terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Utilidade pública: votar em bambi prejudica sua qualidade de vida!

19/01/2010 - 11h00
Insatisfeitos, 57% dos paulistanos deixariam SP se pudessem, diz pesquisa
Arthur Guimarães
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Um estudo encomendado pelo Movimento Nossa São Paulo ao Ibope mostra que a falta de qualidade de vida na metrópole está aborrecendo cada vez mais a população paulistana. Como indica a análise, problemas como a palpitante violência, a carência nos serviços públicos e a falta de consciência coletiva transformam a capital em um lugar quase insuportável.As preocupações na cidade
Violência e alagamentos são os maiores medos dos paulistanos

Dentre as informações tabuladas, um dos dados mais chocantes aponta que 57% dos habitantes mudariam de município se pudessem. Divulgada nesta terça-feira (19), a pesquisa por amostragem foi feita em dezembro do ano passado e entrevistou 1.512 pessoas, cobrindo todas as regiões de São Paulo e mesclando perfis variados em relação ao sexo, grau de instrução, cor, estado civil e renda.

Com base em itens referentes à qualidade de vida sugeridos por quase 40 mil pessoas, os entrevistados fizeram um diagnóstico da relação que estabelecem com São Paulo. No geral, em uma escala de 1 a 10, os paulistanos deram, em média, a nota 4,8 para avaliar o grau de satisfação com a capital. Dos 174 temas sondados, apenas 39 tiveram "nota azul".

Para Oded Grajew, membro da secretaria executiva da entidade e um dos responsáveis pelo trabalho, a quadro é alarmante - e totalmente previsível. "A maioria dos nossos governantes é representante de seus financiadores de campanha, que normalmente são grupos ligados à especulação imobiliária, que fazem a cidade crescer sem organização", diz.

Além disso, segundo Grajew, a sobrecarga na infraestrutura, a preferência pelo transporte individual e o abandono dos pobres agravam a sensação de caos urbano. "É um lugar com dois rios enormes e sujos, uma poluição tremenda e uma baita insegurança. Quem quer viver assim?",

Como ele explica, a pesquisa serve exatamente para mostrar o tamanho do problema e pedir ações práticas das autoridades. "Se depender da prefeitura, não ficamos sabendo o nível em que está a situação. Há inclusive uma lei, a 14.173/06, que obriga a administração municipal a divulgar uma série de dados sobre o funcionamento de São Paulo, como tempo de espera em ônibus e hospitais. Mas nem isso é cumprido", afirma.

Segundo ele, já que não há movimentação por parte dos políticos, a sociedade civil organizada está dando um jeito de refletir sobre o quadro. "Cabe a nós fazer esse alertas. Nosso objetivo é dar instrumentos para a população avaliar se a gestão pública está melhorando ou não a qualidade de vida das pessoas", diz.


Fonte: globo.com
19/01/10 - 12h07 - Atualizado em 19/01/10 - 13h26

Paulistano dá nota 4,8 para a cidade e diz que gostaria de se mudar de SP
Pesquisa do Movimento Nossa SP avalia qualidade de vida na capital.
Avaliação positiva do governo Kassab cai de 46% para 28%.

Bruno Azevedo
do G1, em São Paulo


O índice de paulistanos que mudariam da cidade se tivessem oportunidade subiu de 46%, em 2008, para 57%, em 2009. Já a percentagem de entrevistados que disseram que não gostariam de sair de São Paulo caiu de 53% para 41%. Os dados fazem parte da pesquisa Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (IRBEM), feita pelo Ibope Inteligência e encomendada pela ONG Movimento Nossa São Paulo. Os números foram divulgados nesta terça-feira (19).

A organização não-governamental considera que a população da maior cidade do país está insatisfeita com o bem-estar proporcionado pela metrópole. Numa escala de 1 a 10, a nota média para a qualidade de vida em São Paulo é de 4,8, abaixo da média de satisfação de 5,5.

A pesquisa mostrou também uma queda na avaliação da administração municipal. Na comparação com 2008, o número de pessoas que avaliavam o governo do prefeito Gilberto Kassab (DEM) como ótimo/bom despencou de 46% para 28%. Já os que avaliam como ruim ou péssimo mais que dobrou, passando de 12% para 26%.

“Espero que esses dados façam a Prefeitura a reavaliar para cima o seu plano de metas, como a construção de centros culturais, de lazer e hospitais em algumas regiões da cidade. A pesquisa mostra um resultado inquestionável.Se eu fosse a Prefeitura, reavaliaria as suas ações. Dois mil e nove foi um ano bastante ruim [para a Prefeitura]. Dos 174 itens de qualidade de vida avaliados, só 39 vieram acima da média e 57% dos paulistanos se pudesse mudaria da cidade. Os números falam por si”, disse Oded Grajew, um dos idealizadores do Movimento Nossa São Paulo quando perguntando se o ano passado foi um mal ano para a administração municipal.

A pesquisa, feita entre os dias 2 e 16 de dezembro, ouviu 1.512 pessoas acima de 16 anos que avaliaram quesitos que julgam importantes para sua qualidade de vida, como relações humanas, religião, trabalho, sexualidade, consumo, saúde, educação, lazer, habitação, meio ambiente, segurança, cultura, desigualdade social transporte e trânsito.

Segundo a ONG, os resultados mostram um maior nível de satisfação com aspectos relacionados à vida privada das pessoas e uma insatisfação com aspectos da vida em comum na cidade.


Comentários


Sou paulistano, mas me mudei de São Paulo e atualmente moro no Rio de Janeiro. O resultado da pesquisa não me supreende. Um dos fatores que me levaram a sair da cidade foram justamente os apontados. Os últimos governantes, sobretudo do PSDB e DEM tem uma visão elitista, não se preocupando com a vida das pessoas num todo, em todos os bairros e nas diferentes camadas sociais. Eles adotam modelinhos que julgam satisfazer a todos. Uma metrópole como São Paulo precisa ter vida, as pessoas precisam ter opção de lazer, de diversão. Mas o atual prefeito proibe tudo, fecha casas noturnas, bares, não investe em conjuntos poliesportivos. Nas questões urbanas então um desastre. Não há medidas efetivas para diminuição do trânsito, transporte público horroroso. Vão investir bilhões em metrô ligando aeroporto ao estádio do morumbi,por conta da copa do mundo, enquanto o resto da cidade vai continuar um caos. É isso. Se a população quer uma cidade melhor, tem que afastar kassab e PSDB.

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/


Nenhum comentário:

Postar um comentário