segunda-feira, 9 de maio de 2011

Corinthians 0 x 0 Santos. O melhor empate da era Tite!!

Nação,

Na primeira parte da decisão, não saímos do zero com o time da baixada. Vocês podem dizer que eu fiquei louco em considerar o placar um bom resultado, mas se analisarmos a perfomance do time, não temos que ficar desanimados, pelo contrário.

Pela primeira vez na era Tite eu vi um empate que não foi fruto de um futebol pobre, defensivo e medroso, como é a marca registrada desse treinador. Ontem o time jogou bola, reflexo também do time adversário, que também se preocupou apenas com isso.

O time se comportou muito bem taticamente, e algumas peças individualmente foram muito bem, destaque para o Leandro Castan, Chicão, Ralf e Paulinho. Liedson sempre perigoso nas vezes que tem oportunidade, mas elas foram poucas justamente por essa qualidade, que faz com que ele tenha uma marcação implacável.

Ponto fraco, também os de sempre. Nas duas laterais, pouco poder ofensivo, ou praticamente nenhum, e defensivamente só o arroz com feijão. E no segundo tempo, nem isso restou ao improvisado Wallace, que deve estar todo torto de tanta invertida que tomou do Neymar. 

Aliás, esse é o ponto óbvio de desequilíbrio. O malinha realmente joga muita bola, e se deixar espaço, ele acaba com o jogo. Todas as chances deles saíram dos seus pés, o que deixa um super alerta para o último jogo da decisão. Tem que anular o cara, na bola e na moral, chegando junto. 

Negativo também o Dentinho. Sem surpresas, porque desde que ele passou a se alimentar a base de "plantas", que o seu futebol desapareceu. A dieta que ele está seguindo pode ser muito boa fora de campo, e com certeza muitos queriam estar seguindo, mas dentro das quatro linhas não serve. Ele está sem velocidade, sem concentração, sem energia, insistindo nas firulinhas e no fingimento, fazendo teatro em qualquer pancadinha, abrindo mão das jogadas e propiciando contra-ataques perigosíssimos. Já deu né? Um banquinho torna-se inevitável, até por uma questão de justiça com o Willian, que está jogando mais, tanto individual quanto coletivamente. Coragem seu Tite, coragem para tomar a decisão certa. Ou então, vai continuar entrando já com uma substituição queimada.

O ideal seria a vitória, lógico. Mas o equilíbrio entre as duas equipes demonstra que não temos que ir para o segundo jogo derrotados. Não. Isso nunca foi nosso perfil. Nossa mística demonstra que não existe favorito do outro lado, e se não tiver sacanagem, nossas chances são no mínimo iguais.

E ainda temos sim a vantagem de entrar em campo mais descansados e focados. E isso precisa ser explorado. Tite deverá armar uma equipe cautelosa, como ele adora, e agora cabe, mas ao mesmo tempo tem que impor velocidade e pegada forte. Não pode deixar os caras descansarem em campo, como em alguns momentos ontem aconteceu. Essa é a maior crítica que faço do jogo, mas pela qualidade do adversário, é algo normal e aceitável.

Concluindo, a final está aberta. Na pior das hipóteses, nossas chances são de 40% contra 60% do adversário. Ótimos números para um corinthiano.

Valeu!


CORINTHIANS 0 X 0 SANTOS
Julio Cesar; Wallace (Ramírez), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César (Morais) e Jorge Henrique; Dentinho (Willian) e Liedson.Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Adriano, Danilo, Elano (Pará) e Paulo Henrique Ganso (Alan Patrick); Neymar e Zé Eduardo (Keirrison).
Técnico: Tite.Técnico: Muricy Ramalho.
Cartões amarelos: Wallace (COR); Danilo, Neymar (SAN).
Público: 34.547 pagantes. Renda: R$ 1.412.840
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 08/05/2011. Árbitro:Cleber Wellington Abade. Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo e Fausto Augusto Viana Moretti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário