assim, seremos campeões.

Vai Corinthians!

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário