domingo, 12 de setembro de 2010

Corinthians 0 x 1 Grêmio. Agora zerou nossa vantagem!!

Nação,

Perdemos a primeira em casa. O templo da Fiel, na qual as forças conspiravam ao nosso favor e demolia os adversários, ontem não funcionou.

Os ingredientes eram os mesmos, a energia das arquibancadas idem, mas parecia estar escrito que dessa vez seria assim, uma derrota para nos lembrar que não somos imbatíveis.

Longe disso. Temos um bom time, mas não temos um elenco que nos permita manter a qualidade desse time na ausência dos titulares. Sabemos disso desde o início do ano, mas como sempre, parece que só nós, pois quem deveria não enxerga da mesma maneira.

Não enxerga que não temos zagueiros reservas confiáveis. Nem laterais. E que não temos um atacante definidor. E ontem isso foi fator decisivo para o resultado negativo. Um golaço do nosso ex-maestro, que saiu do clube de uma forma inexplicável, destruindo a melhor equipe do futebol brasileira do ano passado, numa jogada de puro talento e magia, mas que contou com a inestimável colaboração do zagueiro que não aprendeu que não se pode ir que nem "uma vaca" em cima de um jogador habilidoso. Resultado, um drible desconcertante e a nossa primeira derrota em casa. Fecha as pernas Paulo André!!

Mas evidentemente que não se pode creditar tudo na grosseria do nosso zagueiro. Sem o rei Roberto a lateral esquerda deixou de ser nosso porto seguro, e toda a defesa ficou comprometida. Acrescenta também mais uma invencionice do técnico "gênio", que colocou um zagueiro por ali, quando o natural seria colocar o Dodô,  reserva imediato, lateral de ofício. Individualmente o cara não foi de todo mal, mas a defesa ficou esquisita, ainda mais que do outro lado o Moacir nos fez lembrar porque nós adoramos o Alessandro, mesmo ele não sendo o mesmo do ano passado.

E, na frente, nosso principal problema da temporada. Atacamos muito, criamos chances, mas somos péssimos na conclusão. Falta capricho para definir a jogada, tranquilidade na hora de colocar a bola prá dentro. Não por acaso o artilheiro do time é um meia. Precisamos de um atacante, mas o fator Ronaldo cega nossos dirigentes.

E agora esse problema não se restringe só na bola rolando. Chegou também na bola parada. Não se pode perder tantos penaltys assim. Isso é mais fácil resolver, com um procedimento bem simples: treinamento.

Incrível como o futebol é o único esporte onde os seus praticantes não consideram importante treinar fundamentos, como chute a gol, cobrança de faltas, escanteios, e principalmente penaltys. Qualquer astro do basquete treina centenas de lances livres, o mesmo para as estrelas do Voley, que ficam com o braço doendo de tanto treinar cortadas e saques. Mas os "super atletas" do esporte mais popular do mundo não acham que isso é importante. Acreditam que o seu "talento divino" será suficiente. Não é. Preparação é fundamental em qualquer atividade. Quem não treina, não executa bem. Simples assim.

Mas mesmo com os problemas, com os desfalques, com a falta de objetividade e qualidade na execução das jogadas, fomos melhores, e merecíamos melhor sorte. Só que os deuses da bola tem seu próprios  planos, e estava escrito muito antes da bola rolar que deveria ser assim. Para enxergarmos e corrigirmos nossos erros, para melhorarmos nosso desempenho fora de casa, já que a vantagem que tínhamos foi zerada, pois perdemos em casa para o único adversário que havíamos ganhado fora. E principalmente, para transformar o jogo de quarta-feira numa decisão que tem tudo para ser épica, já que o nosso rival também perdeu, e de forma mais dolorosa, com um gol no último segundo de jogo.

Que tudo que deu errado ontem se reverta em aprendizado, que a preparação seja bem feita, e que os deuses do futebol façam sua escolha. A Fiel estará lá em peso para que o nosso Corinthians seja o escolhido, mas não depende só de nós. Que os jogadores tenham a exata noção disso.

Valeu!

CORINTHIANS 0 X 1 GRÊMIO
Júlio Cesar; Moacir (Danilo), Paulo André. William (Defederico) e Leandro Castán; Ralf (Boquita), Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley.Victor, Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Ferdinando, Adílson, Souza e Douglas (Paulão); Jonas (Roberton) e Borges (Lúcio).
Técnico: Adílson BaptistaTécnico: Renato Gaúcho
Gol: Douglas, aos 34 minutos do primeiro tempo
Renda e público: R$ 966.465,00 / 29.533 pagantes
Cartões amarelos: Ferdinando, Rafael Marques, Victor, Vilson, Borges (Grêmio), Boquita (Corinthians). Cartão vermelho: Vilson (Grêmio)
Estádio: Pacaembu, em São Paulo. Data: 11/09/2010. Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL). Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Guilherme Dias Camilo (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário