sábado, 6 de agosto de 2011

Tite barra Renan e sinaliza mudança de esquema para manter Danilo. Paneleiro incoerente!!

"Vou ter a confirmação do time somente amanhã (sábado), mas o Danilo será o goleiro. Em função do momento, da pressão, e do pouco tempo de adaptação, o Renan vai ser resguardado. Sei o quanto é importante jogar no Corinthians, lidar com as pressões, as exigências. Não foi o tempo ideal do Renan para trabalhar, se habituar, entrar na equipe" - justificou Tite.

Além da troca no gol, o comandante alvinegro cogita fazer uma alteração no sistema ofensivo. Ele estuda escalar o meia Alex na vaga de um dos atacantes, provavelmente Willian. Entretanto, lembra que a maior possibilidade é manter a formação que bateu o Coelho.


"- Não tenho a definição agora, mas há a possibilidade de ser a formação do segundo tempo, com dois meio-campistas. Vou definir sábado, mas a chance maior é de seguir" - completou.

Fonte: globo.com

Comentários

Nação, esses dois recentes acontecimentos comprovam o que digo a respeito do nosso técnico Tite, que por trás da bandeira da "coerência" está na verdade um comportamento medroso e paneleiro.

Tite não é má pessoa, e apesar de fraco, pode produzir trabalhos razoáveis, porque é trabalhador. Mas tem essas características pessoais, de formar dentro do grupo uma "panela" com os seus favoritos, fechando com estes e dando um tratamento diferenciado em relação aos demais. 

O caso Renan é uma clara demonstração dessa diferenciação. Os argumentos para afastá-lo até tem algum fundamento, já que ele realmente sentiu o peso do Manto. Mas será que "preservá-lo" é a melhor solução?

Claro que não. Tite demonstrou má vontade com o garoto desde o início. Em nenhum momento, seja antes de estrear ou depois das falhas ele manifestou apoio e confiança ao seu goleiro. E na primeira oportunidade o está jogando aos lobos. Totalmente diferente do tratamento dado ao Júlio César, defendido com unhas e dentes após seguidas falhas, inclusive as que nos custaram um campeonato.

O correto seria conversar com o Renan, dar-lhe força e aproveitar a oportunidade de um jogo fora de casa para lhe dar mais uma chance. Não sacá-lo. E se o Danilo também falhar, o que ele vai fazer, colocar o treinador de goleiros no gol?

Bom, outro fato é a intenção de mudar o esquema tático. Vou fazer um breve histórico sobre isso, começando lá atrás, com o Mano.

Mano Menezes chegou ao Corinthians para recontruí-lo, e privilegiou primeiramente a marcação, fazendo o time ganhar confiança a partir do momento que não perdia.

Com o tempo, quando atingiu o objetivo de ter uma defesa segura, foi testando o time, até que com a chegada do Ronaldo achou a formação ideal, com três atacantes, que transformou a equipe numa máquina de jogar bola, ganhando o Paulistão invicto, o Tri da Copa do Brasil humilhando o chorolado, e até o desmanche liderava o Brasileirão jogando futebol que encantava a todos.

Veio o desmanche, bagunçou tudo, mudou a tática, o time caiu de produção, perdeu a Libertadores e a crise era eminente.

Mas aí o Mano, que já estava ambientado no clube, recorreu novamente a formação clássica que tem dado certo, ou seja, os três atacantes, e a equipe deslanchou de novo, liderando o Brasileirão e ficando entre os três primeiros o campeonato inteiro, só não ganhando porque durante um tempo tivemos Adilson e para fechar, Tite, e aí... já sabem.

Chegamos ao Sr. Adenor. Medroso, retranqueiro, transforma atacante em meia, meia em zagueiro, o time se mata de correr para marcar e não tem criatividade e folego para atacar.

Futebol horroroso, críticas, perda de campeonatos e pedido de cabeça do treinador.

Seguindo a cartilha do seu antecessor Mano, Tite se rendeu ao esquema que é o único que funciona nesse time, ou seja, voltou a colocar os três atacantes, e o principal, deixando eles jogarem como atacantes.

Resultado: 10 rodadas, 9 vitórias, futebol total, encantamento do Brasil inteiro, respeito e temor dos adversários, alegria e confiança total da Fiel.

Aí o Adenor, nas primeiras dificuldades, tem a recaída e volta a ser o tradicional Adenor, sinalizando mudar o esquema e encher o time de volantes.

Não vai funcionar. Isso é óbvio.

Como falei, esse time só funciona com três atacantes.

Só que o Adenor tá pressionado para colocar o Alex, melhor jogador do elenco e mais caro. Como ele é prisioneiro da sua "coerência", não tem peito para tirar o Danilo, e por isso é mais fácil tirar um atacante, de preferência o Jorge Henrique, que curiosamente, voltou a jogar como volante nos últimos jogos, caindo novamente de produção.

Não se esqueçam que foi jogando assim que ele foi barrado pelo técnico e esteve prestes a deixar o clube.

Resumindo, dá para arrumar o time dando chance para novas peças, colocando o Alex como titular e ver o que acontece. Mas o medinho de tirar o Danilo vai fazer o técnico mudar tudo, e aí meus amigos, vamos rezar para dar certo, mas é difícil.

O Danilo tem jogado bem, mas não é essa maravilha toda para ser intocável. Porque não testar o outro meia que tem no elenco no seu lugar e ver o que acontece? Esse é justamente o medo do Adenor, o Alex entrar desde o início, o time jogar bem e não ter como sacá-lo depois.

Isso é Adenor amigos, paneleiro até a alma.

Que São Jorge nos proteja.

Valeu!

6 comentários:

  1. Olha, até Concordo, mais o Julio ao contrario do Renan Não treme com a Camisa, renan é mt jovem e inseguro ainda, tem q dá um tempo, sou a favor da entrada do Alex,mais o mesmo que se corresponda, lembra do jogo do AVAI?, danilo saiu, o Alex entrou e o time perdeu articulação e desandou, o Alex é sim melhor q o Danilo, mais o Alex do Inter e do Spartak e não esse. de resto concordo.

    OBS: o Senhor Mano menezes ano passado jogAVA com 3 volantes tá, só pra consta, ele jogava no 4-3-1-2: Meio: Ralf,Elias,Jucilei, atack: Ronaldo e dentinho.

    ResponderExcluir
  2. "Dou aulas de como queimar jovens promessas e de como destruir a moral de um elenco.
    Ganhe grátis o curso "Como perder campeonatos ganhos.""
    Tratar com Adenor Leonardo Bacchi (vulgo Tite)
    Rua São Jorge, 777 - Tatuapé - São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  3. Pois é João, lamentável o sr. Adenor.

    Patrik, cadê o JOrge Henrique no seu esquema?

    Quando se contrata estrelas, precisa colocar para jogar e ver o que acontece. Banco não faz bem para esses jogadores, pois diminuem sua moral e importância perante o grupo, se tornando inclusive alvo de questionamentos, principalmente em relação ao salário.

    Tite já teve oportunidades para colocar o Alex desde o início e poupar o Danilo, que não é garoto e se machucou num jogo antes do américa. Mas é paneleiro e não abre mão dos seus queridinhos, e por isso invariavelmente se queima nos clubes onde passa.

    Só para constar, quando estava nos porcos, um jogador chileno foi contratado e ele não dava chances, pois a sua "coerência" o fazia manter os titulares, todos lixos. Esse jogador chileno era só o Valdívia, que estourou depois que ele foi demitido.

    Com Adenor não dá, me desculpe.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Então digamos que o Adenor saia, quem colocaria no lugar dele? tou torcendo po Mano cai na seleção para ele volta, pois ele sim é tecnico do Nivel de Corinthians.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o Jg no ESQUEMA, ele variava, ano passado ronaldo se machucou mt, ou era ronaldo e dentinho, ou jg e dentinho, ou Souza(sai zika).

    ResponderExcluir
  6. Patrik, foi justamente isso que eu quis dizer. As variações só funcionavam quando o Jorge Henrique se tornava atacante, ajudando na marcação, correndo o tempo todo, mas atacante.

    Quanto ao Adenor, ele não vai sair, já ficou claro que o Sanchez não vai tirá-lo, mesmo que o Timão perca 50 partidas seguidas. Então, minha torcida é que para que as coisas se ajeitem, sem depender muito dele, e isso é possível, porque temos um time entrosado, com jogadores que sabem da importância de ganhar o brasileirão.

    Eu não o teria contratado, e já ocorreram diversas oportunidades para mandá-lo embora e trazer técnicos melhores, mas agora tá meio difícil, mesmo assim eu apostaria no Dorival Jr., que está péssimo no atletico mg mas tem potencial e num clube como o Corinthians poderia deslanchar.

    Valeu!

    ResponderExcluir