sábado, 16 de janeiro de 2010

Meninos do Timão dão adeus a Copinha. E é só isso!!


Nação,

Os meninos do Timão perderam agora pouco por 2 a 1, de virada, para o medíocre time do Juventude e deu adeus a Copa São Paulo.

Primeiro parênteses, se a Ferroviária consegue ter um estádio moderno, confortável, para 25 mil pessoas, porque o Corinthians não consegue ao menos reformar a Fazendinha para mandar alguns jogos menores lá?

Deixa prá lá, vamos focar no assunto inicial, porque essa parada de estádio tira a gente do sério.

Bom, não tinha acompanhado na íntegra os outros jogos do Timão.  Acompanhava os resultados, via os melhores momentos, lia as reportagens, enfim. Mas hoje assisti o jogo inteiro, e, vou dizer uma coisa, não gostei nada do que eu vi.

Primeiro pelo motivo óbvio da eliminação. Mas mesmo antes de bobamente cometermos dois penaltys infantis, sendo que um não foi, eu já estava me preparando para o pior, porque o time decididamente não apresentava praticamente nada de positivo.

Não vou fazer o mesmo discursinho vazio e furado da imprensa, de que a Copa São Paulo serve para revelar jogadores, e ser campeão não é o fundamental.

Porcaria nenhuma. O objetivo principal é ser campeão. Qualquer competição que o Corinthians participa ele entra para ser campeão. E todos os outros clubes cobiçam e muito esse título.

Mas apesar do título ser o objetivo, é lógico que apresentar um bom futebol, e de quebra aparecer pelo menos um jogador com futuro, também configura-se como fatores importantes nesse tipo de torneio.

E aí que tiro os pontos mais negativos. O time é até competivivo, apesar da eliminação, mas não apresenta um bom nível técnico.

Os jogadores, salvo um ou outro, são burocráticos, sem muito recursos, e usam e abusam do toquinho de lado ou da jogada violenta.

Aliás, isso se aplica a todos os outros times. Estamos colhendo já agora os resultados da "maravilhosa" Lei Pelé. Estamos formando brucutus e mercadorias "for export". A essência do futebol brasileiro já está totalmente comprometida, e a tendência é piorar.

Para vencer um campeonato, é necessário ter um bom time, técnica e taticamente falando. E jogadores, pelo menos 2 ou 3, que desequilibrem. Não foi o nosso caso.

O time é muito lento, insiste nas mesmas jogadas, ou seja, joga na lateral para o Dodô e vamos ver o que acontece. O meio campo tem pegada, mas não cria. William tem até estilo, mas é lento, sem muita visão de jogo, especialista no toquinho de lado ou recuada para trás. Ou seja, é a cara do time.

Tem ainda o Jadson, que tinha tudo para ser o craque do campeonato, pois foi campeão e um dos destaques do ano passado, além de fazer parte do elenco profissional, mas que configurou-se na maior decepção. Jogando muito mal, sem vontade, com aquela arrogância de quem já se considera acima dos outros. Pobre garoto. Espero que seja melhor orientado, pois tem potencial, e precisa entender que a vida é feita de altos e baixos. Disputar a Copinha não é nenhum demérito, e seria a chance de mostrar que tem capacidade de continuar no elenco profissional.

E a zaga? O filho do André Negão, o André Vinicius, pode até ser que tenha futuro, mas acho difícil. Chega sempre atrasado, parece que desacelera de repente. Foi um dos pontos fracos no jogo de hoje, fazendo um penalty totalmente desnecessário. Ele acaba nem tocando no jogador do Juventude, mas dar um carrinho na área, sendo jogador do Corinthians, o clube mais perseguido pela arbitragem, é lógico que o juiz vai marcar.

Um pouquinho de inteligência não faz mal prá ninguém, e essa é outra característica que faltou a toda a equipe. Não souberam jogar, não liquidaram a partida quando estavam ganhando e permitiram a virada para um time medíocre.

Feito o desabafo, porque afinal não vou ficar contente nunca após uma derrota do Timão, vamos lembrar que foi apenas uma eliminação na Copa São Paulo.

Foi só isso. Um torneio juvenil, que somos os maiores vencedores, mas não somos obrigados a ganhar todos os anos. Perdemos, e isso faz parte do esporte.

Não compromete em nada nosso ano. Não muda em nada os planos do centenário.

O que podemos tirar de lição é que para conquistar um título é preciso ter um time preparado para isso.

E isso nós temos certeza que teremos para as competições que de fato interessam.

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário