quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Corinthians honrando suas tradições e circo STJD mostrando sua face!

Nação,
 
Depois de uma derrota provocada pelo apito contra o Náutico, ontem a reabilitação diante da mulambada, com uma grande vitória, que por pouco não se concretiza também por culpa do apito.
 
Até quando a arbitragem vai errar sistematicamente contra o Corinthians e a Diretoria vai ficar quieta? Até quando a imprensa vai se portar de forma tendenciosa e parcial, sempre crucificando a arbitragem quando erram a nosso favor e relativizando quando erram contra?
 
Tivemos um gol contra o Botafogo em que dois jogadores nossos sofreram penalty, sendo que um deles estava um pouco a frente na hora do chute do Romarinho. Foi o suficiente para a imprensa transformar no maior erro da rodada, esquecendo por exemplo o latrocínio feito pelo Fluminense contra o Naútico e tantos outros muitos mais decisivos.
 
Já quando o erro nos prejudica, e nesse campeonato já perdemos a conta, aí tudo é amenizado, vemos comentaristas soltando as pérolas: tem que perdoar o árbitro porque é um lance difícil. Ah, vão à merda, tô de saco cheio dessa imprensa bandida e da passividade da nossa diretoria.
 
Feito o desabafo, voltemos ao jogo. Como sempre falamos, o Corinthians tem um dos melhores sistema tático do mundo, sendo exaltado como "o mais europeu" dos times brasileiros. Nossa forma de jogar inspira os adversários, e o líder Fluminense é a maior prova disso, nas palavras do seu próprio técnico. Por isso, mesmo que as vezes contrariados, não podemos deixar de reconhecer que funciona e que é uma conquista, portanto algo positivo.
 
O problema é que exige demais dos jogadores, e quando as peças não estão num bom dia, ou a vontade não é 300%, o resultado pode ser negativo. Mas ontem todos estavam bem, e o jogo só não foi resolvido mais facilmente por conta de um natural desentrosamento por conta dos desfalques, e lógico, pela arbitragem, que deu um gol impedidaço para os mulambos, quase complicando nossas vidas.
 
Insisto nessa questão da arbitragem porque contamina nossa análise em relação ao time. No gol, o natural foi todos reclamarem da defesa, do vacilo do Fábio Santos. Só que se o gol irregular fosse devidamente anulado, isso não aconteceria. E praticamente todos os gols que temos levado de bola aérea tem acontecido irregularidade. Portanto, não é justo com o próprio time.
 
Fomos melhores o tempo todo, dominando os espaços e trocando passes tentando furar o bloqueio de um acuado e limitado Flamengo. Chegamos algumas vezes, mas pelo quantidade mínima de atacantes ontem, finalizamos pouco, apesar do domínio. Na única chegada do adversário, bola aérea, impedimento não marcado e gol. E assim se resumiu o primeiro tempo.
 
No intervalo, nenhuma mudança de peças, mas de atitude, com a ânsia de atacar maior, e posicionamento, com Edenilson mais a frente, Emerson um pouco mais centralizado e Romarinho flutuando de uma ponta a outra, acuamos ainda mais os mulambos e o empate era questão de tempo.
 
E veio numa esperta roubada de bola do Fábio Santos, que driblou e tocou para Edenilson empurrar livre para as redes, empatando o jogo e premiando o melhor jogador em campo.
 
Faltava a virada. Depois de algumas chances perdidas, uma cobrança magistral de escanteio e linda cabeçada de Paulo André, colocando justiça no placar.
 
O domínio era total e absoluto, mas futebol é aquela coisa, quem não faz toma, então precisa matar logo o jogo. Sheik teve uma chance incrível, depois de roubar a bola e arrancar, mas fominha preferiu o chute, quando o correto seria o passe, e o grito de gol ficou só no suspiro da fiel.
 
Mas pouco depois se redimiu. Ralf, o monstro, desarmou na intermediária, tirou outro da jogada e serviu Edenilson na velocidade, que mostrando ao Sheik como se faz, o serviu livre para matar o jogo e sair dançando em cima da mulambada.
 
No final ainda uma bobeira e gol do Levezinho, que não comemorou, mostrando que o coração alvinegro ainda impera.
 
Uma grande vitória, mostrando que em céu de Gavião urubu não voa.
 
Nem com os ladrões do apito tentando nos derrubar, quando o Corinthians joga como Corinthians não tem pra ninguém.
 
CIRCO STJD
 
Pra encerrar, acho importante destacar a indignação do presidente do Galo Paraguaio Mineiro, ao atacar o circo que é o STJD. Não me surpreende, falo isso sempre, mas como normalmente o prejudicado é o Corinthians, ninguém tá nem aí. A condenação do Sheik e a pena leve do Luis Fabiano e Luan, que agiram de forma até mais contundente, prova que os desembargadores daquele tribunal não são sérios e que julgam por conveniência, por clubismo e muitas vezes por arrogância mesmo.
 
Mas foi bom acontecer com outros, e nesse caso de fato um absurdo, quando um dos julgadores que apresentou denúncia e tirou o Ronaldinho Gaúcho de um jogo decisivo, revelou que fez de sacanagem, movido pelo sentimento ao seu time de coração, o Flamengo, que foi esculachado pelo jogador.
 
Uma postura condenável, mas não inédita e nem exclusiva, porque de uma forma ou de outra todos no tribunal não são aptos a julgar nada.
 
Aliás, a existência do tribunal é uma excrescência, só existente no futebol brasileiro, herança ainda dos tempos de autoritarismo, e que a tal da "democracia" insiste em manter.
 
Por isso mesmo tendo clubes fortes, com torcidas imensas como a nossa, com muito dinheiro rolando, mesmo assim o futebol brasileiro só enfraquece a cada ano.
 
Se não acabar com a palhaçada fora não adianta chorar depois.
 
Valeu!

CORINTHIANS 3 X 2 FLAMENGO
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 10 de outubro de 2012 (Quarta-feira)
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Correa (RS)
Assistentes: Tatiana de Freitas (Fifa-RS) e Marcelo Barison (RS)
Cartões amarelos: Fábio Santos, Emerson (Corinthians). Amaral, Welinton e Renato Abreu (Flamengo)
Público: 25.395 pagantes
Renda: R$ 756.968,96
GOLS: CORINTHIANS: Edenílson, aos 15, e Paulo André, aos 29, e Emerson, aos 44 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Renato Santos, aos 29 minutos do primeiro tempo. Liedson, aos 46 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Guilherme Andrade), Edenílson e Douglas (Anderson Polga); Romarinho (Chiquinho) e Emerson
Técnico: Tite
FLAMENGO: Felipe, Wellington Silva, Renato Santos, Welinton e Magal; Amaral (Liedson), Renato Abreu, Ibson (Wellington Bruno), Leonardo Moura (Adryan) e Cleber Santana; Vagner Love
Técnico: Dorival Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário