terça-feira, 17 de novembro de 2009

Time do povo???



Corinthians tem a melhor arrecadação do Brasileiro
Bruno Thadeu e Rodrigo Farah
Do uol.com.br


OS QUE MAIS ARRECADAM
TIMES EM R$ (MÉDIA JOGO)
1º Corinthians 665 mil
2º Palmeiras 654 mil
3º Flamengo 650 mil
4º São Paulo 629 mil
5º Atlético-MG 581 mil

O Brasileiro tem mostrado que estádio lotado não significa muito aos clubes.

Time com maior público do torneio, o Atlético-MG conta com média de 40 mil pagantes por jogo, conforme levantamento da CBF. No entanto, a arrecadação da equipe mineira é bem inferior à do Corinthians.

Detalhe: a média de torcida corintiana no Nacional é de 20 mil, a metade do Atlético-MG. O Atlético-MG fatura cerca de R$ 581 mil por jogo. O Corinthians fatura R$ 665 mil, em média.

O Palmeiras apresenta uma curiosa relação custo x torcida. O time tem apenas o 9º desempenho em quantidade de torcedores no Brasileiro. Mas quando o assunto é dinheiro, a equipe alviverde supera diversos concorrentes, aparecendo como a segunda que mais lucra com venda de ingressos: R$ 654 mil, atrás apenas do Corinthians.

Explicações não faltam para explicar a liderança nas bilheterias mesmo sem adesão maciça dos torcedores.

Diretor de arrecadação do Corinthians, Lúcio Blanco, aponta três fatores para a boa campanha nas vendas de ingresso: fomento ao setor VIP do Pacaembu, adesão dos corintianos ao Fiel Torcedor, e a presença de Ronaldo.

O Corinthians possui um dos preços médios de ingresso mais caros entre os 20 clubes: R$ 33. A arrecadação é turbinada pela procura de torcedores para área VIP, vendida a R$ 180 por pessoa.

Para a Copa Libertadores de 2010, 21% dos ingressos VIPs para a primeira fase já foram comercializados.
"Ficou provado que o Corinthians não precisa ir ao Morumbi para faturar mais dinheiro. Precisa sim incentivar ações no Pacaembu. O torcedor investe quando tem conforto. O torcedor VIP, por exemplo, paga R$ 180 para dispor de estacionamento, translado, alimentação. Esse conforto atrai", diz Lúcio Blanco.

Mais de 50 mil corintianos já se associaram ao programa Fiel Torcedor, que consiste na facilitação e prioridade de compra de ingressos para jogos do time. A venda de ingressos é feita pela internet.

"O Fiel Torcedor estimula o corintiano a comprar o ingresso, importante para a receita do clube. Por outro lado, o torcedor terá descontos nos pagamentos e outros benefícios. O Ronaldo entra para fortalecer o projeto e atrair torcedores e investimentos", acrescenta o diretor.


Comentários


Muito interessante essa situação. Nos leva a várias reflexões, com aspectos positivos e alguns no mínimo preocupantes.

Ser o time que mais arrecada, mesmo levando em média metade do público dos campeões em presença de torcida, demonstra que não somos chamados de Fiéis a toa, pois a torcida comparece e paga um preço alto mesmo com o time fazendo um papel medíocre no campeonato.

E confirma que somos a maior torcida em todas as classes sociais.

Demonstra ainda que o programa Fiel Torcedor é um sucesso, e tem potencial para melhorar e se transformar de fato numa importante fonte de receita para o clube.

Isso é bom.

Mas tem o lado ruim, ou preocupante pelo menos.

Já de uns tempos, os mandatários do futebol, CBF e Federações, Ministério Público e Polícia Militar, além da própria Rede Globo, tem se manifestado favorável a elitização do nosso futebol.

Por ironia do destino, está cabendo justo ao "Time do Povo" liderar esse movimento.

Nas declarações do nosso diretor financeiro, fica claro o enfoque na "área vip", com ingressos caríssimos e serviço de primeira.

O nobre diretor diz, num misto de maravilhado e surpreso, que os vips pagam caro porque "gostam do conforto".

Como se os "não vips" não gostassem. Quer dizer que o povão pode ser maltratado, usar banheiro sujo, comer sanduichinho fuleiro, deixar o carro na rua na mão dos flanelinhas, e todo o pacote normalmente fornecido para os que não são membros da "corte".

Tratar o torcedor com respeito e dignidade é obrigação.

Mas o mais preocupante dessa "constatação" é que realmente a linha a ser seguida pelo Corinthians é: menos público, mais dinheiro.

Ou seja, queremos os vips e distância do povão.

Qual o reflexo disso a médio e longo prazo? Os gênios do business estão avaliando isso?

Somos a maior torcida do Brasil, em todas as classes sociais. Somos o time que mais arrasta público, disposto a pagar os mais caros ingressos.

Mas continuaremos a ser no futuro, se o nosso torcedor for sendo afastado gradativamente como vem se desenhando?

Soma-se a isso a proibição de se festejar nos estádios de Sampa. Logo, teremos um espetáculo tão caro e sem graça quanto uma ópera no Teatro Municipal.

Concluindo, o diretor diz que "está provado que não precisamos jogar no morumbi para arrecadar mais".

O fato de não jogamos no morumbi não quer dizer que não queremos ter um estádio grande. Não jogamos mais lá porque cansamos de encher os bolsos deles de dinheiro, de fortalece-los as nossas custas.

Mas queremos e temos torcida para a construção de um estádio para 70, 80 mil pessoas. E dispostas a pagar os ingressos mais caros que qualquer outra torcida.

Pelo menos hoje podemos afirmar isso. Com esse plano de elitização, no futuro, já não se pode ter tanta certeza.

Nunca pensei que odiaria tanto a palavra "business".

Valeu!

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