quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Corinthians 1 x 1 Botafogo. Deu ruim!!

Nação,

Como se diz aqui no Rio, "deu ruim, parcêro"!

Decididamente, este empate não estava no roteiro. O que tem nos mantido até aqui como o principal favorito ao título é justamente nossa força no caldeirão, as vitórias praticamente certas nos nossos domínios, e quando isso não acontece, não são apenas os pontos que deixam de ser ganhos, mas também o moral que vai lá prá baixo.

Porque mostra o caminho para os outros times que virão nos enfrentar que não somos imbatíveis em casa, como até bem pouco tempo atrás. A derrota para o Grêmio, e o empate ontem dão essa triste sinalização, que teremos que reverter rapidamente, se realmente quisermos ser campeões.

O fato também é que esse empate ganha uma dimensão muito maior porque nosso principal rival na luta pelo título, os flu-flus, vem de duas partidas ruins, como a gente, mas ao contrário de nós, estão com sorte, conseguindo duas vitórias "achadas". Vamos acreditar que é apenas uma nuvem negra passageira, pois ainda faltam muitas rodadas e a sorte pode mudar de lado.

Mas dentro de campo o time precisa se ajudar mais. Estamos sendo tomados por uma ansiedade que não existia antes, deixando de ter o controle do jogo e dando espaço para o adversário. Isso porque alguns jogadores estão instáveis demais de uma partida para a outra, caso do Elias e do Jucilei, estrelas do nosso melhor setor, o meio de campo, e que quando não jogam bem, comprometem toda a equipe. Talvez a volta do Ralf, sem condições físicas ideais, tanto que saiu, tenha tirado a consistência do setor. Por hora é melhor manter o Paulinho como titular, e só promover sua volta quando estiver 100%.

Porque futebol é detalhe, e tirar um jogador que está bem para forçar a volta do antigo titular, não é algo legal. Basta ver como o futebol do Iarley também cai toda vez que se cogita a volta do Ronaldo. Prefiro os titulares, mas futebol é dinâmico, é momento, e temos que dar valor para quem está segurando a onda.

Também não podemos desconsiderar os desfalques da zaga. William não vem bem, mas é o capitão, e quando atua com um parceiro de zaga fixo, até não compromete. Mas com as recentes mudanças, ele sente demais, fica perdido, e comete erros primários. Porém, mesmo errando individualmente, com ele em campo, por sua liderança e poder de orientação, a defesa fica bem melhor postada. Não foi o caso ontem, repito, pelas repetidas alterações por conta de contusões e suspensões.

E, por último, enfrentamos um bom time, com um grande técnico, que é tratado com certo despeito, levando mais em consideração seu jeito folclórico, esquecendo-se que seu conhecimento sobre futebol, e seu domínio sobre o elenco que comanda, faz com que muitos dos "professores" caibam dentro do seu bolso. Joel Santana merece mais respeito, e a forma que armou o seu time e bloqueou o nosso, anulando o Bruno César,   e congestionando a entrada da área e com isso matando nosso ataque, foram determinantes para impedir nossa vitória.

Aliás, no final, criaram duas chances claríssimas, e se não fosse a fome e a falta de tranquilidade dos seus atacantes, hoje estaríamos lamentando muito mais.

Teve um lance ainda de anulação do gol do Herrera por impedimento, e que, lógico, está fazendo a alegria dos antis e da imprensa bandida. Um lance que em fração de segundos o atacante aparece dois metros a frente da zaga, impedimento "no campo" claríssimo, impossível de não ser anotado. Querer apitar pela TV, e que essa passe a ser imperativa, aí temos que rediscutir o futebol, suas regras, tudo. Ou acaba-se o impedimento, ou então tira-se o juiz de campo e coloca o tira-teima para apitar. Foda!

Pior são as manchetess no dia seguinte: "Corinthians empata com erro de arbitragem", "Corinthians beneficiado pela arbitragem"..., é engraçado e de emputecer essa postura da imprensa, por mais que já estamos acostumados. Se nossa diretoria fosse um pouco mais atuante na questão da preservação da nossa imagem, exigiria que todos os jogos em que ocorrerrem um erro as chamadas de página devem ser iguais a que utilizam contra a gente. Porque contra o Ceará, o Cruzeiro foi amplamente beneficiado, com um gol claríssimos dos cearenses sendo mal anulado, e não vi em nenhum lugar manchetes iguais as nossas. Se liga diretoria!!

Enfim, um empate indigesto, mas um pontinho que pode ser útil ao final, pois ruim mesmo é perder. Agora é voltar a fazer nossa parte em casa, começando atropelando o Ceará no sábado, e esperar pela amarelada dos flu-flus, que com certeza irá acontecer.

Valeu!

CORINTHIANS 1 X 1  BOTAFOGO
Julio Cesar, Alessandro, Thiago Heleno, William e Roberto Carlos (Danilo); Ralf (Paulinho), Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley (Defederico).Jefferson, Antônio Carlos (Danny Morais), Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Fahel, Somália, Lucio Flavio (Caio) e Marcelo Cordeiro; Herrera (Renato) e Loco Abreu.
Técnico: Adilson Batista.Técnico: Joel Santana.
Gols: Bruno César, aos dois, e Loco Abreu, aos 26 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Elias (Corinthians); Fahel, Herrera (Botafogo)
Local: Pacaembu, em São Paulo. Data: 29/09/2010. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS). Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de matos (Fifa-BA) e Erich Bandeira (Fifa-PE). Público: 24.001 pagantes. Renda: R$ 770.449,50

3 comentários:

  1. cara gosto muito dos seus comentarios, acho até que vc deveria estar no lugar da mina,vc manja vc conhece vc é o cara!Só que ultimamente estou sentindo vc muito suave,parece ate que de deram um cala-boca.não muda não truta, firmesa!

    ResponderExcluir
  2. E AI MANO NÃO VAI POSTAR + NÃO ?

    ResponderExcluir
  3. E aí amigo, valeu pelo elogio, e desculpe pela demora em postar.

    Realmente deu uma desanimada esses últimos jogos, vacilos que podem nos custar o campeonato.

    Mas vamos voltar com tudo hoje, atropelar o galinho mineiro e voar para a conquista do penta.

    Estamos juntos.

    Valeu!

    ResponderExcluir