domingo, 7 de outubro de 2012

Derrota da efetividade, vitória da cidadania?

Nação,
 
Muito ruim o dia seguinte depois de uma derrota do Timão. Se nossos dirigentes, comissão técnica e jogadores soubessem o efeito negativo que isso causa na fiel não tratariam de forma tão natural o abandono ao campeonato.
 
Esse abandono que faz a derrota ser mais sentida, mas da pior maneira, pois o sentimento não é tanto de tristeza, e mais de revolta. Revolta porque como o técnico já declarou que com mais 6 pontos o campeonato será oficialmente abandonado, nos faz pensar que toda derrota ocorre por causa desse relaxo, e não por mérito do adversário.
 
Vencer a Libertadores foi maravilhoso. Vencer o bi-mundial também será. Mas abrir mão de ser hexa-campeão brasileiro não é algo fácil de aceitar para a maior e mais fiel torcida do mundo, que proporciona ao clube o maior faturamento do país, e que por isso dá condições de se montar e manter um elenco capaz de disputar para ganhar todos os campeonatos.
 
Tite erra ao ficar frisando que busca os 45 pontos para dar folga aos titulares. Se não estão correspondendo, mande para o banco agora e coloque o suplente que queira mostrar serviço e agarrar a chance. Esse mimo aos titulares serve de desmotivação aos reservas, e por isso que quando entram rendem abaixo do esperado.
 
E Tite parece se esquecer que está no Corinthians, clube mais atacado do país. Será que é tão inocente a ponto de não se tocar que quando o time relaxar oficialmente será alvo de massacre por parte da mídia e dos outros clubes? Porque ele tem que ficar falando isso, colocando de forma taxativa? É a maldita necessidade que ele tem de provar sua "coerência" para a imprensa. Cala a boca Tite, põe o time para jogar para ganhar todos os jogos, troque os jogadores que não estiverem "na pegada" e pare de dar combustível para os abutres que só querem nosso mal.
 
Bom, quanto ao jogo em si, jogamos bem, tivemos várias chances de vencer, mas por conta desse espírito de descomprometimento, o empate é visto como algo bom para esse time, e como diz o ditado, quem não busca a vitória está sempre mais perto da derrota, e foi isso que aconteceu.
 
Temos o melhor time do país quando joga a 100%. A famosa efetividade do técnico Tite. Todos os jogadores precisam estar no seu melhor dia e jogar tudo que pode. Aí somos imbatíveis. Mas se cai um pouquinho que seja, nos transformamos num time que pode ser superado por qualquer um. Isso também é um fator de pressão e desgaste muito grande para os jogadores, pois nem sempre dá para ser perfeito.
 
Por isso que o estilo de jogo tem que variar, de forma a permitir que a qualidade técnica defina algumas partidas, e não só a qualidade tática. Nesse sentido, temos jogadores de qualidade, mas precisamos melhorar o elenco. Alguns estão abaixo e precisam de sombras, como Fábio Santos e Alessandro, e definitivamente com a saída do Castan nossa zaga não inspira mais a confiança de antes. E na frente precisamos de atacante de alto nível, matador de fato, como o Fred por exemplo, que não desperdiça oportunidades.
 
Enfim, uma derrota dura de aceitar pelo contexto que o time encara o campeonato. Isoladamente, não é nenhum absurdo perder para o Náutico lá na casa deles, onde ganharam mais de 90% dos jogos. Por isso, fazer o que, bola pra frente e torcer para que contra os mulambos o espírito vencedor esteja de volta.
 
VOTE CERTO, LIBERTE SP!
 
Pra encerrar esse post, deixar o futebol de lado e lembrar que hoje é dia de exercer a cidadania. E isso se faz votando com consciência, de forma ampla, e não levando em conta só alguns aspectos, ou pior, se apegar a clichês propagados pela mídia e por pessoas que não compartilham da mesma realidade que a sua.
 
São Paulo está entregue há 17 anos a um governo que só fez com que a qualidade de vida na cidade piorasse, na visão dos próprios paulistanos, conforme comprovam pesquisas em que mais de metade da população deixaria a cidade se pudesse, enquanto quase 90% consideram um lugar inseguro para viver. Esse governo fraco conseguiu o que parecia impossível, fazer de SP mais perigosa que o Rio, que ao contrário nada de braçada na melhoria de vida para seus moradores.
 
O governo tucano, da qual pertence o nefasto José Serra, tem como grande realização a criação do crime organizado no Estado, e mantendo sua visão distorcida e fantasiosa da realidade, insistem em negar sua existência, e por isso a criminalidade deita e rola.
 
São Paulo é a maior cidade do país, terceira maior do mundo. Tem orçamento maior que muitos países, e por isso precisa ser governada com espírito de grandeza, e não com a pequenez que temos visto. Por isso é hora de mudar. PSDB nunca mais.
 
Ao mesmo tempo que precisamos livrar a cidade desse câncer, não podemos criar outro. Então, não sejam loucos, russomano é um nada, e só de ser candidato já evidencia a decadência da política paulista.
 
E como aqui é espaço de futebol e de Corinthians, lembrem-se que russomano é contra nosso estádio, e Serra tem nojo da zona leste, berço maior do corinthianismo.
 
Votem certo.
 
Valeu!
 
NÁUTICO 2 X 1 CORINTHIANS
Local: Estádio dos Aflitos, no Recife (PE)
Data: 6 de outubro de 2012, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (PR)
GOLS: Náutico: Kieza, aos 30 minutos do primeiro tempo e Ralf (contra), aos 39 minutos do segundo tempo
Corinthians: Guerrero, aos 44 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos:Paulinho e Douglas (Corinthians)


NÁUTICO: Felipe; Patric, Alemão (Alison), Jean Rolt e Douglas Santos; Elicarlos, Martinez, Souza e Rhayner (Lúcio); Araújo (Rogério) e Kieza
Técnico: Alexandre Gallo

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Wallace (Giovanni), Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas (Cachito Ramírez) e Danilo (Edenílson); Martínez e Guerrero
Técnico: Tite

Nenhum comentário:

Postar um comentário