terça-feira, 27 de julho de 2010

Mano demonstra logo de cara porque foi o escolhido!!!

Nação,

Disse num post anterior que o Corinthians é a maior vitrine do futebol brasileiro. Isso é óbvio, mas acrescento que também é a maior escola.

Técnico que dirige nosso clube, se ficar um tempo razoável e obter conquistas, naturalmente estará apto para assumir a seleção brasileira.

Por isso não foi surpresa a escolha do Mano. Estranho foi no último dia ele ter sido ultrapassado pelo despreparado e descontrolado Muricy.

Mas como as coisas são como devem ser, o próprio ex-bambi mostrou o quanto não estava preparado para assumir tamanho compromisso, deu uma de garotinho desprotegido, fazendo a maior lambança, queimando seu filme e do seu clube. E tem gente que quer limpar a barra dele dizendo que foi um ato de coragem, que mostra princípios, e blá, blá, blá. Coisa da imprensa medíocre e vendida. Foi lambança mesmo, puro cagaço, falta de personalidade e de coragem.

Características que não se aplicariam jamais a um técnico que treinou a maior equipe do país. Mano tem suas características natas, mas o seu atual perfil foi moldado por esses quase três anos de Corinthians. Pressão da torcida, bastidores do clube, oposição oportunista e sempre mal intencioada, diretoria muitas vezes perdida, e coroando tudo uma imprensa ávida por crises no clube. Mano conviveu com tudo isso e foi aprendendo a lidar com toda essa situação. E isso o tornou no que é hoje.

Para comandar a seleção não basta apenas conhecimentos táticos. Isso é prerrogativa do cargo, mas existem outras. Maturidade, bom senso, equilíbrio, senso de justiça, jogo de cintura, inteligência emocional, relacionamento com todos os "players" que fazem parte deste mundo, enfim, características que o Mano deu provas inequívocas ontem, durante sua apresentação e primeira convocação, de que as possue, e por isso só poderia ser ele o técnico da seleção brasileira.

E sobre a convocação em si, seguiu uma linha que foi definida pelo novo planejamento da seleção, trazendo jogadores jovens, habilidosos e com potencial para fazer parte do grupo que disputará a copa de 2014. Foi apenas uma primeira convocação, e por isso não foi fechada as portas para ninguém. Eis a lista:


Goleiros:

Jefferson (Botafogo)
Renan (Avaí)
Victor (Grêmio)
Laterais:
André Santos (Fenerbahce)
Daniel Alves (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)
Rafael (Manchester United)
Zagueiros:
David Luiz (Benfica)
Henrique (Racing Santander)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan)
Meio-campistas:
Carlos Eduardo (Hoffenheim)
Éderson (Lyon)
Hernanes (São Paulo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Ramires (Benfica)
Sandro (Internacional)
Atacantes:
Alexandre Pato (Milan)
André (Santos)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Neymar (Santos)
Robinho (Santos)


Não foi corporativista. Foi justo e coerente. Trouxe surpresas, mas todas com embasamento, pois não foi convocado nenhum cabeção. Todos os convocados tem condições de vestir a amarelinha. Se vão continuar tendo no futuro, depende deles. Alguns vão evoluir, outros vão tremer, e tudo isso faz parte do contexto.

Questionamentos vão existir. Nós corinthianos esperávamos mais por Elias do que por Jucilei. Mas depois, concordamos que o Juça está dentro daquele perfil definido, pois é jovem, habilidoso, pode atuar de várias maneiras no meio campo e mesmo na lateral, e é isso que a nova seleção se propõe.

Elias, Bruno César, Chicão, Dentinho terão sua chance, se continuarem trabalhando sério.

Gostei. Parabéns Mano. E para completar, a coletiva com a imprensa após a divulgação da lista mostrou de fato que ele está pronto.

Valeu!

Um comentário:

  1. A polêmica está ai: não dá pra agradar todos. E Mano escolheu o a seleção que poucos gostariam. Torço muito por ele, pois é um baita dum profissional, particularmente comemorei quando ele não seria o técnico pois queria ele no CORINTHIANS. Mas nem sempre o melhor vence, nem sempre o mais justo é recebe justiça, nem o mais coerente é tratado da mesma maneira.

    ResponderExcluir