sábado, 5 de dezembro de 2009

As maravilhas do modelo europeu. Vira-latas não sabem o que dizer!!!



Nação,

Há uns tempos atrás editei um post dizendo da eterna síndrome de vira-latas do brasileiro.

Uma síndrome tão forte que mesmo naquilo em que não temos motivo nenhum para nos sentirmos inferiores, muito pelo contrário, os vira-latas convictos não se conformam e precisam dizer amem para a turma do primeiro mundo.

Maior exemplo é no futebol. Sempre fomos, e somos, a maior potência futebolística do planeta. Admirados e temidos por todos. Nossa seleção é a mais amada do mundo. Nossos jogadores são os mais cobiçados e nosso campeonato o mais equilibrado.

Mais equilibrado porque possue clubes gigantes, equivalentes no tamanho e na paixão de seus torcedores. Ficamos atrás dos europeus quando a unidade de medida se volta para o poderio econômico. Mas em termos de tradição e glórias somos muito maiores.

Só aqui um campeonato pode ter qualquer um dos seus participantes como campeão. Ou pelo menos metade deles estão de fato credenciados ao título.

Na europa, 2 ou 3 times por país, e olhe lá.

Tínhamos a ensinar para eles. Poderíamos exportar nosso modelo.

Mas não. Vira-lata que se preza não se sente superior nunca. Então, os gênios de plantão resolveram adotar o modelo europeu, o famoso campeonato por pontos corridos.

E para mostrar que estamos dispostos a seguir direitinho a lição que eles nos passaram, o nosso rebaixamento arrasta quatro equipes, e não duas, como é o padrão.

Com isso, em pouco tempo reduziremos o número de equipes grandes e tradicionais, trazendo para um número mais adequado conforme os padrões do primeiro mundo. Prá que 12, 13 clubes grandes e com chances de títulos? Não, o ideal é no máximo 3.

Os gênios não admitem que esse é o objetivo. Dizem que adotaram o modelo por que é mais justo.

Estamos vendo a maravilha de justiça. Temos 4 candidatos ao título, mas as atenções estão todas para um clube que não tem mais nada a fazer na competição.

O Grêmio vai decidir o campeonato. E olha que interessante: para que o discurso de justiça prevaleça, a equipe gaúcha está obrigada a ganhar o jogo. Um jogo que não vale nada. E todo esse esforço para ajudar o maior rival.

Só na república dos vira-latas mesmo para acontecer esse cenário.

Se fosse no modelo tradicional, com semi-finais e finais, só estariam agora lutando aqueles que buscam o mesmo objetivo.

No tempo do mata-mata, alguém ficava apelando para a "ética" e "espírito profissional" de outro time para que o seu fosse campeão?

Pois é.

E para completar, o nosso Corinthians, que se arrasta nesse tormento de campeonato, enfrenta amanhã o Atlético MG, num jogo que não vale absolutamente nada, para nenhuma das equipes. Poderia até ser cancelado.

Todos tem o direito de defender seu ponto de vista. Mas se agarrar a algo que visilmente é ruim, e além do mais, condenar e tratar como idiotas os que pensam diferente, aí é questão de prepotência. Ou loucura.

Bom, o campeão será o Flamengo, não tem como não ser.

E por ironia, isso pode tanto representar uma sobre-vida para esse sistema horroroso, como decretar seu fim de vez.

Porque o título do queridinho da Globo vai acalmar um pouco os ânimos da emissora e da mídia carioca.

Por outro lado, o time será campeão porque jogou nas duas últimas rodadas com equipes que não tinham nada a fazer no campeonato, e de quebra ainda poderiam ajudar seus rivais em caso de vitória.

Esse dilema vai ocupar os debates após o fim do campeonato, quando o normal seria apenas aclamar o campeão.

Contentes vira-latas?

Valeu!

Um comentário:

  1. Alô paulistas, obrigada ao ronaldo por ter saido fora do jogo contra o flamengo, afinalk ele é um rubro negro e jamais faria nada contra o seu time de coração, isso significa que estamos esoerando por ele na gávea. Abração e o HEXA É NOSSSOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
    E NO ANO QUE VEM ESTAREMOS INDO PARA A ARABIA.........SEREMOS CAMPEÃO MUNDIAL............AH...AH....HU...HU.....O HEXA É NOSSO......estamos aguardando o fenômeno para o inicio da conquista do mundial e me desculpe , mas o hexa é nosso.....e não tem paulista nenhum na parada.

    ResponderExcluir