quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A semana inteira, fiquei esperando... prá que?

Nação,

Dos times postulantes ao título, o Corinthians é que menos jogou na temporada, prêmio pela incompetência de ter conseguido a façanha de se classificar apenas para a pré-libertadores e depois ainda conseguir ser eliminado por um time ridículo, virando motivo de chacota mundial.

Com isso, passou a ter a semana livre, jogando praticamente só aos finais de semana, diferente dos nossos concorrentes, envolvidos em jogos da Copa do Brasil, Libertadores e Sul Americana.

Soube aproveitar essa vantagem no início do campeonato, talvez também por estar com a dignidade ferida por conta do vexame Tolima, e contrariando todos os prognósticos, o time foi totalmente arrasador, e nos dez primeiros jogos venceu nove e empatou um, causando o temor de todos os adversários. O que o time fez nesses jogos é aquilo que todo torcedor sonha, um time focado, raçudo, determinado, jogando futebol total, em alta velocidade e implacável. Me lembro dos meus amigos aqui no Rio dizendo que era impossível vencer o Corinthians, que não tinha como segurar a velocidade e a mobilidade do time, que praticamente impedia o adversário de jogar. De fato era maravilhoso.

Mas óbvio que aquilo era difícil de manter, porque o futebol apresentado era fruto de muita intensidade, de jogar no limite, e principalmente, dos adversários até então não saberem como nos parar. Eles aprenderam, e aí começou a entrar em cena o trabalho do Adenor. Ou melhor, o não trabalho. Não soube implantar variações táticas para sair da marcação adversária, e por falta de treino e pulso, não mais conseguiu fazer a equipe jogar com o sangue nos olhos. O resultado foi uma queda assustadora de rendimento, incompatível com o time que assombrou a todos semanas antes.

Se era difícil manter aquele nível inicial, mais difícil ainda seria cair tanto. Quer dizer, não para Tite e sua comissão técnica, que da mesma forma que não sabe como aproveitar a vantagem de um homem a mais em campo, situações que já ocorreram de expulsão do adversário, parece também não saber o que fazer com tanto tempo para treinar.

Tem a semana inteira para se preparar para o jogo, e o que vimos no domingo contra o lanterna foi uma equipe sem velocidade, sem fôlego e sem objetivo. O que é feito nos treinamentos? Quem condiciona o time fisicamente?

Pelo que a gente tem visto em vários jogos, mesmo aqueles em que vencemos a duras penas, dá a impressão que o treinamento do time é feito a base de meditação, seção de yoga e acupuntura, com todo respeito a todas essas artes maravilhosas.

Como dizia Sun Tzu, em a Arte da Guerra, a preparação é essencial para se vencer as batalhas.

Um bom comandante sabe disso. Com o luxo de ter uma semana inteira para treinar, um técnico de primeira linha aproveitaria muito bem essa vantagem, e faria o time entrar nas pontas dos cascos, física e psicologicamente, jogando todo o problema para o adversário. Mas como não temos comandante, parece que somos nós que não tivemos tempo para treinar e nem temos objetivo algum no campeonato.

Faltam cinco partidas para o título. Nesses jogos, a preparação terá que ser aquela do início do campeonato. Se não partir do treinador, que os jogadores a adotem por si só. Que se lembrem que existem 30 milhões de soldados que infelizmente não podem entrar em campo, porque se pudessem o título já estaria ganho. Lutem por nós, corram até mais não poderem, deem tudo que podem e que não podem, porque esse título não pode ir para outro lugar que não seja o Parque São Jorge.

Novamente utilizando uma frase histórica, vai essa do filme Robin Hood:

"Lutem, e lutem novamente, até cordeiros virarem leões".

Já que não sabem treinar, agora vai ter que ser assim, na marra.

Valeu!

8 comentários:

  1. O Corinthians é o time que mais treina neste país, e mesmo assim é o que menos tem padrão de jogo, menos tem padrão tático; tem o pior entrosamento dos jogadores; tem um dos piores físicos de todos os grandes; não tem nenhuma jogada ensaiada; os laterais não acertam um cruzamento na área (apesar de tentarem a jogada mais de 30 vezes por partida); não acertam uma cobrança de escanteio; não tem um cobrador de falta competente; o goleiro falha sistematicamente, é o que mais toma gols de falta no campeonato e não acerta nem uma reposição de bola; a zaga falha praticamente em todas as bolas cruzadas na área; enfim, temos praticamente todos os defeitos de um time mal treinado e sem tempo para se preparar, apesar de ser isso justamente o contrário do que acontece.
    Temos a melhor estrutura do futebol brasileiro, pagamos os melhores salários e premiações do país, tudo em dia, temos a torcida mais fiel e apaixonada do futebol mundial, ou seja, temos tudo e mais um pouco além do necessário para que já tivéssemos conquistado o título desse campeonato na última ou até na penúltima rodada.
    E por que isso não aconteceu? Por que temos o pior treinador de todos os clubes que estão brigando pelo título, o mais fraco, o mais covarde e o mais burro, e pior do que isso, temos um diretoria absolutamente incompetente e omissa vendo tudo isso com a mais bovina passividade.
    Eu estou tremendamente pessimista com a conquista desse título. Acho inclusive que a nossa chance de derrota no domingo para o embalado e enforcado Patético-PR é gigantesca, e se isso acontecer podemos dar adeus a mais um campeonato praticamente ganho.
    E a conta de mais uma derrota deve ser cobrada exclusivamente do Sr. Andrés Sanchez que é o grande culpado por manter essa comissão técnica que não tem competência para comandar nem clube de 4ª divisão, o que dizer então do Corinthians.

    ResponderExcluir
  2. Pois é João, é isso aí mesmo. Acho que isso que deixa o Adenor mais agoniado, porque é uma desculpa a menos que ele tem. Não vai poder dizer que não teve tempo para treinar.
    Mas pior do que a falta de condicionamento físico, da falta de jogadas, o que mais impressiona é o despreparo psicológico desses jogadores. Eles entram em campo num jogo decisivo como se fosse apenas mais um. E não é tremedeira, é falta de foco mesmo. Parece que eles só se dão conta da importância da partida depois que ela acaba, normalmente com derrota vexatória, como a de domingo.
    Isso também é fruto de um comando fraco, de um treinador sem brio dos grandes campeões. Tite é daqueles caras que tem medo de lidar com o sucesso, preferem ficar ali no meio, e se der, na sorte, num presente do destino, beliscar algo.
    E se formos campeões, infelizmente, vai ser assim. Tipo, nossos adversários vão perder pontos incríveis, darem mole como tem dado, e a gente no sufoco, na última rodada, por diferença de um gol acaba levando o título.
    Se tivessemos um técnico, o campeonato já teria acabado, e estaríamos já planejando a próxima temporada.
    Vamos torcer e cobrar, é o que nos resta.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Samuel e João... vcs estão certíssimos! Concordo em tudo que falaram!!! Mas além de todos os problemas apontados, existe um outro ponto que tanto me intriga e creio que a toda torcida também.
    É o fato de tanta falta de preparo físico (até pelo time jogar tão pouco). Jogadores todos estourados, não se recuperam a tempo (exceção ao Fabio Santos). O Liedson tem caráter, pq se percebe que não tem condições mas quer ajudar o time, jogando no sacrifício. Mas reparem que SEMPRE tem jogador arrebentado!
    Jogam sempre esgotados, extenuados, acabados! Porqueee???? Seria falta de planejamento nas atividades físicas? Porque tem TAAANNTA trocas de preparadores físicos? Maus profissionais? Panelinha do Adenor? E isso pq temos um dos melhores centros de treinamento da américa latina! (Fabio Silveira)

    ResponderExcluir
  4. Samuel. Eu não sei se ter um técnico de verdade garantiria a conquista folgada do campeonato. Eu me lembro que tivemos o Luxemburgo e um time bem melhor do que este -tanto no aspecto técnico quanto no da malandragem (a positiva)- e só garantimos a primeira colocação no campeonato na ultima rodada com um gol do Rincón no finalzinho do jogo. Pra mim o Adenor -que eu acho no mesmo nivel da maioria dos seus colegas de profissao- peca entre outras coisas por não saber selecionar quem tem mais vontade. Eu até poderia supor que ele não tem instinto de sobrevivencia, mas como o Andres garante que ele fica mesmo perdendo dez vezes seguidas (o que eu duvido muito)ele nem precisa disso.
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  5. Olá Samuel!
    Falei que iria postar e aqui estou. É a Rachel, enfermeira da convenção em Fortaleza.
    Espero que esteja tudo bem com vc e que o nosso time nos represente melhor.
    Abraços!
    Rachel Moreira

    ResponderExcluir
  6. Estou sinceramente pensando em mais um vexame no final do campeonato.É claro que vou torcer junto com os outroos corinthianos no local que nos reunimos de forma sagrada,mas,temos o adenor como técnico,temos jogadores que envergonham a camisa,e ai? o que se pode fazer?Que decepção foi o jogo em Uberlândia,tudo parecia conspirar a nosso favor,mas...

    ResponderExcluir
  7. AOS JOGADORES DO MEU TIME

    Oi rapaziada !

    Domingo tem jogo decisivo no Pacaembu.

    Como jornalista, nem deveria estar escrevendo esta carta. Acontece que a torcida do Corinthians (alguns milhões de pessoas), não têm um canal direto de comunicação com vocês. E me pedem que eu faça isso. Como torcedor que sou, estou fazendo de livre e expontânea vontade.

    O ” bando de loucos” não faltou a nenhum jogo. Alguns foram no sacrífício. Muitos juntaram moedas . Aplaudiram sempre. Até em algumas derrotas ou empates. Embora com fé, todos estão ressabiados. O Corinthians só depende dele mesmo para ficar com o título. E essa caminhada começa no domingo contra o Atlético Paranense.

    É preciso concentração total e respeito ao adversário. Não é hora de somar, é hora de dividir . Dividir todas, sem expulsões. Quando as energias se esgotarem, podem correr mais um pouco que sempre tem um resto de gás estocado. Sangrou a cabeça, o supercílio ou seja lá o que for ? Sai rápido, enfaixa bem apertado e volta para o jogo. Vai ficar na barreira ? Proteja o saco, vire estátua, peito pra frente e seja já o que Deus quiser. Rapaziada ! Não estou pedindo nada de mais. Peço em nome do “bando”, luta incessante, se for preciso bola pro mato, se der carrinho para evitar um escanteio, leve consigo a bandeirinha, os fios que estiverem por perto e volte logo para o campo. Corram como se fosse o último jogo de suas vidas.

    Nossa parte vai ser feita. Desta vez não vai ter mau olhado dos anti. Já compramos todas as guinés, espadas de São Jorge e esgotamos as figas no mercado.E tem mais duas figas, uma em cada mão nossa. Somos assim mesmo. Acreditamos em tudo.

    Rapaziada. Quando começar o jogo, vocês vão escutar os gritos de “VAI CORINTHIANS”. Somos nós, fiéis, presentes, esperançosos, pedindo garra, luta, sangue se for preciso.

    Combinado ! ?

    http://drosmar.com/aos-jogadores-do-meu-time/

    ResponderExcluir
  8. Ola Rachel, que surpresa boa. Foi ótimo te conhecer e fico muito feliz da sua presença aqui.Espero que seja constante até termos a chance de que ela ocorra pessoalmente de novo. Quando vier ao Rio, te espero de braços abertos.
    Valeu!

    ResponderExcluir