terça-feira, 11 de maio de 2010

Carta aberta do Mano para a Fiel!


De Mano para a Fiel torcida Corinthiana
Logo após a eliminação do Corinthians na Libertadores, alguns segmentos da torcida fizeram manifestações de protesto no parque São Jorge e no Pacaembu, direcionados principalmente a minha pessoa. Sempre deixei claro que respeito opiniões técnicas diferentes da minha, mas não aceito inverdades usadas para verdadeiras agressões ao meu caráter e a minha honra.
Nunca fui covarde em meus atos e a maior prova disso foi ter aceitado o convite para dirigir o Corinthians no pior momento da sua história: a segunda divisão, no ano de 2008.
Estou sendo corajoso novamente, aceitando continuar no comando do trabalho, quando o mais fácil seria virar as costas e sair, já que é isso que alguns gostariam.
Minha extensão de contrato não custará ao clube nenhum real a mais do que o já acordado no contrato anterior. E se dá, única e exclusivamente, para continuidade de um trabalho de sucesso, que tem a confiança da diretoria e da grande maioria dos torcedores. Afinal, em 172 jogos temos um aproveitamento de 64,2%, com importantes títulos conquistados.
Por último, quero abordar um tema que vem sendo repetido há algum tempo e que não condiz com a verdade. Tomei a iniciativa, porque seria bem mais cômodo omitir, de oficializar o agente Carlos Leite como meu representante. Este fato gerou uma série de reações exploradas por pessoas que tiveram seus interesses políticos e profissionais contrariados.
Para aqueles compromissados com a verdade, está à disposição no departamento de futebol profissional uma relação oficial de todos os atletas contratados com seus respectivos representantes. Nela vocês verão que na equipe titular do Corinthians utilizada na temporada até este momento não existe nenhum atleta representado pelo meu agente, Carlos Leite. Poderia haver, como já aconteceu pela qualidade técnica dos atletas, mas fica claro que não há nenhum favorecimento. E essa é mais uma das mentiras que, se repetidas, acabam virando verdades.
As outras relações, na aquisição ou venda de jogadores, envolvendo a costumeira participação de agentes/representantes, devem e sempre são explicadas pela presidência do clube.
Nesta temporada o Corinthians fez 28 jogos oficiais, venceu 17, empatou 6 e perdeu 5, aproximando-nos de um aproveitamento de 66%, colocando o nosso time sempre entre os melhores. Estamos tristes, como você torcedor Corinthiano, porque mesmo com estes números, não conseguimos atingir nosso maior objetivo na temporada até aqui.
Porém, uma derrota não pode destruir tudo de bom que foi feito, porque isso certamente fortalecerá mais os nossos adversários. E os nossos adversários devem estar longe do Parque São Jorge.
Obrigado.
Mano Menezes

Comentários


Bom, primeiro destaco que a atitude do Mano de emitir essa carta é válida. Só que ele deveria emiti-la independente das ofensas que lhe foram direcionadas. Como técnico do Corinthians, e após uma eliminação dolorida em que ele usou e abusou do direito de errar, uma satisfação para a Fiel seria o mínimo a ser feito.

Ele só fez porque foi atacado, e o teor da carta está mais para contra-ataque e exaltação pessoal. Mas tudo bem, vamos aceitar assim mesmo.

Agora, mesmo que os ataques a sua integridade moral sejam exagerados, podendo não condizer com a verdade (ou sim), o fato é que ele errou demais na montagem e na condução dessa equipe, desde o desmanche do ano passado.

Teve carta branca e escolheu jogadores que ele julgou ideais para a disputada da Libertadores, apostando no perfil experiencia e cadência de jogo.

Estava errado.

Ele mesmo percebeu seu erro durante o campeonato paulista, e por isso demorou tanto a definir o time titular, pois tinha que justificar a contratação de tantos jogadores.

Errou de novo.

Por fim, adotou uma forma de jogar em que o jogo ficava travado, lento, excessivamente burocrático e medroso. Custou nossa classificação.

Agora, para continuar no cargo, cedeu as pressões e está fazendo o óbvio, que é soltar mais o time, e principalmente, entrar com três atacantes.

Já melhorou no primeiro jogo, e se continuar assim, tende a melhorar ainda mais.

Mas a conta do sr. Menezes é muito alta. Os erros não foram poucos e ele vai precisar de uma sequencia muito positiva nos próximos 5 ou 6 jogos.

E para completar, mesmo que normal no futebol, em virtude dessa maldita lei pelé, não é legal mesmo essa parada de treinador com empresário, e esse ter um monte de jogadores no clube.

O fato de não serem titulares, para mim, depõe ainda mais contra, porque fica provado que são perebas e só estão no clube graças a essas ligações.

Concluindo, mesmo respeitando a honra, que é o mínimo que todo ser humano merece até que se prove o contrário, eu continuo sendo mano do Mano o cacete, e vou apoiá-lo enquanto estiver no clube só pelo fato dele estar no clube que eu amo, e persegui-lo seria um tiro no pé.

Mas se ele colocasse o cargo a disposição para mim, receberia um cordial obrigado por tudo e vaza!

Valeu!

5 comentários:

  1. Nós Agentes de Segurança Socioeducativo de Minas Gerais estamos enviando a "Voz do Agente" no endereço www.agentesocioeducativo.blogspot.com que é nossa ferramenta de luta para valorização da categoria.
    Mandamos um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Aos Corinthianos de verdade
    Não devemos nos envegonhar, nem tentar achar culpados desta eliminação precoce.
    O time teve garra, raça, coragem, deu o sangue, características que são exigidas de qualquer jogador de nosso time. Valorizaram ainda mais as camisas já vestidas por Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rivellino, Sócrates, Zenon, Casagrande, Neto e tantos outros ídolos que definiram as características que os jogadores corintianos deveriam apresentar. Agora não devemos culpar nosso técnico, pois ele buscou em todos os jogadores as características que nós prezamos. E que tantos engravatados, donos de pranchetas e técnicas modernas de treino, fizeram ficar de lado, tentando aparecer mais do que as estrelas em campo, os quais em uma derrota logo culpavam um jogador e provocavam sua exacração por uma parte da torcida (que não representa a verdadeira massa corintiana) que só valoriza a briga e a idiotice. Não devemos culpar nossos jogadores, muito menos nossa grande estrela. Um jogador que poderia estar aposentado, desfrutando lugares paradisíacos, mas não, deu-nos a honra de termos em nossa lista de jogadores alguém que é o maior artilheiro de todas as Copas, reconhecido no mundo inteiro. Vale lembrar que ele também se sente honrado por vestir nosso manto, e sem ele talvez não tivéssemos chegado nem à fase de grupos desse título que insiste em nos fugir. Portanto, não devemos escutar a mesquinharia de uma parte da torcida que já provocou o incêndio de nossa primeira sede, no Bom Retiro. Devemos seguir o exemplo do londrino Arsenal, tão grande quanto nosso idolatrado time e que também não tem um título europeu equivalente à Libertadores, e deixar nosso comandante no cargo, pois a cada temporada iremos alçar voos mais altos. Não nos envergonhemos, agora devemos ter mais orgulho de sermos corintianos. Tirem suas camisas da gaveta e as vistam, pois somos representados por homens com sangue de verdade, e não por sanguessugas que só pensam em dinheiro, perdem pênaltis se querem derrubar o técnico e nos xingam.
    De um corintiano racional e passional.

    ResponderExcluir
  3. http://www.ricaperrone.com.br/2010/05/pesos-e-medidas/

    Pesos e medidas

    Veja você como a imprensa é boazinha com o Tricolor do Morumbi. Sempre digo isso, enquanto a enorme maioria concorda, e os tricolores discordam, óbvio. Mas veja como é fácil notar a diferença de tratamento.

    Muricy fez semestres RIDICULOS no SPFC por 3 anos. Todo mundo defendia a manutenção do cara. Ricardo Gomes é bizonho em 2010, e ninguém vai na TV dizer: ‘Eu demitiria”. Basta o Corinthians perder 2 campeonatos e lá estão diversos comentaristas assinando a demissão do Mano.

    Mesmo Mano que em 6 anos como técnico de time grande ganhou 3 estaduais, uma copa do Brasil, 2 séries B. Foi finalista da Copa do Brasil, foi finalista da Libertadores e terceiro num Brasileirão. Este é o cara que agora quesionam sem dó.

    E quando a mídia diz A, não tem jeito. A torcida pensa A. A opinião das pessoas é formada pelo que diz a mídia, e não existe torcedor no mundo capaz de ser diferente disso.

    Você só sabe o que acontece pelo que lê e ouve. Logo, se te disserem tendenciosamente o que aconteceu, você terá a informação errada. E assim, forma a opinião errada.

    Mano errou em 2010? Sim! Concordo com todos eles.

    Deveria ter mantido um time e tentado entrosa-lo. Deveria ter abandonado a idéia de mexer nos 3 atacantes quando viu que o “Douglas de 2010″, o Tcheco, não vingaria. Não fez.

    Mas, fez a melhor campanha da Libertadores. E por um gol, uma defesa do Bruno aos 46, um campo molhado no Rio ou seja lá pelo que for, não passou. E perdeu pro Flamengo, é bom lembrar.

    Mas, aqui em SP o Flamengo é um time pequeno. Sim, qualquer time que não jogue em SP, aqui, é timeco. Então, é “anormal” ser eliminado pro Flamengo. Coisa de doente mental, desculpe, mas… é assim que muitos analisam a coisa.

    Mano não teve 100% de culpa em 2009 pelo fraco Brasileirão. O time perdeu peças fundamentais e o seu fator desequilibrio se machucou o campeonato quase todo: Ronaldo.

    E pra piorar, era quase lei no Corinthians que desde a vitória na Copa do Brasil o importante era a Libertadores. Burrice tremenda essa coisa de comemorar vaga e não titulo. Vaga em Libertadores vale menos do que titulo de Copa SP.

    Porque VAGA não é nada. Titulo é. SE voce transformar a vaga em titulo, ok. Se não, como acontece em 95% dos casos pra qualquer clube, ela se torna uma mera vaga. E jamais uma vaga pode valer mais do que um titulo.

    A pressão pela Libertadores foi forte demais. Mano errou, acertou, mas não fugiu do pau.

    É um sujeito competente, que até que se prove o contrário tem muito caráter e crédito.

    Não merece ouvir essa meia-duzia pedir sua saida ou trata-lo como um técnico ruim e sem passado no clube. Muito menos a mídia, que devia torcer menos e analisar mais, fazer dos seus microfones um verdadeiro amplificador de corneta pessoal.

    Acho Mano um grande treinador e teria total confiança no seu trabalho para o restante do ano.

    Perder é do jogo. O Corinthians perdeu, só isso. Não houve vexame, não houve palhaçada, nada disso.

    Apenas perdeu pra um time tão bom quanto o dele.

    Acho que depois de 100 anos já deu pra aprender que no futebol alguém perde pra alguém ganhar, né? Ou ainda é tão surpreendente assim?

    ResponderExcluir
  4. Realmente não há nada pra se envergonhar sobre a saida da Libertadores, mas sim repensar os erros e corrigi-los para o futuro.
    Espero q Mano repense porque teimou em manter Ronaldo no segundo tempo do jogo contra o flamerda e tome atitudes de coragem quando tem que toma-las.
    O grande problema é que a maior parte dos jogos jogamos com 10 porcausa do R9 e isso vai até o ano que vem.
    Agora tambem nao adianta mudar o comando, só atrapalharia a continuidade do trabalho e o investimento que foi feito.
    Com a chegada de Bruno Cesar e Paulinho acho que teremos mais inteligencia e gás pra gastar em prol do R9 que quando joga, joga poucos minutos e faz a gente sofrer mais!

    ResponderExcluir
  5. AS MÁSCARAS CAEM.

    OS ALOPRADOS DEFENSORES DA ESTAPAFÚRDIA CANDIDATURA MORUMBI NÃO QUEREM , REALMENTE , REALIZAR A COPA .

    O QUE ELES QUEREM É IMPEDIR A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO ESTÁDIO EM SÃO PAULO , O QUAL TRANSFORMARIA O MORUMBI EM UM ELEFANTE BRANCO .

    DE QUEBRA , QUEREM DESCOLAR UMA REFORMA E USUFRUIR DE AÇÕES PÚBLICAS NA ÁREA DOS TRANSPORTES QUE RESOLVERIAM O PROBLEMA DA INACESSIBILIDADE DO ESTÁDIO SÃOPAULINO...

    O POVO PAULISTANO ESTÁ SENDO FEITO DE TROUXA .

    HOMENS PÚBLICOS DEFENDEM , DESPUDORADAMENTE , UMA CAUSA PRIVADA :

    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,loucura-nao-sera-feita-para-sao-paulo-sediar-a-abertura-da-copa,551882,0.htm


    COMITÊ DE SÃO PAULO NÃO FARÁ LOUCURA POR ABERTURA DA COPA

    'Agora, se o custo [para receber a abertura] ultrapassar o esperado, que BH, Rio ou Brasília façam a abertura'

    14 de maio de 2010 | 16h 16

    André Avelar - estadao.com.br

    Com o aval da Fifa para o Morumbi receber jogos das semifinais da Copa 2014, o Comitê Organizador do Mundial em São Paulo quer mais. Em reunião nesta sexta-feira, 14, no próprio estádio, representantes garantiram que correrão atrás agora da tão sonhada partida de abertura, mas sem "exageros financeiros".


    "Antes o Morumbi não servia sequer para receber os jogos, hoje já pode abrigar até uma semifinal", disse Caio Luiz de Carvalho, presidente do comitê paulista. "Agora, se o custo [para receber a abertura] ultrapassar o esperado, que Belo Horizonte, Rio ou Brasília façam a abertura."

    Enquanto o São Paulo afirma que conseguirá dinheiro para executar o projeto, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) duvida do clube. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu uma linha de crédito especial de até R$ 400 milhões. As sedes têm agora 30 dias para apresentar a viabilidade financeira de suas obras.

    "O São Paulo vê nessa Copa uma oportunidade pra ampliar e modernizar o seu estádio. Toda a expectativa, as especulações são naturais. Não é elegante chutar os custos, mas creio que eles têm o detalhamento de todo o projeto", disse Carvalho, sem citar os valores. O presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio, presente na reunião, não quis falar com a imprensa.

    Por outro lado, a Comissão de Fiscalizão e Controle quer pressa na definição dos jogos que o Morumbi receberá. A presidente Raquel Teixeira explica que um jogo de abertura requer projetos mais caros em relação às obras para semifinal. No entanto, a definição mesmo está prevista apenas para outubro de 2011.

    "Queremos para São Paulo todo um legado da Copa. Todas as obras de adequação e infraestrutura na cidade também serão feitas dentro da racionalidade. Não queremos obras faraônicas para depois ficarem sem uso", disse.

    Presidente da subcomissão da Copa, o deputado federal Silvio Torres reforçou o desejo de ver a abertura do Mundial de 2014 no Morumbi. Além das boas instalações do estádio, segundo ele, as condições da cidade também foram ressaltadas na reunião.

    "O Morumbi é um dos três estádios privados previstos [Arena da Baixada e Beira Rio são os outros dois] e se inscreveu para receber a abertura. A cidade tem várias pré-condições para isto, e o Morumbi passa por exigências específicas", disse.

    ResponderExcluir