quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Corinthians 2 x 1 América MG. Alívio e liderança!!!

"Dá um baita alívio"

Nação, 

Com a frase acima, dita pelo Alex ao final do jogo, eu vou dar o tom deste post, e aliviar geral.

Alívio. É isso. Uma vitória fundamental, que se não viesse poderia decretar nossa sorte no campeonato.

Todos os jogos valem a mesma pontuação, mas não se avalia a importância de um jogo apenas matematicamente. Existem partidas e partidas. Tem aquelas que são fundamentais desde o início, e outras que se tornam fundamentais. 

A de ontem é uma dessas. Já era fundamental vencer, porque se tratava de um jogo em casa, contra um adversário fraco, que irá perder pontos para os nossos rivais diretos. E se tornou ainda mais importante devido aos nossos últimos resultados, e principalmente porque valeu a manutenção da nossa liderança.

Se não tivessemos vencido, os urubus seriam os líderes, e estariam sendo endeusados pela imprensa que os adora, enquanto nós estaríamos sendo massacrados na mesma proporção pela imprensa que nos odeia.

Mas vencemos, e isso que importa. Jogando mal, nervosos, mas a situação explica isso. Por isso, sem cornetagem por hoje.

Só preciso fazer alguns comentários obrigatórios sobre o técnico Tite. Não é cornetagem sobre a parte tática, até porque falar sobre isso é totalmente inútil, já que ele não conhece nada. Mas sobre algo que me incomoda muito, ainda mais que agora está ganhando fama de virtude, quando na verdade considero como um dos seus maiores defeitos: a tal da "coerência".

Coerência o cacete. O Tite é paneleiro e medroso. Ele elege seu grupo favorito, e fica preso a esses jogadores. Faz tudo por eles, e não tem a mesma atitude em relação aos outros.

Exemplo, o caso do goleiro Renan. Falhou bisonhamente ontem, mas está nítido que o moleque tá sentindo a pressão de vestir o Manto mais pesado do futebol brasileiro, e principalmente, está sentindo a falta de apoio e confiança do treinador. Ao ser entrevistado sobre a falha, Tite disse que iria analisar para não ser injusto, mas que iria chamar a atenção do goleiro. Pô, como o cara vai se sentir depois de falhar e ver que seu treinador está pronto para crucificá-lo?

Atitude muito diferente que ele teve com o Júlio César, que acumulou falhas decisivas, inclusive na final do Paulistão, e teve o apoio incondicional e irrestrito do treinador. 

O garoto tá precisando disso agora. Tite deveria ter respondido aos jornalistas que o Renan é um goleiro de seleção, com grande potencial e que goza de toda sua confiança, e o que for preciso para melhorar será conversado internamente. Tem jeito para se falar as coisas, e isso faz toda a diferença.

O Alex, ótimo jogador, condenado ao banco para preservar o Danilo, que está jogando bem, mas não é mais garoto. E estava baleado, saindo dos últimos dois jogos machucado. Custava o técnico ter "poupado" ele ontem e dado a oportunidade do Alex jogar desde o início? Dar moral também faz toda a diferença.

Agora, sentindo a pressão para colocar o melhor jogador do elenco, mais caro, ele sinaliza mudar o esquema, tirando um dos atacantes. Se com três já tá difícil fazer gols, imagina com dois?!

Enfim, pareceu cornetagem, mas é apenas a minha posição permanente sobre essa característica do nosso técnico, que não concordo, não apóio e já ficou provado por todas as equipes que ele passou, inclusive a nossa no passado, de que não dá certo. 

Mas como falei que o importante foi a vitória, o que me deixa esperançoso é que com elas o time se auto ajusta, e o papel do técnico fica minimizado, como estava até três rodadas atrás.

Um pitaco sobre o jogo, taticamente a equipe está como antes, tocando bem a bola e cercando todos os espaços do adversário. O problema é que a qualidade caiu com a ausência do Liedson, e a pressão que já estava sobre os jogadores atrapalha e muito. Sem dizer que a uruca também resolveu se instalar. Antes a bola entrava fácil, já agora, tem sempre uma trave, uma cabeça de zagueiro no meio do caminho para atrapalhar. 

Mas agora tudo vai melhorar e voltar a ser como antes. 

E prá variar, Pacaembu lotado e apoio total o tempo inteiro. Essa é a Fiel.

Vencemos, continuamos líderes, e isso que importa.

Valeu!

Corinthians 2 x 1 América MG
Local:  Pacaembu - SP
Data: 3 de agosto de 2011 Horário: 19h30
Árbitro: Antônio Carvalho Schneider (RJ)
Assistentes: Rodrigo Correa e Luiz Muniz de Oliveira (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Danilo (Corinthians); William Rocha, Micão, Glauber, Gilson e Kempes (América)
Cartão vermelho: Gilson (América)
Gols:
CORINTHIANS: Jorge Henrique, a 28s do primeiro tempo, e Paulinho, aos 21 minutos do segundo tempo
AMÉRICA: Kempes, aos 14 minutos do primeiro tempo
Público: 30.121 pessoas
Renda: R$ 883.660,00
CORINTHIANS: Renan; Welder (Edenílson), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Willian (Alex), Jorge Henrique e Emerson (Elias Oliveira)
Técnico: Tite
AMÉRICA: Neneca; Micão, Dudu e William Rocha; Marcos Rocha, Leandro Ferreira, Glauber (Fabrício), Rodriguinho (Otávio) e Gilson; Kempes e Léo (Alessandro)
Técnico: Milagres (interino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário