domingo, 1 de maio de 2011

A paixão continua a mesma, mas o ânimo...

Nação,

Este blog é o espaço da nação alvinegra. Humilde, mas que recebe a visita de muitos fiéis, que colocaram esse espaço como parte de sua rotina diária na blogsfera, o que me deixa muito satisfeito.

Satisfeito e na obrigação de vir dar uma satisfação do porquê não ter postado nada nesta semana. O motivo é simples: saco cheio.

A paixão pelo Timão é a mesma, inabalável, para todo o sempre. Mas admito para vocês que toda essa palhaçada que tem envolvido o futebol paulista há pelo menos uns 15 anos, vai minando os ânimos, vai chateando, e tem horas que não dá nem vontade de falar sobre futebol, muito menos escrever.

Desde aquela briga entre bambis e porcos na decisão da Copa SP de 1994, que o futebol paulista foi tomado por uma imbecilidade patrocinada por aqueles que o organizam, com a benção da imprensa esportiva, a mais despreparada e mal intencionada do país.

O caminho encontrado pelas "autoridades" foi o da proibição e criminilização do torcedor. Todo mundo é bandido. Então não pode bandeiras,  não pode fogos, sinalizadores, instrumentos, cervejinha, camisa... não pode nada. 

Ações inócuas que não trouxeram resultado positivo nenhum. Pelo contrário. Os estádios tornaram-se um lugar chato, frio, e sem ter que "guerrear"  com a torcida adversária pela festa mais bonita, parte dos torcedores passaram a guerrear de verdade, aumentando e muito a violência no futebol paulista, indo muito além dos arredores dos estádios e do período de jogos.

Andar de camisa mesmo em dia sem jogos já se tornou um perigo em SP.

E as ações atuais só permitem que a situação piore. Time sujo quebrando tradição de décadas, e matando os clássicos, limitando a torcida adversária num chiqueirinho, com apenas 10% dos lugares. Não contentes o inútil e autoritário Ministério Público, na pessoa do seu promotor Paulo Castilho, determinou abaixar ainda mais, para 5%, sendo convenientemente aceito pelo nosso rival de hoje. Logo, teremos torcida única, acabando de vez com a expressão "clássico" no futebol paulista.

E tudo isso aplaudido e incentivado pela imprensa, responsável por espalhar o pânico, através de matérias e cobertura sensacionalista, além de disseminar o ódio entre as torcidas e os clubes, com os ataques pontuais ao maior deles, o nosso amado Corinthians.

Aí não tem como. Cada vez mais chato, cada vez mais violento, o futebol paulista, mesmo sendo o mais rico e vitorioso do país, vai perdendo seu glamour e apelo junto aos torcedores. E abre espaço para os outros centros, em especial o Rio de Janeiro, não por acaso vencedor dos dois últimos campeonatos brasileiros.

Por falar em futebol carioca, hoje tem decisão da Taça Rio, entre Flamengo e Vasco. Mesmo sendo o clássico de maior rivalidade do estado, e o que mais preocupa as autoridades, o clima aqui não lembra em nada a hostilidade vista em Sampa. Acabei de chegar da rua, já repleta de torcedores das duas equipes, tomando sua cervejinha tranquilamente nos vários botecos, de forma descontraída e harmoniosa. Cenas inimagináveis em território paulista.

Isso é muito triste e vai enchendo o saco. Por isso anda meio sem inspiração para escrever, o que peço desculpas aos colegas que prestigiam esse espaço.

Daqui a pouco tem Timão em campo, e mesmo com essas restrições ridículas que citei, confinando nossa torcida num cubículo, a Fiel mostrará sua força, como os trezentos guerreiros espartanos do Rei Leônidas, e empurrará o time para mais uma vitória e mais um passo para a glória.

E por ter Timão me animei um pouquinho e vim aqui escrever esse pequeno desabafo, que sei que vai de encontro ao pensamento não só da Fiel, mas de todos os torcedores que gostam do futebol e o encaram como entretenimento e momento de integração e confraternização.

Pena que quem dirige o trate como guerra, e por isso as ações são as piores possíveis, e mesmo sem resultado positivo, continuarão, porque o Brasil é o país do autoritarismo e da ditadura das idéias. Quem comanda não tá nem aí para a opinião alheia, e morre abraçado aos seus erros.

Lamentável.

Valeu!

Palmeiras x Corinthians
Pacaembu, 16:00hs

Palmeiras: Deola, Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga (Patrik) e Valdivia; Luan e Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Corinthians: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César e Jorge Henrique; Dentinho e Liedson. Técnico: Tite

Um comentário:

  1. Concordo ctg, mas acho que a culpa pelo que está acontecendo no futebol é de alguns torcedores tbm. Acho que deveríamos provar hoje, não brigando nem quebrando nada, não importa o resultado. Temos que provar que podemos assistir os clássicos como antes, na época em que podiamos levar nossos filhos no clássico e a guerra era de cantos, de luzes, de futebol! Acho que o dinheiro tem estragado muito o futebol tbm, não se fazem mais jogadores de raça e com amor ao clube, mas amor ao dinheiro, e a imprensa adora fazer os torcedores e os jogadores ficarem nervosos. Eles que provocam a violência! É minha opinião...

    ResponderExcluir