sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Fiel exige: devolvam nossa alma!!


Nação,

O sentimento desencadeado pelo vexame da desclassificação na pré-libertadores não vai passar, ao contrário das outras vezes.

Porque dessa vez não trata-se apenas de um vexame em campo. Não trata-se apenas de mais uma vez fracassar no torneio que temos obsessão.

Dessa vez é algo maior, mais profundo, e fundamental para a continuidade da existência do maior clube brasileiro.

Trata-se de alma. Estamos perdendo nossa alma. Nossa essência. Aquilo que nos faz únicos, o corinthianismo maloqueiro e sofredor. 

E estamos perdendo porque um trabalho está sendo feito para isso. E de forma acelerada, maquiavelicamente planejada. É difícil crer nisso, que um sujeito que se diz corinthiano, que chegou ao lugar mais alto que esse sentimento pode levar, tornando-se presidente, e após isso passe a trabalhar para destruir aquilo que faz do Corinthians o maior de todos, que é a essência de ser o TIME DO POVO.

Sanchez, assim como um "novo rico", parece que pegou raiva de pobre, de povo. Está elitizando o time do povão, cobrando ingressos extorsivos, criando assim uma torcida de modinha, devidamente controlada e adocicada.

E como garantia desse processo, ele controla os "raivosos" uniformizados, comprando-os, com ingressos e garantindo carnaval. Em troca, tem toda a tranquilidade para continuar tocando seu projeto de destruição do clube. Ou melhor, de destruição da alma do clube.

Dualib tentou destruir o corpo, e o Sanchez está destruindo a alma, que é muito pior.

Por isso, não há mais meia medidas. Sanchez é o culpado, é incompetente, é desinteressado, é centralizador, é burro, é fraco e acima de tudo é MAL INTENCIONADO.

E é um péssimo gestor, um câncer das finanças. Perdemos milhões e milhões nos últimos dois anos em função de desclassificações em campeonatos, além de outros milhões em contratações ridículas, mais milhões em salários com jogadores medíocres, e milhões mantendo o padrão de vida hollyoodiano do Gordo. Conseguiu grandes patrocínios, mas gastou o dobro com essas ações de incompetência, além de aumentar a dívida do clube, quando seu discurso de posse era saná-las em dois anos.

FORA SANCHEZ.

A partir de agora esse vai ser o lema desse blog. 

Aliás, foi assim que esse blog nasceu. Me inspirei após ter feito um post no antigo Fórum do site do Corinthians, pedindo para a Fiel se ocupar em apenas uma coisa: AFASTAR DUALIB.

Aquele post se tornou histórico, com mais de 1.200 respostas, e desencadeou o movimento FORA DUALIB.

Agora precisamos repetir a história. Se não for com afastamento do presidente, que seja com um enquadramento exigindo uma total mudança de postura.

Que ele nos devolva o nosso VERDADEIRO CORINTHIANS.

Que pare de tentar DESTRUIR A NOSSA ALMA.

E que cada Fiel tenha noção disso, e exija o mesmo.

Isso já está acontecendo. A conscientização corinthiana pelo menos é algo que podemos nos orgulhar nos últimos tempos. Vejo pelos blogs, aqui, nas ruas, nos bares, que a Fiel percebe o que está acontecendo.

Basta saber se lutará para impedir. Espero que sim, porque senão, é porque já é tarde demais, e o plano do Sanchez já deu certo.

Acabei me estendendo um pouco, mas peço um pouco mais de paciença aos amigos para lerem o texto abaixo. Retirei do blog do Silvinho, o qual segue o link. 

Achei simplesmente fantástico, e retrata exatamente o que está acontecendo atualmente com nosso amado Corinthians e infelizmente com nossa extraordinária torcida.

Leiam, vale a pena.

Valeu!


ANÁLISE CORINTHIANA - por Erik


Erik disse:
DIRETORIA: O erro básico de sempre, toda vez que algo além do futebol começa a tirar o foco da administração. E é e sempre será o espinho na pata de qualquer clube: estádio. Os bambis ficaram à mingua nos anos 50 por causa de estádio e estao há 2 anos sem titulo por causa do empenho em colocar o panetone na Copa. Desde que esse bendito maldito estádio apareceu, o futebol, comando pelo Andrés está vesgo, manco, caolho. Elencos incompletos, gente incompetente cuidado da função. Também aparentemente nunca houve um plano B para o Mano. Adilson estava aí era um bom técnico porque…classificou e eliminou, anos após ano na Libertadores…o Cruzeiro. Nunca existiu na mais que decagenária gestão do Dualib um perfil definido do que deveria ser O TIME do Corinthians na Libertadores e nunca procurou-se um tecnico à altura desse perfil. Ainda pior, nunca houve um perfil definido para um time do Corinthians campeão mundial, o que requer respeito às nossas tradições, um time que jogue segundo a nossa historia, com jogadores e direção técnica à altura. E na gestão Sanchez, menos ainda.
JOGADORES: O torcedor corinthiano não é obrigado a ter um olho paquimétrico e tentar determinar quantos centímetros de gordura Ronaldo perdeu ou ganhou durante a semana. Isso é desonroso, desrespeitoso. Aparentemente, esse grupo chegou a um “platô” ou limite, imposto pela técnica, forma física ou idade. Jogadores passam, marcam gols, fazem a torcida vibrar, viram ídolos e a eles somos eternamente gratos. Mas o Corinthians fica. É preciso que alguem tenha culhão e olhe no olho de cada um e pergunte o que quer da vida e do Corinthians. Isso inclui o Ronaldo. Se acha que não dá mais, peça pra sair, por favor. Não manche sua carreira com um final de ano patético, doentio. Pelo menos saia senão na crista da onda, ainda em pé na prancha. Quanto aos outros, o que esperam? Cobro isso dos jovens porque dos “velhinhos”, como Alessandro, Roberto Carlos e Danilo não dá pra cobrar grande coisa mais. Disso não vai sair. Pode até melhorar, ter picos. Mas a fonte já não mina mais água. E quanto aos jovens? Jucilei, Paulinho, Morais, Bruno César…vão esperar o que? Uma compilação de melhores momentos em DVD do empresário, pra ir pra algum clube mediano da Europa? Onde estão os jogadores que no passado ficavam após o treino aprimorando a musculatura, os chutes, os fundamentos, pra virar alguma coisa além do medíocre?
RONALDO: Sou admirador incondicional do Ronaldo, pelas vezes em que encantou com a bola e pelas vezes que se levantou quando ninguém mais acreditava. Mas a falta de motivação dele é visível. A falta de preparação, de concentração..enfim, falta tanta coisa pra um jogador a quem no campo sobrou tanto e agora, na vida, existe tanta abundância. Dinheiro, atenção, admiração, mídia, filhos. Ronaldo parece ter alcançado o tal platô há muito mais tempo que o time e o futebol hoje é tão valioso pra ele quanto as suas partidas de golfe. A diferença é que Ronaldo joga futebol há mais tempo. Ve-lo balançando como uma gelatina, ve-lo respirando pela boca como um sedentario à beira de um ataque cardiaco, ve-lo elogiar um jogador do time rival que desrespeitou a agremiação que defende no ano passado e até agora não pediu desculpas ou se retratou de nenhuma forma, enfim…essa atitude de “tiozinho”, não combina com o Corinthians. Não conosco. O Corinthians precisa sempre de guerreiros de SOLDADOS ESPARTANOS, não de coronéis acomodados atrás de suas mesas – coisa que aliás, entre os espartanos não existia. A insistência de Ronaldo em não insistir de verdade mostram que ele está aposentado, mas como aqueles senhores que com muita experiência no ramo ainda trabalham aqui ou ali, prestam consultoria ou algo parecido, ele continua jogando. Por favor, R9, se você não quer mais, se a ereção acabou – futebolisticamente falando, porque a física a gente sabe que não acaba nunca – então, não se meta ao gostosão da festa. Vá pra casa, curta um sítiozinho e sossegue.
TÉCNICO: A cada hora que passa, culpo menos o Tite. Quem não gostaria de retornar a um Corinthians, mais organizado, sem Kia e com um time entrosado há anos? Quem não gostaria de ser oficializado “Barão dos Pampas”, vencendo o brasileirão 2010, o mais disputado da história? É uma oportunidade dourada, sair do ostracismo do Oriente Médio para o estrelato no grande Corinthians de Ronaldo e Cia. Tite nunca ganhou NADA no futebol. Seu nome foi um erro desde o início. É um cara agradável, educado, boa gente. Seria um baita comentarista…na RBS. Mas pro Corinthians, onde os padrões são outros porque os adversários se empenham mais, não. Aqui, tem de estar a nata do futebol, a começar e principalmente pelo técnico. O grande trunfo do Andrés foi ter convencido o Mano, que era um dos melhores técnicos da América Latina a dirigir o Corinthians na série B. E a reposição não foi à altura.
TORCIDA: “Quem tem que ser humilde é o jogador, não o torcedor”. Engraçado como as lições humanas mais facilmente esquecidas sempre são gratidão e humildade. Humildade, sem dúvida a que se esquece mais rápido. Os 23 anos de fila fizeram a torcida crescer. O ano do rebaixamento fez a torcida se fortalecer, como o ferro que após aquecido é lançado na água fria e fica temperado, endurecido. A torcida corintiana hoje perdeu sua identidade. Elitizada – mesmo que o sujeito em si seja pobre – comporta-se como sãopaulinos. Fala-se de marketing entre corintianos mais do que da raça ou da bola de jogador a ou b. Sim, fomos envenenados pelo pensamento de muitos corintianos fracos, como os que estão lá no comando. São corintianos fracos porque botaram os olhos na grana que esse clube gera e esqueceram do que ele é. De quem o fez. De que torcedores sairam da arquibancada e foram pro campo, pra ganhar titulos, pra desenhar até o escudo do clube. Aceitamos a companhia e o discurso dessa gente e fomos envenenados por eles. Intoxicados pela soberba inerente aos grandes numeros financeiros. E nos tornamos corintianos na casca e anti corintianos na alma. Vislumbramos um novo estádio em que nos vingaremos dos anos de chacota e faremos nossos adversários sofrer, ser goleados e pagar cada dia de zombaria. E nos esquecemos que antigamente, as zombarias eram vistas por nós como atestado diário, horário de que éramos temidos. Ah e o tal estádio, nem pedra fundamental tem. Como sempre, ao longo da história, se quisermos reconstruir a moral desse time, precisamos NÓS MESMOS fazer isso. Se conseguiremos isso agora, nesse tempo de conforto, entretenimento disponivel ao toque da mão, cartoes de credito e outros quitutes da vida moderna – tão diferente do torcedor pé rapado, do povão, que ia e fazia acontecer – não sei. Mas que é liquido e certo que nada mudará se O Povo, a quem o Corinthians pertence não fizer algo, isso é.

7 comentários:

  1. Samuel, quanto a sua campanha Fora Sanchez, infelizmente eu não a endosso. Por um simples motivo: neste momento seria golpismo puro e simples. O cara, por pior que esteja fazendo no momento, foi democraticamente eleito pelos associados do clube e tem mandato até o final deste ano. Se discordamos da forma que as coisas acontecem no PSJ, devemos reinvidicar mudanças de outras maneiras. Tentar botar o cara para fora à força, é o pior caminho e temo que voltaríamos a tempos passados que não gostamos nem de recordar. Poderíamos por exemplo fazer uma campanha por Eleições Já. Aí tudo bem. Quem o colocou lá dentro tem a chance de tirá-lo de lá democraticamente. Mas aí eu acho que estou sonhando demais. E sempre lembrando que atos de violência e vandalismo não levam a nada e só tem um único prejudicado: o próprio Corinthians.
    Quanto ao texto do Erik, concordo com pouquíssimas coisas e discordo da maior parte. Nem vou entrar em detalhes para não ficar chato, mas é um monte de chavões e frases feitas que podem ser usados em qualquer época e em qualquer situação e em qualquer clube.
    Na minha opinião - e isso não quer dizer que eu seja o dono da verdade, estou muito longe disso até - as palavras de ordem no Corinthians deveriam ser ATITUDE E REFORMULAÇÃO. E uma complementa a outra. cont...

    ResponderExcluir
  2. cont...
    Atitude: para mudar a maneira casuística que se pensa hoje a administração do Corinthians como um todo. São todos muito acomodados, do jeito que está, está bom e vamos empurrando as coisas com a barriga (por sinal com a do Ronaldo que está imensa, dá até vergonha de ver que ele um dia foi o maior atacante da história do futebol e hoje está nesta situação).
    Reformulação: para ser posta em prática assim que se tiver coragem de tomar as atitudes que há muito já deveriam ter sido efetivadas, tais como: cortar relações com empresários que enriqueceram levando perebas para o clube; demissão sumária de jogadores e membros de comissão técnica que não encarnem o verdadeiro espírito do Corinthians (chega de treinadores gaúchos que pensam primeiro em não tomar gols, para aí sim se sobrar tempo tentar marcar um e chega de jogadores medíocres que ganham salários de 6 dígitos por mês para só comer e dormir).
    No ano passado após a eliminação para o Flamengo, eu comentei no blog do Silvinho que deveria haver uma reformulação completa na diretoria do Corinthians justamente por causa do comodismo dos que por lá estavam. Tinham feito muita coisa boa mas já não desempenhavam o mesmo papel com a vontade e a eficiência do início. E por isso eu levei bordoada de todos os lados. Disseram que eu era da turma do Citadini, que não era corinthiano, que era bambi enrustido e todos os adjetivos mais que nós corinthianos costumamos usar quando queremos tapar o sol com a peneira e não enxergar o óbvio escancarado na frente de nossos olhos. E hoje a palavra reformulação ampla, total e irrestrita é a mais usada pela torcida. Pena que abriram os olhos tarde demais. Metade de nosso ano já foi para o brejo.
    Enfim Samuel, são tantas as coisas erradas que eu teria que ficar escrevendo aqui até depois do carnaval. Mas infelizmente pelo que estamos observando nas atitudes e nas entrelinhas das entrevistas, nada muito diferente vai acontecer. O Andrés vai empurrar a situação até o final do ano quando tem eleições. Cabe ao associado dizer não a continuidade dessa turma de vampiros que estão sugando a nossa alma e principalmente os recursos de nosso clube.
    Queremos uma administração moderna, que deixe de lado a apadrinhamento e as figuras medíocres que são colocadas lá como diretor de qualquer coisa só por que é aliado político do presidente. Quem são ou que já fizeram pelo Corinthians o Mário Gobbi, o André Negão ou o Roberto "da Nova"?? Precisamos de corinthianos que pensem, tenham a certeza de que é e que ajam para que o Corinthians ocupe inquestionavelmente o seu lugar de maior clube do mundo. Com essa caipirada que está lá, deslumbrados com as câmeras de tv não saíremos do Tatuapé nunca. Os seus sonhos se resumem a conseguir ingressos grátis no Setor Vip para o próximo jogo.
    E só para terminar, como está a questão do tão falado estádio???? Cadê os parceiros e os investidores?? Sem forçar a memória, me lembro de 8 datas ditas pelo Andrés Sanchez desde o final de setembro de 2010 em que seriam apresentados o projeto e os parceiros. Até agora nada e quando questionado ele foge da resposta com a arrogância que acabou virando sua marca registrada. Quem lembra do Sanchez em 2007 e o vê agora, só sabe que é a mesma pessoa por que sua cara feia não mudou nada.
    Obrigado pelo espaço e desculpe pelo longo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Só mais uma coisinha: queria lembrar ao amigo Erik que os Soldados Espartanos não combinam com o Corinthians. Essa época foi marcada como uma das de maior boiolagem explícita da história da humanidade.

    ResponderExcluir
  4. FORA DIRETORIA MARKETEIRA!!!!!

    INCOMPETENTES, DEMORARAM PARA REFORÇAR O TIME DEPOIS DA SAÍDA DO WILLIAN E DO ELIAS!!!!!!

    TRANSFORMARAM ESSA TAL DE LIBERTADORES NO MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA, COBRAM PREÇO DE CIRQUE DE SOLEIL E APRESENTAM FUTEBOL DE CIRQUINHO DE PERIFERIA!!!!!!!!!!!!

    FORA EMPA-TITE, TÉCNICO MEDROSO, SÓ ENROLA, PARECE O ROLANDO LERO!!!!!!!

    FORA ROBERTO CARLOS PIPOQUEIRO AMARELÃO!!!!!!!!!!

    FORA GORDONALDO, GAROTO PROPAGANDA, O CORINTHIANS NÃO É O SEU SPA!!!!!!!!!!!!

    FORA JOGADORES MEDÍOCRES E SEM ALMA!!!!!!!

    O CORINTHIANS É RAÇA, AMOR À CAMISA, ESPÍRITO VENCEDOR, LUGAR DE JOGADORES COMO CARLITOS TEVEZ E CRISTIAN!!!!!!

    SE NÃO SUAREM SANGUE CONTRA A PORCADA DOMINGO, O BICHO VAI PEGAR!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. SAMUCA E ERICK

    interessante o post de vcs.
    Primeiro peço calma claro.
    Mas analisando aqui,e sendo isento por nao ser corinthiano. Andres imitou o saopaulo e se perdeu pela arrogancia.Ronaldo jogou bem ate se machucar contra o palmeiras e dar adeus a chance de ir a copa.
    Bom,o markenting dessa diretoria foi legal a principio, colocou o corinthians no trilho do reconhecimento mundial. Porem foi se perdendo atraves do caminho e a derrota para o tolima antrecipou uma reação que era certa mais a frente
    Meus caros, a camisa do corinthians parece foLHETO DE SUPERMERCADO, e nao digo isso para ironizar,mas acho que dinheiroébom, mas isso éfalta de respeito com o clube. tem de haver limite nisso. sobre o estadio. na boa acho que isso nao é quesatao de vida ou morte, me parece que o estadio é usado em horas eleitorais ou de crise no corinthians. jka dava para negociar o arrendamento do Pacaembu e prepara-lo para a abertura dsa copa. QUE ALIAS éo estadio que merece recebe-la. No estado de sp estadio mais tradicional, o que vcs acham?

    No mais, boa sorte a vcs e que sempre tenhamosbom nivel no debate

    ResponderExcluir
  6. É Carlos Renato, é por aí mesmo. É bom ver que mesmo os não corinthianos, apesar da diversão que devem estar tendo pela nossa situação, também tem a visão do quanto estão fazendo mal ao clube do povo.
    Só que os problemas são muito maiores. Trata-se de pilantragem mesmo. Sanchez fez coisas boas, se perdeu pela arrogância como você falou, e também pela safadeza, em roubar o clube, fatia-lo junto a empresários e aliados tão pilantras quanto ele.
    Quanto ao estádio, nunca me agradou essa postura de todos os clubes paulistas. Essa coisa de cada um querer ver o seu, querer ganhar do outro na base da prepotencia, do poderio economico puro e simples. Isso é importante, mas não pode ser a base, pois o futebol é entrenimento, sentimento, zoação. Com essa postura, o futebol paulista perdeu muito do seu brilho, do seu romantismo, e desencadeou uma rivalidade doentia, violenta.
    Moro no Rio, e aqui é totalmente diferente. Tem violência também, mas não chega nem aos pés do que vemos em SP. E isso muito por conta do Maracanã, um estádio de todos, simbolo do futebol. O lugar que todas as torcidas se sentem aconchegadas, e dá um brilho todo especial ao futebol local e para todo o Brasil.
    Falta isso em SP. Tínhamos isso com o Morumbi, que apesar de ser do SPFC, sempre foi de todos. Mas o Juvenal, arrogante, resolveu humilhar os rivais utilizando o estádio. Aquela da cota de 10% foi demais, e acabou com os clássicos em SP.
    Como troco, o Corinthians intensificou o desejo de ter um estádio, assim como o palmeiras.
    Todos tem direito, todos tem que ter, mas não como uma guerra, como uma forma de humilhação para o rival.
    Tá tudo errado no futebol paulista, não só com o Corinthians. E isso entristece.
    A esperança é que todos os torcedores, de alguma maneira, percebem isso. E quem sabe fazem força para mudar.
    Porque só nós podemos fazer isso. Se depender dos dirigentes, ou da imprensa podre e imbecil, a coisa só piora.
    Só lembrando, quando o SP fez aquilo dos 10%, o idiota do Benjamin Back falou que estava certo, que o estádio era dele, e que o Corinthians que fizesse o seu. O cara incentivando o revanchismo, o ódio. Ele, como toda a imprensa, faz isso em SP. Mas é o mesmo que baba ovo dos outros, dizendo que é lindo o show no Maracanã, com as torcidas dividindo o estádio. É duro aguentar isso, mas infelizmente, são os vermes da imprensa paulista que temos que aturar.
    Valeu amigo, antis também são bem vindos, desde que com respeito, como você veio.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. João, mesmo de uma forma diferente, você enxerga os mesmos problemas. E assim está nossa torcida. Vemos que tem muita coisa errada, de visão do sanchez sobre o que é Corinthians, totalmente contrária aquilo que realmente é, aquilo que todos nós corinthianos sabemos.
    O Corinthians precisa que quem o administre respeite o clube, sua essência. Precisamos que nossos valores sejam respeitados. Não se pode elitizar o clube do povo, por exemplo. E várias outras coisas. Cade nossas categorias de base? Loteadas para empresários e criminosos. Sanchez já reuniu condições suficientes para ser afastado, mais ainda que o velho Dualib, que apesar dos pesares, temos que reconhecer como o mais vitorioso, conquistando 14 titulos. E fudeu o clube financeiramente, mas manteve nossa alma, algo que esse maldito sanchez está arruinando.
    E o Ronaldo, útil no ínicio, agora colabora ainda mais com isso, achando que basta um twiter para resolver tudo.
    Chega.
    Temos que mudar isso, e essa percepção toda a Fiel tem, mesmo que cada um do seu jeito.
    Valeu!

    ResponderExcluir