segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Corinthians empata e perde liderança!

Nação,

O Timão empatou com nosso maior rival, e por conta desse resultado perdemos a liderança do campeonato.

Em clássico, e principalmente neste, o importante é não perder. Ideal sempre é a vitória, mas diante da catástrofe que seria uma derrota, o empate não é tão ruim.

Mas aí entra aquela história do copo pela metade: para uns ele está meio cheio, para outros, meio vazio.

É com esse olhar que temos que analisar o jogo de ontem. Pela visão otimista, não perdemos, somamos um ponto num clássico em que não éramos mandantes, e continuamos no topo, só um ponto atrás do novo líder. Pela visão pessimista, estamos num melhor momento que o rival, e por isso tínhamos a obrigação da vitória, que nos manteria na liderança e eles cada vez mais no buraco.

Sinceramente, a perda da liderança não me incomoda agora. Estamos no início do campeonato. Mas me preocupa projetar como estaremos faltando quatro, cinco rodadas para o fim. Estaremos disputando a liderança e o título? Teremos vaga assegurada na Libertadores? Ou estaremos nos contentando com o prêmio consolação Sul Americana, ou, bate na madeira, lutando para não acontecer o pior?

Porque mais do que o resultado, repito, empate é sempre insosso mas ruim mesmo é perder, o que temos que analisar é o futebol apresentado pelo time, as opções de elenco e as nossas reais chances de disputar o título. Não vou chutar o balde e desqualificar a equipe, mas realmente estou preocupado.

Fizemos um belo gol, num contra-ataque fulminante, nossa nova arma, mas foi só. Deixamos o rival crescer, cedemos espaços, e tomamos o empate muito rápido, e por pouco não aconteceu a virada. Aliás, os caras marcaram duas vezes, impedidos, mas marcaram, o que demonstra que o setor defensivo estava muito falho.

Já aconteceu em outros jogos de a ausência de um ou outro titular desestruturar a equipe. E ontem aconteceu de novo. Sem o rei Roberto, a lateral esquerda volta a ser um problema, e compromete todo o sistema defensivo. Leandro Castan tentou, até quebrou um galho, mas não é a dele. E para não acontecer uma tragédia maior, já que o Felipão percebeu que ali era o canal, tivemos que sacrificar o Jucilei e o Elias, que passaram a jogar daquele lado, dando proteção e evitando as subidas do adversário. Mesma coisa a ausência do Dentinho. Iarley é esforçado, não é de todo mal, mas seu ímpeto dura no máximo os 15 minutos iniciais. Depois fica burocrático e perdido.

Ou seja, não temos elenco. E não estamos enxergando e se preocupando com isso. Enquanto os candidatos ao título se reforçam, com jogadores de qualidade, nós ficamos parados. A diretoria precisa acordar e trazer pelo menos uns cinco reforços de qualidade, para disputar vaga de titular, ou pelo menos ser um reserva a altura. Porque o que temos hoje não dá.

E, o ponto alto do clássico ontem, considerando que foi uma mediocridade, foi a "genialidade" de estréia do técnico Adilson. Alguém conseguiu entender porque ele tirou o Bruno César e colocou o Defederico? Se tivesse só tirado o Bruno, ou só colocado o Defederico já seria difícil, agora, as duas situações juntas, aí é demais para mim. Será que ele queria mostrar autoridade, dizer que ninguém é intocável? Sei lá, seja o que for, foi um péssimo cartão de visitas. Tirar nosso melhor jogador é coisa de maluco. Que não se repita.

E também já passou da hora do argentino mostrar alguma coisa. Não joga bem quando começa de titular, não joga bem quando entra durante os jogos, não rende no meio, não rende no ataque... qual é a dele? Será que ele é zagueiro e não sabe? Prá mim já deu, pode dispensar essa mentira que sonhou ser o Messi.

Enfim, temos um bom time, mas temos carências evidentes. Bons jogadores fazem toda a diferença, e atualmente estamos com poucos nesse nível. E que o técnico não invente de criar caso com o melhor que temos.

Próxima rodada pegaremos os urubus, novamente no Pacaembu. Não vamos novamente dar a chance de transformá-los em águia, como fizemos na Libertadores. Temos que atropelar para recuperar os pontos perdidos ontem.

Mano no maraca

Ontem foi um dia de vários clássicos. E o técnico da seleção escolheu o jogo do Maracanã  para assistir. Justamente onde não se vislumbra nenhum jogador com potencial para a atual seleção, pois os dois times contam com uma mulambada de dar dó, e os que se salvam ou são muito velhos ou são gringos. Então, o que ele foi fazer lá, ao invés de ir no Pacaembu por exemplo? Resposta, óbvio, começou a famosa "média" com o futebol carioca, menina dos olhos da CBF e da Rede Globo. Se liga Mano, você é "mano", sacou "parcêro"??!!

Valeu!

PALMEIRAS 1  X 1 CORINTHIANS
Deola; Vitor, Danilo, Maurício Ramos e Armero; Pierre, Edinho, Márcio Araujo e Lincoln (Tinga); Ewerton (Patrick) e KléberJulio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Leandro Castán; Ralf, Jucilei, Elias (Paulinho) e Bruno César (Defederico); Iarley (Souza) e Jorge Henrique
Técnico: Luiz Felipe ScolariTécnico: Adilson Batista
Gols: Jorge Henrique, aos 21, e Edinho, aos 33 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Danilo, Márcio Araújo e Armero (PAL); Chicão, Bruno César, William, Alessandro, Leandro Castán e Jorge Henrique (COR)
Público: 24.491 pagantes. RendaR$ 888.586,00.
Data: 1º de agosto. Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP). Árbitro:Paulo César de Oliveira (Fifa-SP). Auxiliares: Ednílson Corona (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).

3 comentários:

  1. CORINTHIANS MINHA VIDA... muito bom seu blog, vou add você nos meus favoritos!

    flw!


    VAI CORINTHIANS!

    @Skeleton_

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog, vou add você os favoritos.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Valeu galera!

    Bem vindos, o blog é nosso, a casa da Fiel.

    Abraços!

    Samuel

    ResponderExcluir