terça-feira, 12 de julho de 2011

O Messias está voltando. Será que dessa vez Tite agirá certo??



Dirigente do Timão compara Tevez a Ronaldo e diz que volta seria 'tsunami'



possibilidade de trazer de volta o argentino Carlitos Tevez mexe com vários departamentos do Corinthians, e não só o de Futebol. O responsável pelo Marketing, Luiz Paulo Rosenberg, diz que a volta do atacante será “o tsunami do futebol brasileiro.”

O dirigente fez ainda uma curiosa metáfora envolvendo Ronaldo Fenômeno.
- Nada mais animador para o (departamento de) marketing do que Tevez. Ronaldo é a esposa perfeita e Tevez é a amante argentina que está voltando – disse Rosenberg.
- Ele é o objeto de desejo da torcida e estabeleceu uma relação forte com o Corinthians. É uma ação ousada trazer o Tevez, primeiro, porque ele resolve, e para o marketing é um prato cheio – emendou o dirigente, durante a estreia do filme "4x Timão: A conquista do tetra", na Livraria Cultura, em São Paulo.
Fonte: globo.com
Comentários
Nação, essa notícia caiu como uma bomba no futebol brasileiro. E deixou todos atônitos, e loucos para que se concretize.
Digo todos incluindo lógico em primeiro lugar a nação corinthiana, que não vê a hora de abraçar de novo um de seus maiores ídolos. Também a imprensa, louca por notícia. E coloco aí até os antis, acirrando ainda mais a rivalidade e dando a chance a eles de falarem as tradicionais baboseiras, como máfia russa, dinheiro sujo, esquema, e blá, blá blá.
Talvez só uma pessoa não esteja empolgada com a volta do nosso messias: o técnico Tite.
A primeira passagem dele pelo Corinthians, em 2005, terminou justamente por causa da sua falta de sensibilidade e habilidade em lidar com um elenco de estrelas, e principalmente, de não dar o devido valor a maior contratação do futebol brasileiro em todos os tempos, o na época promissor e desejado Carlitos Tevez.
Tite, como é seu estilo até hoje, em nome da sua famosa "coerência", exitava em dar o espaço obrigatório para as novas estrelas que estavam chegando, tudo para preservar os seus "titulares", na época formados basicamente por uma safra inteira que havia subido do Terrão. Eram os tempos de Roseinei, Betão, Coelho, Eduardo Ratinho, Marcus Vinicius, Fábio Ferreira, Wendell, Bruno Otávio, Marcelo, dentre outros.
É sempre louvável poder contar com garotos da base, aproveitá-los e vê-los tornarem-se grandes jogadores. Mas não dá para promover um time inteiro de uma vez, e esse foi um dos erros de 2005. Tínhamos bons valores, e que até hoje ainda estão por aí, mas que não deram frutos ao clube porque subiram tudo de uma vez, e principalmente, no choque com as estrelas contratadas não houve uma administração correta por parte do comandante da época, o nosso Tite. Justiça seja feita, os que vieram depois também não conseguiram harmonizar a equipe, mas quem iniciou o "clima ruim" foi o nosso atual comandante.
Enquanto todos vibravam com a contratação da estrela argentina, o Tite dava entrevistas com aquela cara de limão. O Kia não aguentava isso, e na primeira oportunidade, que foi aquele famoso penalty do Coelho contra os Bambis, ele meteu o pé na bunda do técnico medroso.
Agora, a história pode se repetir. Se Tevez vier, não há maluco no mundo que possa conceber que ele será reserva. Não dá para trazer uma estrela desse nível e jogá-lo no banco, por causa da "coerência".
Que coerência porcaria nenhuma. Chamo isso de prisão. O Tite cria uma prisão para si próprio, e depois fica refém da situação, não tendo margem de manobra. Por isso suas decisões passam a ser contestadas e normalmente ele perde o grupo.
Ele está numa boa fase agora, e por isso não vou crucificá-lo. Mas minhas reservas continuam a mesma. Não vejo qualidade na forma que conduz o elenco, muito pelo contário. Esse negócio de queimar jogador de alto nível para preservar os que já estavam demonstram a falta de habilidade em lidar com o grupo eterogêneo. Técnico tem que utilizar o que tem de melhor em mãos, e o grupo precisa aceitar isso.
Por enquanto ele com seu critério está tendo sucesso porque o time está ganhando. Mas não dar chances para o Renan e manter intocável o inseguro Júlio César não é mérito nenhum. 
E se o Carlitos vier e ele ficar com medo de tirar por exemplo o Willian, vai assinar sua sentença de morte. Por mais que o garoto esteja bem, não dá para barrar uma estrela mundial e ídolo de dez em cada dez corinthianos.
Em campo Tite demonstrou que aprendeu um pouco com os erros, como ele mesmo falou. Tá deixando o time jogar de acordo com sua vocação, que é atacar, com três atacantes. Até o Danilo voltou a jogar bem, porque voltou a atuar como meia de fato, e não como lateral como o técnico insistia até alguns jogos atrás. Mesma coisa Jorge Henrique, que voltou a ser atacante. Demorou, errou demais, mas parece ter aprendido. Resta agora demonstrar que também aprendeu fora de campo.
Se insistir com o mesmo erro que cometeu no passado, aí não tem Sanchez que segure.
E para terminar, volta Carlitos.
Valeu!

2 comentários:

  1. Samuel, eu acho que aquela situação do Tite em 2005 foi diferente. Ele havia pegado um elenco de garotos e salvado o time do rebaixamento e levado até o quinto lugar (se não me engano), e quando foi feito o acordo com a MSI, o Kia havia falado que queria o melhor treinador do Brasil no comando do time (que no caso na época seria o Luxemburgo). Isso deixou o Tite muito mordido, e começou a bater de frente com o Kia (e não com os jogadores), que queria ver os seus medalhões jogando e não disputando posição com a molecada.

    Faltou ao Tite jogo de cintura para lidar com a situação, e também ao Kia, que chegou mandando em tudo e chutando o balde, já que estava bancando a parada e queria retorno do investimento.

    Hoje o Tevez é um jogador que chega para ser titular indiscutível, e o Tite sabe disso, não por causa do nome dele, mas pelo o que ele sempre jogou.

    Para mim são situações bastante distintas as duas épocas.

    Agora a minha opinião pessoal é de que não tenho certeza se todo este investimento é válido. 100 milhões de reais (fora outro tanto quase igual em salários) é uma quantia que deve ser muito bem avaliada se vale a pena ser gasta, levando em consideração o tamanho de nossa dívida (que cresceu na administração do Sanchez ao invés de diminuir como ele havia prometido) e ainda em nossas muitas limitações na questão de estrutura ainda. O CT é maravilhoso, mais ainda está pela metade e falta bastante coisa para acabar; falta o CT das categorias de base, reformas na Fazendinha, questões financeiras envolvendo o nosso estádio e outros pequenos detalhes que na minha modesta opinião deveriam ser levados em consideração ante a um investimento deste porte em um único jogador. Sei que a maior parte do dinheiro não sairia do clube, mas sei também que de graça ele não vem, vai ter muito investimento do Corinthians, mesmo que o retorno de marketing seja quase garantido.

    Acho que esta questão é bastante interessante para ser debatida pela Fiel, é claro que por aqueles torcedores racionais, e não pelos imbecis que só sabem ofender quem não vai no embalo. Aliás, de imbecis já nos bastam os antis.

    P.S.: antes que qualquer um me xingue e diga que eu não sou corinthiano, gosto muito do Carlitos e sinto saudades da época dele e queria muito vê-lo novamente vestindo nossa camisa. Mas acho que mais do que gosto, neste momento precisamos ter consciência.

    ResponderExcluir
  2. João,

    De fato algumas circunstâncias são diferentes, mas na essência são muito parecidas. E o que você mencionou, do beicinho do Tite em relação ao Kia demonstra ainda mais o quanto ele é despreparado para lidar com situações adversas.

    O Kia de fato falou que queria o melhor técnico do Brasil, e o Tite não era esse cara na época, não é hoje e dificilmente será um dia. A declaração dele foi natural de alguém que não conhece nada no país.

    Até o Tite ficar chateado, tudo bem. Agora, não ter maturidade profissional para sentar com o chefe, aparar as arestas e tocar o projeto, aí que é o foda.

    Se ele resolveu ficar, não poderia entrar numas de peitar o cara, de ficar de palhaçadinha. Se não concordava com os comandantes, que fosse embora.

    Mas era o mesmo Tite de agora. Apegado ao cargo. Só podia dar merda, e deu.

    Agora, esperamos que seja diferente, mas para isso ele terá que agir diferente. Se ficar nessa de preservar grupo, de coerencia, de achar que o Tevez tem que sentar no banco porque os outros já estão no time, aí meu amigo, não vai ter jeito, vai dar merda de novo.

    Por essas e outras que não gosto do Tite. Acho ele muito cheio de cartilha, de não saber ser flexível, rever situações. Até na armação do time precisou perder 3 campeonatos para fazer o que a torcida pede há meses.

    Mas vamos esperar para ver.

    E quanto ao investimento, também acho pesado demais, mesmo se tratando de um grande ídolo e estrela mundial. Mas nesses casos, é mais ou menos parecido com a história dos incentivos fiscais. Os parceiros investirão 90 milhões no Tevez, porque tem expectativa de retorno maiores. Não farão a mesma coisa no CT.

    Vamos ver. Se a engenharia financeira compensar, vale a pena.

    Valeu!

    ResponderExcluir