domingo, 1 de agosto de 2010

Hoje tem Corinthians x Palmeiras, o maior clássico do futebol brasileiro!!

Nação,

Hoje tem Corinthians e Palmeiras, o "derby", clássico dos clássicos, maior rivalidade do futebol brasileiro.

Não existe nada comparável a um Corinthians e Palmeiras, retratado inclusive em vários filmes ao longo da história.

Desde pequenos, quando já entendemos o que é ser corinthiano, mas nem entendemos ainda muito bem o fuebol, o sentimento de rivalidade já mexe com a gente. Já olhamos para "eles" diferente do que com todos os outros.

Conseguimos explicar o motivo de não gostarmos de qualquer outro time. Menos com eles.

Porque não tem explicação. É algo nato, que transcende, que já estava definido que seria assim antes mesmo dos clubes existirem. Está no DNA.

Talvez a explicação mais próxima de entender isso esteja no sentimento. Porque assim como nós somos apaixonados pelo nosso glorioso Timão, eles são apaixonados pelo time deles também. Sentimento nato, natural, sem explicação, diferente do time das bonecas por exemplo, que torcem por modismo, porque "o time ganha libertadores", porque é "estruturado", "diferenciado", e todas as bichices que justificam a escolha daquele time.

Por isso, apesar da rivalidade, eles tem nosso respeito, e vice-versa. E isso também faz com que esse seja o maior de todos os clássicos. Por isso faz dele um campeonato a parte. O resultado muitas vezes define o rumo das equipes no campeonato.

E não adianta tentar falar que vai ser diferente. Não adianta vir com essa de que é só mais um jogo, que vale os mesmos três pontos. Não. Não é assim. Vale 15, 20, 30 pontos... vale o campeonato.

Uma vitória nos manterá na liderança, com moral alta, e com aquela perspectiva positiva de atropelar nos próximos jogos.

Uma derrota nos tira a liderança, derruba nossa moral e nos faz ter medo dos próximos jogos.

Vencer. É isso. Sangue nos olhos, coração no bico da chuteira, partir para cima deles e trazer a vitória. Perder nem pensar.

Adilson estréia hoje, e sabe muito bem disso. Sabe que esse fato também pesa no clássico, assim como do outro lado o Felipão, decantado como maior técnico do país, estar sem nenhuma vitória. Quem vencer, a glória, e o perdedor, o inferno.

Ele sabe disso. Tanto que pediu desculpas, 10 anos depois, por aquela derrota na Libertadores, quando tínhamos o melho time do país,  um dos melhores do mundo. A dor daquela desclassificação está presente até hoje, e será eterna. Uma vitória hoje vai valer mais do que mil pedidos de desculpas.

Comentando o jogo em si, temos desfalques importantes, com as ausências do melhor lateral brasileiro, Roberto Carlos, e o nosso melhor atacante, Dentinho. Ainda não sabemos os substitutos, provavelmente Leandro Castan improvisado e Iarley no ataque. As perdas são relevantes, mas tudo o que representa esse jogo deve ser incorporado pelos substitutos, e eles realizarem o melhor jogo de suas carreiras.

O nervosismo natural está presente, pois é a partida que ninguém quer perder, e por isso, deveremos ter um jogo amarrado, congestionado no meio campo, e quem errar menos sairá vencedor. Esperamos não ver o show de gols perdidos que o time está se acostumando.

Agora é se "concentrar" para a partida, porque a adrenalina já está alta. Cervejinha, churrasquinho, praia... vale tudo para relaxar um pouco, porque senão a gente não aguenta.

Vai Corinthians.

Valeu!





PALMEIRAS X CORINTHIANS
Marcos (Deola), Vitor, Edinho, Maurício Ramos e Armero; Pierre, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Lincoln; Ewerthon e KleberJulio Cesar, Alessandro, Chicão, William e Leandro Castan; Ralf (Paulinho), Elias, Jucilei e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley
Técnico: Luiz Felipe ScolariTécnico: Adilson Batista
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP). Horário: 16h (de Brasília).Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP). Auxiliares: Ednílson Corona (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Transmissão: TV Globo para RS, SC, PR, SP, GO, TO, MS, MT, SE, PE, RN, CE, MA (exceto Balsas), PA (exceto Santarém), DF, Salvador-BA e Varginha-MG. PFC para todo o Brasil.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida a partir das 15h45m

Um comentário:

  1. casa grande você acha que o adlson vai da certo no corinthias como tecnico

    ResponderExcluir