quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A quem interessa a atual "união" dos clubes? Ao Corinthians, descididamente, não!!!

Nação,

Estamos assistindo a uma possível revolução nas estruturas do futebol brasileiro, desencadeado justamente pelo seu representante maior, o Sport Club Corinthians Paulista.

Agindo de forma legítima na defesa dos seus interesses, e porque não, da justiça real na distribuição dos direitos econômicos na transmissão televisiva, o Timão cansou-se dos desmandos e descaso dos soldadinhos rasos metidos a generais que comandam o falido clube dos 13, e se desfiliou daquela organização.

Imediatamente, deflagou o processo de racha, arrastando consigo todos os clubes cariocas, e em seguida, também o Coritiba. E mais que isso, abriu para uma discussão pública um processo que sempre foi tratado sem o mínimo de lisura, por todos os seus participantes, sejam os clubes ou as emissoras interessadas na compra dos direitos de transmissão dos jogos do campeonato brasileiro.

E porque chegamos a esse ponto? Para responder a isso, temos que voltar lá atrás, e ver como tudo isso começou. A resposta? Óbvio, por causa de poder e dinheiro.

O poder e o dinheiro corrompem.

Como diz o ditado, quer conhecer alguém, dê-lhe poder.

O coitadinho de hoje é o tirano de amanhã, basta que lhe deem o poder.

Foi o que aconteceu com esse clube dos 13. No decorrer dos anos, clubes menores, e principalmente, pessoas menores, passaram a ter muito poder.

E não é só um poder relativo, de representação. É um poder absoluto. O poder de definir os rumos de todas as demais equipes, naquilo que mais dói, que é o bolso.

O gigante Corinthians submetido a aceitar, sem questionar, as determinações partidas de um goiás, de um vitória, de um guarani.

Não estou desrespeitando essas agremiações. Mas isso não é possível né? Não pode. Seria a mesma coisa que numa associação de empresários, digamos, a FIESP, a Votorantim, a Coca-Cola, a GM, terem menos peso do que a fabriquinha de gesso da esquina.

E o agravante foi o poder crescente nas mãos de pessoas pequenas, mesquinhas, e com planos malignos.

Me refiro diretamente aos bambis. A desunião dos clubes, o anti-corintianismo exarcebado, a violência e intolerância crescente no futebol paulista, tudo isso começou quando o bambi fc começou sua cruzada insana, de querer se transformar na maior torcida do país.

É um direito isso. Mas desde que se faça da maneira natural. Deixando acontecer. Não como eles planejaram, tentando destruir os clubes a sua frente, principalmente o maior rival, o Corinthians.

O movimento anti-corintianista não nasceu por acaso. Não é fruto só da rivalidade e da nossa grandeza. Ele foi insuflado, apimentado, pautado por um planejamento rasteiro e vergonhoso daquele clube sem ética. E o principal instrumento utilizado por eles foi justamente a imprensa, aquela que sempre se sentiu desprezada no processo de transmissão de tv.

E o símbolo, justamente aquela que posa de coitadinha, que reclama do monopólio, mas que está se candidanto a ser ela a detentora desse monopólio, e se transformar num tirano muito mais cruel e sujo do que aquele que eles hoje acusam.

Se derem o poder nas mãos da Record, esqueçam tudo de ruim que você imaginava da Rede Globo. Vão parecer travessuras de criança sapeca. Se preparem para ver o que é sacanagem e sujeira de verdade.

E o representante da Record entre os clubes é aquele que desencadeou todo esse processo de racha, lá atrás, com suas atitudes mesquinhas, com sua arrogância, com sua prepotência, o imoral Bambi FC.

- Um parênteses, estou pegando pesado com o SPFC, mas por causa de seus dirigentes, que adotaram essa postura arrogante e de ruptura com os demais co-irmãos, e não necessariamente com o clube e sua torcida, pois aí, pelo menos pra mim, fica só no campo da rivalidade do futebol.

Agora, nós, os maiores prejudicados sempre nesse processo do clube dos 13, e o mais atacado nos últimos anos por aqueles que nós ajudamos a crescer, vamos dar de bandeja a nossa cabeça? Se formos para a Record (de forma conjunta com o clube dos 13), será a nossa destruição. É tudo que o Bambi FC e outros pequeninos igualmente nojentos querem.

A imprensa, vendida como sempre, vem com textos sensacionalistas e mentirosos, pregando que existe uma união entre os clubes e que os movimentos ocorridos agora visam desuní-los, elegendo claro a CBF como o grande demônio.

Mas não existe união alguma. E se existe, essa não interessa nem um pouco ao Corinthians.

Por isso, não tínhamos outra alternativa. A saída do Corinthians foi providencial e necessária. 

O que tem que acontecer agora é a reconstrução da união dos clubes, mas de forma justa, na distribuição do poder e do dinheiro.

É isso que o Corinthians busca. Pelo menos é que eu espero, porque sinceramente, também não confio mais nas intenções do Sanchez. 

Gostei da sua atitude, estou do seu lado, mas não sei o que esperar dele, principalmente porque a tal transparência que ele pregava é algo que não passa mais nem perto do Parque São Jorge.

E não sei se ele tem peito e planejamento para segurar essa situação com a grandeza que nosso clube exige.

Mas vamos acreditar,  pelo Corinthians sempre, com muito amor, até o fim.

Valeu!

4 comentários:

  1. salve grande Samuca

    cara,concordo em partes com vc,porem parece que vce stá envolto em uma anti saopaulinismo irracional semelhante ao anticorinthianismo irracional de muitos por ai. O Juju éum canalha, sem dúvidas, MAC tambem?concordo,Poremcomo julgar um time por esses pulhas?como Julgar o Corinthians pelo Dualib? quando fizeram isso cheguei a bater boca com muitos. sobre o c13, para mim aquilo é formaçao de cartel, mas Andres esta na realidade fazendo o jogo da CBF né,oque nao ajuda muito .O ideal era 3emissoras transmitirem jogos e sobre a receita,sei que vcnao deve concordar,mas acho que metade da grana deveria ser dividida em partes iguais e a outra metade em relaçao ao numero de torcedores.
    sobre o SPFC querer ser a maior torcida do país,na realidade é um desejo sim,mas nao uma obsessão, ate porque um time que era a sexta torcida,ser a terceira é um motivo de orgulho.
    No mais,é hora de divergencias ficarem de lado e cobrarmos os dirigentes(nesse ponto o torcedor saopaulino ta mais fudido coma diretoria que tem)

    ResponderExcluir
  2. Salve Carlos Renato, meu camarada tricolor...

    Cara, realmente as vezes posso exagerar um pouco, me desculpe, é a emoção.

    Mas não vou mentir que a postura do São Paulo nos últimos anos, com o Juvenal e o Marco Aurelio, me deixaram enojados com o clube sim.

    Porque não é viagem o que estou falando. Por questão de vaidade, ou sei lá o que, esses dirigentes colocaram como meta ultrapassar a torcida do Corinthians. Cara, sonhar não custa nada, ter desejos é legítimo, mas o que não pode é usar de meios sujos, feios para se conseguir o que pretende.

    E o SPFC, através do seu diretor de marketing Julio Casares, que é (ou foi, não sei) diretor da Record e influente no meio jornalistico, presidente da associação de cronistas, ou seja, um cara capaz de trazer para o seu lado toda a imprensa esportiva, e fazer com que ela escreva aquilo que lhe convem.

    E foi o que aconteceu. Vimos o movimento anti-corintianista ultrapassar as barreiras da rivalidade. Passou a ser algo orquestrado mesmo. Na emissora dele surgiu o escroto milton neves, com o tal do apito amigo, uma ferramenta que se tornou constante e poderosa para jogar todos contra o Corinthians, principalmente os árbitros, que tremem de medo de errar a nosso favor.

    E a Jovem Pan, com seus jornalistas são paulinos, assim como a ESPN, todos seguindo a cartilha do Casares.

    E as atitudes do Juvenal, rasgando a cordialidade que existia entre os "co-irmãos", naquela situação das cotas do morumbi, utilizando o estádio que sempre foi de todos como um instrumento de humilhação e demonstração de superioridade.

    E muitas outras coisas.

    Voltando ao desejo de crescimento da torcida. Além de usar a imprensa para atacar o Corinthians, transformá-lo em algo ruim, negativo, que os jovens devem fugir, a estratégia do SPFC também é de angariar torcedores que normalmente seriam corinthianos. Ou seja, ele queria o cara pobre, da periferia, do povão, da zona leste... o maloqueiro sofredor.
    Um processo de clonagem mesmo.
    Ridículo cara. Cada torcida tem seu estilo, seu perfil, independente da classe social.
    Eu cresci num bairro da zona leste, com muitos corinthianos, mas também muitos são paulinos, palmeirenses.
    Desde moleque que a torcida do são paulo é grande, e acompanho o seu crescimento.
    Não precisava ter esse desejo insano de destruir um co-irmão. Tem espaço para todo mundo.
    Por isso realmente a antipatia ao SPFC cresceu muito, e não só de corintianos, de todos, por esse tipo de comportamento anti-ético.

    Tudo isso reflete hoje. A rivalidade doentia e perigosa em SP se inflou por causa das ações do SPFC.

    Defendo que haja uma união maior dos clubes paulistas, mas para isso acontecer posturas precisarão ser mudadas, dos próprios clubes, principalmente o seu SPFC, e da imprensa.

    Veja aqui no Rio a diferença. Dia de jogo, todos andam tranquilamente com a camisa dos seus clubes, dividem bares e restaurantes, e tudo beleza.

    Aí em SP, pelo amor de Deus... retardado atira em criança de colo se ver com a camisa do outro clube.

    Venha aqui e diga para um vascaíno que a torcida do Corinthians é a maior do Brasil, e não o flamengo. Puta que o pariu, ele vai te mandar "a merda" como se diz aqui.

    Já em SP é o contrário. Os rivais adoram diminuir o Corinthians. Não veem que com isso acabam se diminuindo também.

    Um puxa o outro, e assim que os cariocas agem. O Flamengo ter grande torcida num lugar é bom para todos, porque acaba também puxando a torcida dos outros.

    Ainda há tempo de mudança. Dirigentes mais sensatos, respeitosos, cientes da grandeza do seu clube mas principalmente da grandeza do outro, quem sabe reverte essa situação.

    Mas pelo jeito isso é quase impossível de acontecer, então, a tendência é só piorar, se é que isso é possível.

    Valeu cara.

    ResponderExcluir
  3. Samuca

    Como disse,concordo em partes com vc. O tal apito amigo foi algo a principio engraçado, porem com o tempo aquilo se tornou uma forma grotesca de preconceito e manipulação.chegaram em 2005 a associar corinthians com o escandalo do mensalao.como ja disse, algo doentio.

    Mas o crescimento da torcida do sp entre a classe pobre nao ocorreu por vontade deles. Ela ocorreu devido aos titluos da decada de 90 e agora nessa segunda metade da decada. OU SEJA, NÃO TEMOS(NÓS SAOPAULINOS) UMA TORCIDA ESTVAVEL AINDA.
    Uma nova onda de estiagem de titulos e cairemos, mas mesmo assim o crescimento da torcida nesse meio é um motivo de alegria, pois conseguiremos quebrar a hegemonia fascista que comanda o SP.
    Sobre a questao do Casares, émais 1 da laia deles e sobre a imprensa saopaulina, ela nao existe, o que existe sao jornalistas que tem muitas vantagens ao defender o $PFC,POIS torcer para mim,é o que faz o Neto, que asvezes fala algumna merda mas nao faz por conveniência e sim por ser um ser humano passivel de erros. O queme preocupa no SCCP hj é essa associação com Ricardo Teixeira, esse cara é outro canalha, e te digo, se a oposiçao vencer no sp, ele coloca o morumbi na copa. O Rt nao tem palavra.
    Sobre a viloencia em sampa, essa nem o sp, nem nenhum torcedor precisa colaborar com ela, a mesm a é fruto dessa cidade.
    conhece sampa ?? aqui tem lugares legais, mas a maior parte da populaçao é estressada, arrogante e racista. POR ISSO É A CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL
    e no mais

    saudações socialistas e tricolores(sp e flu)


    e quem deraque todos os debates entre torcedores fosse assim, os dualibs e jujus nao teriam passado pelos clubes

    ResponderExcluir
  4. essa parte aqui resumi tudo " O gigante Corinthians submetido a aceitar, sem questionar, as determinações partidas de um goiás, de um vitória, de um guarani.

    Não estou desrespeitando essas agremiações. Mas isso não é possível né? Não pode. Seria a mesma coisa que numa associação de empresários, digamos, a FIESP, a Votorantim, a Coca-Cola, a GM, terem menos peso do que a fabriquinha de gesso da esquina ".

    ResponderExcluir