quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Corinthians x Atlético MG. Pelo fim da zica!!

Nação,

Nessas últimas rodadas uma nuvem negra carregada de zica resolveu se instalar sob o outrora céu de brigadeiro do Parque São Jorge.

Mesmo com o desejo insano da imprensa suja em nos colocar em crise, mesmo com as contusões e o eterno estaleiro dos nossos principais atacantes, mesmo com as invenções do nosso professor pardal, mesmo quando perdíamos para times ridículos, o time não deixava cair o ritmo, continuando a dar as cartas no campeonato.

Isso porque no nosso caldeirão a vitória era certa, e os adversários já vinham com a preocupação de não sairem com uma sacola de gols.

Só que a imprensa podre insistiu na pilha de que não seríamos campeões com o nosso fraco desempenho fora de casa. Aí, entramos na deles e, na busca da melhoria fora, alteramos nosso jeito de jogar em casa -  voluntarioso, veloz e implacável - para atuar da maneira tímida, lenta e entregue típica dos jogos fora de casa, e deu no que deu.

Perdemos nosso encanto. Lógico que buscar atacar as nossas fraquezas é importante, mas o essencial é preservar nossa força, e isso vale para tudo na vida, não só no futebol.

Mantendo o extraordinário rendimento que tínhamos em casa, de 100% de aproveitamento, seríamos campeões mesmo com o baixo aproveitamento de pontos fora. Agora, a história é outra, e temos que obrigatoriamente buscar os pontos perdidos.

E começa hoje. Enfrentaremos o franguinho mineiro, despedaçado, abraçado com o inferno da segunda divisão, e não podemos ser o marco da reação dos caras. De jeito nenhum. Temos que entrar mordendo, com sangue  nos olhos e trazer os três pontos que serão fundamentais para a continuidade do sonho de conquista do penta campeonato.

Só relembrando, temos falado aqui mesmo no blog que campeonato de pontos corridos tem certas particularidades. Apesar de matematicamente todas as partidas valerem os mesmos três pontos, não quer dizer que todos os jogos são iguais. Existem as "partidas chaves", que dependendo do aproveitamento podem definir o campeonato.

Entre elas estão os confrontos diretos entre os postulantes ao título. Nessas partidas, vale levar vantagem no somatório total dos pontos, ou pelo menos empatar. Nesse quesito, fomos bem contra os flu-flus, conquistando 100% dos pontos, mesmo coisa contra os peixinhos, e equilibramos contra os chorolados, com uma vitória e uma derrota. Temos que fazer o mesmo com o Cruzeiro, já que perdemos o primeiro jogo, e vencer é essencial.

Aí vem a questão do fator casa. Ganhar o máximo de pontos possível credencia qualquer equipe a estar no pelotão da frente. No nosso caso, a liderança e o favoritismo ao título esteve sempre suportado por esse aproveitamento, que era excepcional, 100% de aproveitamento, até que começamos a tropeçar, com a derrota para o Grêmio e os dois últimos empates contra Botafogo e Ceará. Perdemos aquela condição privilegiada e temos que compensar buscando a redenção fora, além, claro, de não vacilar nas partidas que ainda restam nos nossos domínios.

E por último, também fundamental, é não perder pontos para equipes fracas, onde os demais rivais provavelmente não perderão. Aí  que entra nosso adversário de hoje. Apesar da tradição e do respeito que merece, nesse campeonato o franguinho é uma equipe em que qualquer resultado que não seja a vitória representa desperdício de pontos, podendo ser fatal para nossas pretenções.

Espero que os jogadores estejam cientes disso. Que nosso treinador prepare a equipe para o ataque e a busca da vitória. Que segure seu ímpeto de inventar, e mesmo diante dos desfalques, coloque o que tem de melhor e deixe os jogadores jogarem de acordo com suas características.

Hoje é o dia de espantar a zica. Os últimos jogos deram um desânimo, e aproveito até para justificar a ausência de postagens, ao mesmo tempo agradecer aos colegas que acompanham o blog e solicitaram o retorno. Não abandonei não, mas senti o baque, como qualquer torcedor. 

Mas já estou recuperado, pois somos a Fiel, e cabeça baixa não combina com nosso espírito guerreiro e de fé. Vamos prá cima deles, e depenar o frango.

Aqui é Corinthians!

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário