sábado, 13 de março de 2010

A participação da Fiel muda os rumos da história. Não temos vocação para cordeirinhos!

Nação,

Criou-se uma coisa na torcida do Corinthians, que não existia, de que ou se apóia cegamente ou então vira corneta.

Onde está aquela coisa mágica e fundamental do futebol que é discutir? O futebol é isso, discussão.

No bom sentido. Aquela coisa de roda de bar, onde você fala de tal jogador, porque o outro não ataca, que não faz gol, do goleiro frangueiro, do técnico que não enxerga, do jogo roubado, etc.

E isso entre torcedores do mesmo time e também com com rivais.

Isso é a essência do futebol. Discutir, analisar e se colocar no lugar do técnico.

É isso que a Fiel está fazendo nesse momento. E isso é bom.

Tão bom que foi por causa das críticas no início da temporada no ano passado que o Mano arrumou o time.

Quem não se lembra que era a mesma coisa, equipe travada, lenta, insistindo com 4 volantes, rei dos empates.

Quando começamos a discutir, a criticar e a dar sugestões, o Mano ouviu o clamor da torcida, e resolveu montar a equipe dentro da sua vocação, que era atacar. Colocou 3 atacantes, Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique, e liberou os dois laterais, André Santos e Alessandro a subirem constantemente. Douglas, que no início da temporada estava apagado porque o Mano queria transformá-lo em volante também começou a atuar mais próximo dos atacantes, e se firmou de fato como maestro.

Guardada as devidas proporções, está acontecendo o mesmo agora. Na busca da equipe ideal, nosso comandante está complicando as coisas mais que o necessário. Primeiro, porque não deixa a equipe titular ter sequencia. Quando precisa poupar 1 ou 2 jogadores, ele inexplicavelmente saca logo uns 6 ou 7, quebrando qualquer possibilidade de entrosamento da equipe.

Jorge Henrique começou bem a temporada, fazendo gols e dando aquelas arrancadas. Aí os adversários passaram a marcá-lo mais forte. Natural, é isso que acontece com quem se destaca. E qual a solução achada pelo Mano? Tirá-lo do ataque, fazendo-o jogar como se fosse mais um volante. Está errado. A saída que deveria ser encontrada é buscar mais alternativas de ataque, de forma que os adversários tenham mais gente com que se preocupar. Ou seja, ao invés de reagir o Mano está fazendo a equipe se acovardar.

Quando as coisas se resolvem todo mundo esquece. Mas eu não esqueço. A equipe no ano passado não evoluiu e melhorou naturalmente. Teve sim uma pressão, e se o Gordo não tivesse feito aquele gol de cabeça no último segundo empatando com os porcos nós não teríamos avançado no paulistão e não seríamos campeões invictos.

Depois daquele gol a equipe se fechou, e principalmente, o Mano mudou o esquema, deixando a equipe solta.

É o que estamos pedindo agora. Talvez não seja tão fácil, porque falta entrosamento. Mas entrosamento só virá com sequencia de jogos. E jogar da mesma forma na maior parte do tempo.

O empate contra o Independiente foi imperdoável pela postura da equipe. E o que nos deixou mais apreensivos e revoltados é que ficou nítido que não era um desejo do time, dos jogadores, e sim, ordens do técnico.

Empatar um jogo no sufoco, num gol milagroso, quando poderíamos ter enfiado uns 5 ou 6.

Então, apoiar sempre, mas se calar nunca. Esse é o nosso papel.

E por isso o futebol, apesar das mazelas dos dirigentes, é uma das poucas coisas nesse país que funciona de fato.

Porque é o único lugar que o povo realmente participa, tem voz ativa, seja torcendo ou discutindo, cornetando, fazendo pressão, sei lá.

Mas participa e isso normalmente muda rumos, para o bem ou para o mal. Mas muda. Se na política fosse assim, não teríamos tanta sacanagem como vemos diariamente.

E quando a fiel participa a história mostra que nos tornamos mais fortes e muitas vezes imbatíveis.

Ser cordeirinhos não combina com o espírito guerreiro de São Jorge.

Vai Corinthians, e se liga Mano!

Valeu!

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com sua postagem. Qualquer um que sugira ou tenha uma visão que contrarie o que o técnico determinou, não deve ser digno de perdão, tem que ser esculachado. Quarta feira poderíamos ter voltado com os 3 pontos da Colômbia e praticamente classificados para a próxima fase, mas não, temos que garantir o pontinho do empate ao invés de buscar a vitória.
    Para finalizar, tem mais uma atitude lamentável de uma parcela da torcida que agora critica aqueles que (eles acham) que não vão aos estádios. Se não for sócio do "Fiel Torcedor" e não assistir jogo do Corinthias no estádio não pode mais dar opinião, ou é chamado de "torcedor de sofá" ou "torcedor modinha". Quer dizer que quem morar no interior ou em outro estado ou país, é menos torcedor do Corinthians e não pode opinar? Ridículo esse tipo de atitude de uns poucos pivetes, ainda por que muito provavelmente desconhecem nossa história e tradição democrática ao longo de 100 anos. Mal saíram das fraldas e já se acham mais torcedores, e pior do que isso, mais donos do Corinthians do que os demais. A imensa maioria de nossa torcida é maravilhosa, mas tem uma parcela que me deixa envergonhado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Pois é cara, acho que tanto a mídia massacrar o Corinthians isso está contaminando a própria torcida, que resolver brigar entre ela mesma.

    É um tal de uniformizado x torcedor comum, sócio torcedor x torcedor sofá, e assim por diante.

    A Gaviões e as outras organizadas viraram alvo para alguns torcedores, que atacam essas torcidas com mais raiva do que qualquer anti-corinthiano.

    E essa parada do sócio torcedor foi bem lembrado também.

    Temos que parar com isso. Somos a Fiel, única. Nossa característica além de sermos loucos pelo Timão foi o de ser uma torcida que se curte.

    Ser corinthiano é o maior barato, mesmo que o time em campo seja um lixo.

    Nós nos curtimos. Nós nos bastamos. Somos a torcida que tem um time, enquanto os outros são times que tem torcida.

    Esse é nosso maior tesouro, e temos que preservar isso, e não partir para esse tipo de confronto e preconceito.

    E a democracia sempre foi nossa maior caracteristica, onde todos tem direito de falar, criticar, expor seu ponto de vista em prol do grande Corinthians.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. e isso ai temos que cobrar sempre,pois sem cobrança,esses boleiros vão se acomodar,e isso não qiueremos ver no timão,pois quando nosso time perde somos nós que temos que aguentar gozação de adverarios,queremos mais comprometimento desses atletas pois com seus altos salarios,e o minimo que ele podem fazer,trabalho chega folga polpadas o caralho!

    ResponderExcluir
  4. Olá Samuel! Nossa, como vc falou tudo com esse post!
    Realmente apoiamos sempre, mas não podemos e nem devemos nos calar nunca! Temos mesmo que acordar enquanto é tempo, pq depois que perder mais essa Libertadores não haverá desculpas aceitáveis. Não haverá apoio pq não está havendo luta, raça, vontade...
    Se o time estivesse focado, lutando de verdade e o resultado não aparecesse, ainda suportaríamos, mas jogar dessa forma covarde e ficar contando com a sorte, com os gols milagrosos como vc falou não dá!
    Eu sei que para nós tudo é mais difícil, é no sufoco, mas tenho consciência que é com honra e garra, não desse jeito e irreconhecível que está.
    Espero que o Mano acorde enquanto dá e para de fazer segurar o time, afinal para frente é que se joga!
    Bom fds pra vc!
    Amanhã é nós!
    Vaaii Corinthians!!!

    ResponderExcluir
  5. E aí Decca, beleza?

    Infelizmente a própria torcida do Corinthians tá criando esse tipo de coisa, que não se pode criticar, não se pode avaliar, tem que apoiar.

    Como se isso fosse preciso pedir para a Fiel. Vamos sempre apoiar, mas enxergar os erros e cobrar que eles sejam sanados é a forma mais correta de apoiar.

    Vamos torcer para que o time evolua, mas para isso tem que mudar a postura, e isso depende muito mais do treinador do que dos jogadores.

    Por isso o foco está em cima do Mano. Ele tem obrigação de deixar a equipe jogar de acordo com sua vocação. Não pode ficar matando o talento dos jogadores. Danilo caindo na esquerda, isolado, quando deveria ser o maestro, pela sua qualidade e experiência.

    Jorge Henrique e Dentinho devem jogar junto com Ronaldo, fazendo correria prá cima da defesa, embaralhando os caras e deixando o Gordo livre para fazer o que ele sabe: gols.

    Esse negócio do técnico ficar alterando as características dos jogadores em nome do sistema defensivo é irritante e nunca dá certo.

    Vamos ver qual é a do Mano hoje. Se entrar com aquele cagaço, e principalmente, se colocar o maldito zica Marcelo Mattos, é bom que ganhe, porque se não a casa vai cair.

    Valeu, beijos!!

    ResponderExcluir