quarta-feira, 11 de julho de 2012

Corinthians x Botafogo. Hora da retomada!

Nação,

O Corinthians volta a campo hoje ainda sob o efeito da euforia pela histórica conquista da Libertadores, ao mesmo tempo que temeroso pela péssima campanha no Brasileirão e o risco de desmanche do time campeão.

Foi um momento mágico e eterno o que passamos na última quarta-feira. A conquista da Libertadores teve sim um sentido de libertação, pois o Time do Povo, o maior de todos, não poderia continuar preso naquela angústia de não ter um título que tantos outros medíocres já tinham. E para que a correção fosse completa, ele veio de forma incontestável, invictos, e sobre um adversário que dispensa comentários. Isso é Corinthians, não a toa o mais amado e mais odiado do país.

Mas como sempre falamos, o Corinthians sempre foi um gigante sem Libertadores, e continua o mesmo após ela. Nunca precisamos dela para sermos o que somos, diferente de outros timinhos que só passaram a existir depois de conquistá-la. Por isso, esperamos em campo hoje o Corinthians guerreiro e lutando pelo título, como mandam nossas tradições.

Para que isso ocorra, o foco do clube deve ser esse, de buscar o bi-campeonato brasileiro, e uma das condições essenciais passa pela manutenção do elenco campeão, buscando ainda reforços, e não o contrário, promovendo desmanche, como infelizmente parece estar prestes a ocorrer.

Evidentemente que time campeão faz com que seus jogadores sejam valorizados e cobiçados por outros clubes. Cabe ao clube detentor proceder a essa valorização, de forma que os jogadores não se sintam tentados a sair. Adotar o discurssinho vazio de que quando um jogador quer sair ninguém segura é brincar com a inteligência do torcedor. O que vemos na prática é que a venda de jogadores interessam a muita gente, que ganham muito dinheiro nessas transações, enquanto o torcedor, que é o principal agente financiador desse mercado, fica apenas com a angústia e a frustração, desempenhando o papel do otário na relação.

Ganhar um título não representa para a diretoria salvo conduto para agir da forma que bem entender. Deve satisfação para a torcida e para a Instituição, e por isso esperamos sim que a saída de jogadores tenha se esgotado no Castan e no Willian. E o clube que mais fatura no futebol brasileiro, que cobra os ingressos mais caros, não pode alegar dificuldades financeiras para se desfazer do seu patrimônio. Estamos de olho!

Mas vamos ao jogo. O Botafogo tem uma boa equipe, vem de um momento de euforia por conta da contratação do astro Sedoorf (porque o Corinthians deu esse mole e não trouxe ele??), e fazem uma boa campanha no campeonato, vencendo o último jogo em casa por goleada. Será um páreo durrísimo, o que obriga o Corinthians a entrar de vez no Brasileirão, com o que tem de melhor em termos de elenco, e com a concentração e raça que foram aplicados na campanha da Libertadores.

Destaque para a solidez do meio campo, com o Renato voltando a atuar bem, o Fellype Gabriel em ótima fase, o perigoso Andrezinho e o Elkeson, cheio de moral depois do golaço contra o Bahia, jogando mais a frente como um segundo atacante, mas também atuando na armação das jogadas. Nosso sistema de marcação tem que atuar como o de costume, bloqueando a linha de passe, e pressionando a saída de bola, já que a zaga não é lá essas coisas. A ausência do Sheik e do Jorge Henrique dificulta esse tipo de ação, já que Elton e Romarinho não possuem essas características de marcação e movimentação. Que compensem com precisão nas finalizações quanto tiverem a chance.

Mais importante é a cabeça do time estar realmente voltada para o jogo e para a importância da competição, como pediu o Tite, que faço aqui uma saudação pela postura e atitude de condenar a saída dos jogadores, diferente do que fez o Mano em 2009, totalmente conivente com o desmanche.

Enfim, Corinthians em campo, de volta ao nosso Templo Sagrado onde novamente fizemos história na semana passada, e para continuar fazendo, para orgulho da mais apaixonada e fiel das torcidas.

Aqui é Corinthians!

Valeu!

Corinthians x Botafogo
Pacaembu-SP - 11/07/2012 - 22:00hs

Corinthians: Cássio, Alessandro, Paulo André, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Elton e Romarinho. Técnico: Tite

Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Cidinho; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Um comentário:

  1. Boa resenha sobre o atual momento.
    O Timão não pode ceder seu conjunto dessa forma, principalmente cmo tá sendo, de forma tão fácil.

    Precisamos manter os campeões, e procurar jogadores tão bons como os atuais titulares, para dessa forma lutar pela reabilitação no BR-2012, e chegar tinindo no Mundial e LIbertadores-2013 ( vale se alientar que ano que vem também disputaremos a Copa do Brasil-2013, de acordo com o nosso calendário da CBF).

    Sobre reforços, indicaria 3. Wallyson, atacante rápido, habilidoso, que tem seu contrato de empréstimo com o Cruzeiro se encerrando no próximo mês. O cara foi o artilheiro da Libertadores-2011, e o time não passou das oitavas.
    Outro bom jogador é Neto Baiano, do Vitória, artilheiro do Brasil em 2012. Já li sobre ele, ele já questionou no Vitória seus vencimentos, por receber menos que 10 jogadores, mesmo ele sendo o principal jogador do time.
    Outro é o Conca, o camisa 10 que precisamos. Ele está doido pra voltar ao Brasil, e o Fluminense já disse que não tem interesse. Sem falar que barraria uma contratação dos bambis. OS 3 jogadores estão em processo de desgaste nos clubes. Uma transferência daria sangue novo aos mesmos.

    vlw!

    Luís.

    ResponderExcluir