domingo, 2 de outubro de 2011

Corinthians x Vasco, decisão que não decide!

Nação,

Hoje tem Corinthians e Vasco, num duelo de lideres considerado como a decisão do campeonato.

Acho engraçado a utilização de forma constante por parte da mídia desse termo decisão num campeonato de pontos corridos. Porque de fato não existe decisão nesse sistema, e seus defensores deveriam abolir esse termo.

Existem grandes jogos, até porque estamos falando de campeonato brasileiro, com grandes equipes na luta pelo título, e não apenas 2 ou 3, como na maioria dos outros países. Então, naturalmente existem jogos que considero como "chaves", importantíssimos na luta pelo título, mas que ele por si só não é uma decisão.

Hoje é um desses. Confronto direto, um clássico tradicional, e que uma vitória nos devolve a liderança. Importante, mas não decisivo, porque o campeonato continua, e um tropeço nosso lá na frente pode fazer o jogo de hoje não ter valido nada.

Pior, nesse sistema de pontos corridos a decisão mesmo muitas vezes fica na mão dos outros times. Não é a própria equipe que decide o seu destino, e sim os outros. No ano passado vacilamos, mas perdemos o título mesmo em função das famosas entregadas dos bambis e dos porcos nos jogos contra o nosso rival direto Fluminense.

E ontem já começou. De virada os flus-flus venceram um Santos que não era nem rascunho daquele que jogou a vida para nos vencer há duas rodadas atrás. E eles ainda enfrentarão Botafogo e Vasco. Irão se esforçar para vencer, sabendo que isso pode nos ajudar? Óbvio que não. Porquinhos na mesma situação. Talvez por estar na briga do título esse ano os bambis não se prestarão a esse papel, mas vai depender de como estarão nas próximas rodadas, senão, é entrega na certa.

É complicado. Por isso não gosto desse sistema de pontos corridos. Não dá certo, pricipalmente para nós, o time perseguido e alvo do anti-corinthianismo nacional. Todos se esforçam mais contra a gente. Fica uma luta injusta.

Mas já que estamos nessa, vamos fazer nossa parte. Temos que entrar prá valer no jogo de hoje e buscar a vitória a todo custo. Se ao final, sobrar um empate, tudo bem, mas não podemos entrar de forma covarde já com esse objetivo, porque aí poderemos nos transformar numa presa fácil para um adversário que está num melhor momento e conta com o apoio de toda a mídia e todos os outros clubes.

Infelizmente entramos nessa partida sem o nosso melhor. Emerson foi irresponsável na última partida, mas não podemos esquecer que só o Corinthians tem jogador expulso por fazer cêra. Liedson, sacrificado no esquema titânico também não tem condições, já que precisa correr o campo inteiro e marcar como zagueiro, e aí seus 34 anos pesam. Resta esperar que os que entrarem em campo representem, e que quem está devendo chame o jogo para si, caso do Alex, que até agora não mostrou a que veio, já descontando aí o efeito desastroso da "coerência" do Tite, que o deixou no banco e ajudou a minar sua confiança e ritmo.

Jorge Henrique também está de volta, e se for aquele motorzinho que caiu nas graças da Fiel, temos tudo para saborear um delicioso prato de bacalhau, mesmo o jogo sendo naquela pocilga de São Januário.

E fundamental, além do nosso time jogar, é não deixar o deles jogarem. E para isso algumas peças precisam ser paradas, casos de Diego Souza, em estado de graça, e Juninho, que não pode ter liberdade para pensar. Tem ainda a velocidade do Éder Luiz. Tite é naturalmente burro e não enxerga a necessidade de marcação especial, mas se insistir nisso hoje, aí nossas chances de vitória serão mínimas. Precisa colar nesses caras, sufocar eles, e aí tenho certeza que saíremos vitoriosos.

Jogão, pena que num estádio que é um nojo e num lugar pior ainda, e que a torcida visitante fica totalmente exposta, até porque a Polícia Militar não está nem aí. Por isso quem for ao jogo precisa tomar muito cuidado.

A Fiel RJ estará lá, mas desta vez eu não estarei junto. Não pelos motivos acima, porque somos guerreiros e pelo Corinthians vale tudo. Mas porque hoje é meu aniversário, e já traçaram para mim outro roteiro, o qual não tenho como fugir.

Mas entre os festejos, estarei acompanhando o jogo, torcendo por uma vitória de presente de aniversário. Presente compartilhado com todo o bando de loucos.

Prá cima deles Timão.

Valeu!  

Vasco x Corinthians
Local: Estádio de São Januário, RJ - Horário: 16:00hs


Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Elton. Técnico: Cristovan Buarque
Corinthians:  Julio Cesar, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Willian. Técnico: Tite

Um comentário:

  1. Parabens pelo aniversario e vamos comemorar com uma vitoria do Timão hoje. Acompanho sempre seu blog, e compartilho com praticamente todas suas opinioes, principalmente em relaçao ao Tite. Um grande abraço. Antonio

    ResponderExcluir