quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Corinthians não sai do zero com o Tolima. Um prêmio ao planejamento para "não" ganhar Libertadores!!

Nação,

Nosso presidente Andrés Sanchez vive repetindo que para o Corinthians ganhar uma Libertadores terá que disputar várias em sequência.

Um discurso vazio, e bem conveniente para fugir da responsabilidade. Para ganhar Libertadores, precisa de time, de planejamento, e principalmente querer. É só isso.

Não é o que acontece toda vez que vamos para a bendita. Se temos um bom time no ano anterior, ele é desmontado, como em 2009. Ou então mantém o bom time, mas não temos técnico, como em 2000 e 2006. Ou ambas as coisas, como agora.

Temos um time razoável, competitivo pela experiência e tempo que jogam juntos. Alguns bons valores, mas sem grande brilho em função do passar do tempo. Ou seja, um time que dá para o gasto, desde que jogue a mil por hora, e que tudo funcione perfeitamente. Mas isso é praticamente impossível de acontecer todos os jogos.

Ontem infelizmente aconteceu o normal. O time razoável, jogou com vontade, mas não consegue ir além das suas possibilidades. Encontrou do outro lado uma equipe bem montada e disposta a dificultar, e aí faltou qualidade e ousadia para mudar o panorama. Qualidade pela ausência de jogadores de alto nível em posições chaves, como meio campo e ataque, e ousadia pela falta de um técnico, já que o Tite sempre mostrou que está num patamar abaixo do exigido para dirigir o maior clube do país.

Aí vem o Sanchez com esse papo furado. Porque ele não explica o business tabajara que destruiu o melhor time do país de 2009? Ou explique-se sobre os milhões gastos na tentativa de remontar, com jogadores velhos e morosos? Continue explicando esse ano, mantendo vários desses jogadores e não trazendo ninguém de nível, de qualidade para transformar o time num candidato a conquista? Isso que ele tem que explicar, e não ficar dando uma de filósofo de padaria.

Ronaldo pesando uma tonelada, com a mobilidade de um hipopótomo. Bruno César incorporou o espírito de menininho e tá cheio de medo em campo. Jucilei, depois da venda do Elias, tá igual ao próprio após a venda do Cristian. Apagado, acho que queria ele ser vendido. Danilo aquela água de batata de sempre. O resto fazendo sua parte, justiça com o Alessandro que correu barbaridade, mesma coisa o Jorge Henrique. Mas é pouco. Muito pouco.

Pra passar do Tolima vamos precisar de mais. Como os jogadores serão os mesmos, tem que entrar o técnico em ação. E aí está nossa maior fraqueza. Tite não tem perfil, trava o time, faz trocas óbvias, e tem pavor de soltar a equipe. O time não parte pra cima do adversário, o famoso abafa, que tem que existir no mínimo nos 15  minutos iniciais e nos 15 finais. Mas abafa de verdade, artilharia pesada, adversário acuado, e não o "abafa com moderação" do nosso técnico, que não acontece nada.

Realmente tá complicado. Acreditar sempre, mas como diz o ditado, de "onde menos se espera e que não vem nada mesmo".

Torcida dos tre$entinho$

Além de montar um grande time, o planejamento inclui também envolver maciçamente a torcida no projeto de conquista da Libertadores. Nós estamos envolvidos pela nossa paixão, mas a diretoria quer de nós apenas o dinheiro, quanto mais melhor.

Ingressos a preços exorbitantes, e o que vimos ontem foi um Pacaembu vazio, frio, com a maior parte da torcida formada por pessoas que não fazem parte de fato do "bando de loucos", que não é "maloqueiro e sofredor". São os que eu chamo de turma dos trezentinhos, que pagam as fortunas cobradas pelo Sanchez, e assistem ao jogo do Timão com a mesma empolgação de um velório. Cada hora que passava na TV ontem a galera das cadeiras eu tinha vontade de trocar de canal. 

Fala sério, isso não é Corinthians.

Desanima ver que temos boas idéias, mas logo se perde a mão. O sócio-torcedor é excelente, valorizando a torcida, aproximando-a mais do clube e dando melhores condições e comodidade para adquirir o ingresso. Mas só que está se desvirtuando, virando uma forma de segregação, e principalmente, objetivando apenas ganhar muito dinheiro. A renda ontem superou R$ 1,3 milhões, para apenas 26 mil pessoas. Cade a massa alvinegra? Corinthians é povo, nossa essência é essa, e é preciso cuidado para não perder isso. 

O time do povo não pode ser o principal agente do processo de elitização do futebol brasileiro. Acorda Sanchez.

Enfim, muita coisa precisa ser mudada, em campo e fora. Que o Tolima não apresse esse processo, é o que esperamos.

Valeu!

CORINTHIANS 0X0 DEPORTES TOLIMA
Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Roberto Carlos (Marcelo Oliveira); Ralf, Jucilei e Bruno César (Edno); Jorge Henrique, Dentinho (Danilo) e Ronaldo.Antony Silva; Vallejo, Julian Hurtado, Arrechea e Noguera; Chara, Bolívar, John Hurtado, Castillo (Marrugo) e Murillo (Santoya); Medina (Giménez).
Técnico: Tite.Técnico: Hernán Torres.
Cartões amarelos: Jucilei (COR); Murillo, Arrechea, Antony Silva (TOL). 
Público: 26.536 pagantes. Renda: R$ 1.339.605,00.
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 26/01/2011. Árbitro:Enrique Osses (Chile). Auxiliares: Patricio Basualto e Sergio Román (ambos do Chile).

Um comentário:

  1. Foi vergonhoso o que aconteceu ontem! Vamos torcer para que quarta feira que vem de tudo certo para nós! #VaaaaaaaaaaaaaaaCorinthians

    Abraço - http://coringaoeternapaixao.blogspot.com/

    ResponderExcluir