terça-feira, 19 de julho de 2011

Carlitos Tevez é rei. Mas é necessário??

Nação,

Carlitos Tevez teve uma passagem brilhante pelo Corinthians, apesar da saída conturbada. Era na época uma das maiores revelações do futebol mundial, e sua ida para a Europa era dada como certa, o que deu ainda maior impacto a sua contratação.

Agora a situação é semelhante. Ele é uma grande estrela, com mercado farto junto a todos os grandes clubes europeus, e a possibilidade grande de voltar ao Corinthians coloca novamente o clube no centro do noticiário esportivo mundial.

Será que é isso que busca a nossa diretoria? Repercussão? Espero que não. Quero acreditar que a motivação seja esportiva, em poder contar com um dos maiores jogadores do mundo e ídolo da torcida.

Mas mesmo indo por esse lado, confesso que não estou empolgado com essa história toda. Carlitos é meu ídolo, como é de toda a Fiel, e lógico que sonho vê-lo novamente honrando o Manto Sagrado. Mas será que agora é o momento certo para isso? E vale a pena a forma que está sendo feita a contratação, envolvendo uma quantia astronômica e comprometendo as finanças futuras do clube? O time precisa desse reforço? Acho que não.

Somos os líderes absolutos do campeonato. Ainda é cedo, não há garantia de nada, mas que estamos no rumo certo e o time jogando bem isso é reconhecido por todos. Temos um ótimo ataque, jogando e no banco, com jogadores de renome e que estão em estado de graça com a torcida. Como tirar um Willian do time? Ou o também ídolo Liedson? O motorzinho Jorge Henrique? Sem dizer o Emerson, excelente jogador. E ainda temos o Adriano. 

Então a pergunta é: precisamos do Tevez nesse momento? Vale o custo x benefício?

Todo mundo sabe que o Tite não sabe administrar estrelas. E mais especificamente, ele não gosta do Tevez. Basta ver que não demonstra o menor ânimo de comentar essa situação. Vale a pena estremecer o trabalho do técnico nesse momento? 

Vejam bem, sempre fui crítico e ainda sou do trabalho do Tite. Apesar da liderança, as limitações técnicas dele são claras. Mas, na base da tentativa e erro, na persistência, ele agora tem o time nas mãos, e o papel da Diretoria é preservar isso, e não fazer ações que desestabilizem a equipe.

E tem também toda esse repercussão. Do ponto de vista do Marketing, do lunático Rosenberg, pode ser que ele veja como positiva. Já eu acho que no geral é mais negativa. Queira o não, vão ficar os questionamentos de onde vem esse dinheiro. Vão associar a construção do Estádio - de forma indevida - mas vão, é óbvio. Precisamos disso no momento? Claro que não. O time tá voando em campo, os entraves políticos e financeiros para construção da nossa casa estão sendo superados, então é hora de ficar quietinhos, trabalhando, e não ficar chamando a atenção de todos com contratações bombásticas.

E para finalizar, essa busca desenfreada em uma grande contratação faz a gente ficar desconfiado de que notícias ruins podem estar por vir. Hoje já saiu matéria de que a Roma ofereceu R$ 16 milhões pelo Paulinho, um dos alicerces do time. Será que a contratação do Tevez é para acalmar os ânimos da torcida em função de um possível novo desmanche?

Dessa diretoria podemos esperar tudo, para o bem, e infelizmente, para o mal.

Vamos ficar de olho Fiel. 

Valeu!

5 comentários:

  1. Vou começar pelo final do seu post: eu acho que se a proposta pelo Paulinho for mesmo de 16 milhões deve vender rapidinho. O problema, e aí vem a crítica, é que de toda esta grana só 10% viria para o Corinthians devido a esta odiosa mania adotada pela diretoria de tornar o Corinthians vitrine para os amigos empresários, correndo atrás de migalhas e buscando parceiros para contratar qualquer jogador que interessar, e se o jogador der certo no clube lucrar uns trocados, porém se o jogador não funcionar, ficar com um mico na mão com contrato de longa duração, geralmente com salários altíssimos, cláusulas de reajuste automático, além de todos os encargos sociais e outros custos que existem neste país. Resumindo, quando dá lucro quem ganha são os empresários, quando dá prejuízo sobra para o clube. Só para lembrar: o Paulinho custou pouco mais de 1 milhão de reais para os investidores. Descontado o investimento e as migalhas que darão para o Corinthians, resultará em um lucro de 13 milhões de reais para os investidores. E será que a parte do Corinthians, cobrirá o que o clube já gastou com ele em salários, impostos, premiações, período afastado por contusões, etc, etc??

    Quanto ao Tevez, ídolo de todos nós corinthianos, honestamente não acho que o investimento valha a pena. Gastar quase 200 milhões de reais (entre direitos econômicos, impostos, salários, comissões, etc) em um jogador com pouco apelo de marketing (o negócio do Tevez é dentro de campo, não adianta achar que vai gerar lucros fora de campo como o Ronaldo, que vai se decepcionar feio, aliás o Tevez mal consegue se expressar, o que dizer fazer propaganda), sem tradição de cumprir contratos e logo mais sem mercado na Europa para revenda.

    Acho que esta fortuna deveria ser investida em estrutura para os profissionais, para as categorias de base, abater uma parte da dívida e claro investir em jovens revelações (sem precisar de empresários).

    Com um pouco de cabeça e boa vontade dos dirigentes, essa grana toda poderia render pelo menos um Tevez a cada dois anos para o Corinthians. Mas infelizmente eles não pensam assim. Preferem as notícias bombásticas que geram mídia, especialmente para eles.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí João, concordo com tudo que disse. É por aí mesmo. E não é problema vender jogador quando vem proposta irrecusável. O problema é o clube focar nisso o tempo todo, como tem sido o Corinthians, não a toa a forma de contratação é assim com empresários ocultos. Se temos 100 milhões para gastar no Tevez, porque precisamos de parceiros para comprar o Paulinho por 1 milhão? Isso é sacanagem, e tem acontecido com todos, vide Juciley e Elias.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. e ai líderes,
    cansado do ataque do Bambi sobre as isençoes fiscais do nosso estádio, fiz um post fixo sobre as sombras suspeitíssimas da construcao do panetone Morumbi...
    deem uma olhada; quem tiver mais algum material me de um toque
    http://corinthianseafins.blogspot.com/

    saudaçoes alvinegras

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos para esse semestre não vem mais. Menos mal.

    Agora que não dá para não pensar que foi somente um golpe de marketing, isso não dá. O Andrés jogou para a torcida, mas acho que o tiro saiu pela culatra. Quem acreditou nele ficou p. da vida por esse mico todo.

    Só para fundamentar a tese acima, como pode um clube fazer uma proposta de mais de 40 milhões de euros, e não mandar um único representante que seja se reunir com o clube vendedor para ajustar algumas pendências? Ficaram negociando por e-mail e por notas em sites? Ou será que o Kia estava representando o Corinthians?

    De uma maneira geral, gosto do trabalho do Andrés como presidente. Teve muitos mais acertos do que erros.
    Triplicou receitas, acertou com o R9, CT, Estádio, colocou a bambizada no legítimo lugar deles quanto aos direitos de tv e também em sua real importância no cenário nacional, e mais algumas coisas.
    Mas eu vou ser sincero: não vejo a hora de chegar o final do ano para que ele saia de uma vez. O tempo dele - e de toda uma espécie igual a dele de dirigentes mais amadores e mais folclóricos - já deu. Serviu bem para estes últimos anos, que foram mais turbulentos e mais de guerra contra tudo e contra todos. Essas batalhas ele ganhou quase todas.
    Mas chegou a hora de renovarmos nossos pensamentos e a nossa diretoria, e espero que a próxima seja profissional ao extremo e esteja preparada para estes tempos de receitas em alta e para a elevação no padrão do Corinthians no cenário do futebol mundial.
    Devem mirar nos bons exemplos de administração dos clubes europeus, para tornar nossa marca globalizada e a número 1 do planeta. E eu vou ser sincero, com determinação e bom planejamento, não será uma tarefa das mais difíceis. O principal o Corinthians já tem: tradição e uma gigantesca torcida, que é disparada a mais apaixonada do mundo em qualquer esporte praticado.
    O meu medo é só de quem vai ficar no lugar dele. Espero que não continuem com a mesma mentalidade marketeira (que não traz resultados) e não enveredem apenas pelo lado do business.

    ResponderExcluir
  5. http://voltacarlitostevez.blogspot.com/

    Camapanha linda é nois

    ResponderExcluir