quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Há 10 anos o Mundo se tornava alvinegro. Corinthians, First World Champion - FIFA 2000!!!


Na temporada do centenário, Timão comemora 10 anos do Mundial da Fifa

Nesta quinta-feira, Corinthians completa uma década de uma das principais conquistas da sua história. Na final, a equipe bateu o Vasco nos pênaltis

Fonte: globo.com
Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico
São Paulo

Capitão, Rincón beija a taça de campeão O aniversário de 100 anos do Corinthians é apenas no dia 1º de setembro, mas nesta quinta-feira, 14 de janeiro, o torcedor alvinegro já tem motivo para comemorar. Há exatos dez anos, o Timão conquistava a primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa. Com um time de dar inveja aos adversários, o clube do Parque São Jorge venceu o Vasco por 4 a 3, nos pênaltis, e se tornou o primeiro clube a ser campeão do torneio.


Dida; Índio, Adilson, Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta, Marcelinho Carioca e Ricardinho; Edílson e Luizão. Do goleiro ao atacante titular, todos tiveram uma carreira vitoriosa. Entraram ainda na final Gilmar, Fernando Baiano e Edu, o único que atualmente está no Corinthians. O comandante daquele histórico time era Oswaldo de Oliveira, que agora dirige o Kashima Antlleras (confira mais abaixo por onde andam os campeões).


- Foi a conquista mais importante da minha carreira. Algumas pessoas dizem que aquele campeonato não valeu nada, mas eu recebi o troféu das mãos do presidente da Fifa (Joseph Blatter). Isso sem contar os adversários que enfrentamos. Todos eles queriam ganhar – falou Rincón, que recentemente acertou para ser auxiliar de Luxemburgo no Atlético-MG.

Antes de chegar à decisão com o Vasco, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Corinthians venceu o Raja Casablanca e o Al-Nassr e empatou com o Real Madrid.

A CAMPANHA DO TIMÃO
DATA JOGO
05/01/2000 Corinthians 2 x 0 Raja Casablanca
07/01/2000 Corinthians 2 x 2 Real Madrid
10/01/2000 Al Nassr 0 x 2 Corinthians
14/01/2000 Corinthians 0 (4) x 0 (3) Vasco


Não precisávamos ser amigos para sermos campeões"
- Muita gente já dava o Vasco como campeão. Eles realmente tinham uma grande equipe, com jogadores muito bons e jogavam em casa. Conversamos muito sobre isso durante aquela semana. Esse favoritismo do Vasco nos ajudou muito. Nossa equipe entrou muito animada – comentou o volante Rincón, capitão daquele time.

O colombiano nunca teve papas na língua. Sempre disse o que pensava e não era de levar desaforo para casa. Tanto que por várias vezes ele declarou que naquele grupo havia muitos problemas. Agora, no aniversário de dez anos da conquista, o ex-volante continua com o mesmo pensando, achando que não é preciso grupo unido para ser campeão.


- As brigas existem dentro de qualquer time. O importante era que, quando entrávamos em campo, a entrega era total de todos os jogadores. Não precisávamos ser amigos para sermos campeões – discursou o ex-meio campista corintiano.

- O diálogo nos fez conquistar o Mundial. Nós sabíamos que nosso time era muito forte e se conhecia só pelo olhar. E no Maracanã, quando entramos no gramado e vimos a invasão da Fiel, comentamos: não podemos perder de jeito nenhum – lembrou Marcelinho.


Após dez anos, outros cinco clubes foram campeões mundiais reconhecidos pela Fifa, três deles brasileiros.

OS CAMPEÕES MUNDIAIS
ANO CAMPEÃO VICE
2000 Corinthians Vasco
2005 São Paulo Liverpool
2006 Inter Barcelona
2007 Milan Boca Juniors
2008 Manchester United LDU
2009 Barcelona Estudiante

SITE OFICIAL DESTACA 10 ANOS DO MUNDIAL E CONVIDA PARA FESTIVIDADES

Corinthians celebra dez anos do Mundial com homenagens
Agência Corinthians
14/01/10 09h39

O Corinthians celebra nesta quinta-feira (14) os dez anos da conquista do 1º Mundial de Clubes da Fifa. E a comemoração acontecerá na próxima quarta-feira (20), antes do primeiro jogo do Paulistão 2010 no Pacaembu.

A Comissão do Centenário convida toda a Nação Corinthiana para entrar mais cedo no estádio e participar da festa do maior título da história do Timão. A partir das 21h haverá homenagens a jogadores que foram campeões mundiais vestindo o manto alvinegro.

Naquele 14 de janeiro de 2000, o Timão venceu o Vasco por 4 a 3 nos pênaltis, em jogo realizado no Maracanã. Dida; Índio, Adilson, Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta, Marcelinho Carioca e Ricardinho; Edílson e Luizão formavam a equipe titular do Corinthian s. Entraram ainda na final Gilmar, Fernando Baiano e Edu, que atualmente joga no Corinthians. O técnico era Oswaldo de Oliveira.

Comentários

No ano que completa 100 anos de história do maior clube do país, também é comemorado 10 anos da maior conquista de uma equipe em solo brasileiro.

Para os recalcados, que comemoram torneio intercontinental como se fosse mundial, inventando frases sem nexo, que infelizmente ganham eco na imprensa medíocre deste país, só temos a dizer o seguinte:

"Para conquistar o Mundo não é preciso atravessá-lo, pois quem é Todo Poderoso traz o Mundo a seus pés".

Aqui é Corinthians!

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário