terça-feira, 11 de agosto de 2009

Destruição do futebol brasileiro fase III - mudança do calendário!!




Nação,

Aproveitando a folga da tabela no meio da semana, e já que o Timão não está causando suspiros, e sim calafrios, vamos tocar num assunto fundamental e que vem sendo tratado de forma irresponsável pela mídia esportiva.

Diante do desmanche do Corinthians, e da venda de jogadores importantes de outras equipes, começamos a vivenciar um debate barato sobre como enfrentar a tal da janela das transferências internacionais, que acontecem nos meses de janeiro e agosto.

A mídia esportiva, despreparada em alguns casos, e má-intencionada nos outros, vem batendo na tecla que a solução para todos os problemas do futebol brasileiro é a adequação do nosso calendário ao calendário europeu.

Tem um ditado no mundo empresarial que diz o seguinte: para todo problema complexo existe uma solução fácil... que está errada.

Lógico que a solução para o êxodo do futebol brasileiro para o exterior não está no calendário. O que vai impedir um jogador sair, já que a janela continuará a existir no mesmo período?

Não é por isso que eles saem. E a imprensa esportiva, despreparada em alguns casos e má intencionada nesse, sabe disso.

Eles saem porque são de propriedade de empresários e investidores ocultos, que precisam fazer lucro com a negociação, independente dos interesses do clube e do próprio atleta.

E vai continuar sendo assim, porque essa é a atual estrutura do futebol brasileiro, é o modelo vigente.

Modelo que foi criado pela Lei Pelé. Antes dela, os jogadores eram patrimônio do clube. Eram vendidos também, mas em número muito menor. E rendiam muito mais para os clubes.

Após a Lei Pelé, os jogadores viraram mercadoria. De feira. São vendidos aos quilos, dúzias. E não rendem praticamente nada aos clubes, somente aos seus donos, os empresários.

E a proteção da imprensa esportiva a essa Lei e a figura dos empresários não parece ser fruto de um despreparo. Todo mundo gosta de dinheiro, e jornalista não seria diferente né?

A Lei Pelé foi aprovada guela abaixo. Não se discutiu com a população. Os seus defensores, verdadeiros ditadores das idéias, não admitiam o menor questionamento. Desqualificavam todos aqueles que ousavam falar algo negativo. Ou eram os cartolas, bandidos, ou o povão, medíocre e ignorante, conforme relembrado agora pelo brilhante Mário Gobbi.

Tudo aquilo que as pessoas sensatas diziam sobre os efeitos da lei pelé já viraram realidade hoje. Dezenas, centenas de clubes importantes do interior do Brasil fecharam. E os grandes clubes viraram barriga de aluguel, utilizados apenas para gerar "talentos" que serão vendidos na primeira oportunidade.

A malfadata lei foi a fase I da destruição do nosso futebol.

A fase II foi a adoção desse campeonato modorrento por pontos corridos. Apenas 20 clubes, num país de dimensões continentais, e com 4 caindo.

Resultado, todo ano um grande clube cai. Isso é bom? Vão dizer que pagam pela incompetência. Ok, mas repito a pergunta: é bom?

Nos países europeus existem 2 ou 3 clubes grandes, com história, torcida e reais condições de brigar pelo título. Logo, eles concentram os investimentos, e por isso a sua queda é quase impossível.

No Brasil temos 12 clubes grandes, e mais uns 12 médios, com história, títulos, e muita torcida.

A probabilidade de um grande cair é real, independente da gestão. Porque 12 por 20 é uma proporção muito maior do que 3 por 20, concordam?

Mas não tem jeito, poque o campeonato por pontos corridos, turno e returno, obrigatoriamente é longo. Então, 20 clubes é o limite.

Aí ficam de fora vários clubes de diversos estados do Brasil. Nenhum clube na região norte, apenas 1 ou 2 do nordeste, e domínio da região sul e sudeste.

É isso que podemos chamar de campeonato nacional?

Não por acaso o brasileiro tem gostado muito mais da Copa do Brasil do que desse tal campeonato brasileiro.

Bom, agora como gran finale, os gênios propõem a mudança do calendário, ficando igualzinho aos europeus.

Eu não sei se estou errado, mas desde que nasci eu achava que era brasileiro. E todos aqueles que vivem no mesmo país que eu também considerava como brasileiros.

Mas para os vira-latas da mídia desportiva nós somos europeus inadaptados.

Querem que o campeonato comece em um ano e termine no outro. Comece em agosto, e tenha seu ponto alto em janeiro e fevereiro, meses de férias e carnaval, no auge do verão.

Fisiologistas são totalmente contra. Mas não são ouvidos.

Torcedores são contra. Também não são ouvidos. Pior, são manipulados. Utilizam do momento de angústia pela perda dos principais jogadores, e tentam vender ao torcedor que tudo se resolve com essa rídicula mudança de calendário.

Um ou outro jornalista é contra. E, lógico, é solenemente ignorado pelos demais.

Faço aqui uma menção honrosa ao José Roberto Wright, comentarista de arbitragem da Rede Globo e colunista no Lance. Ele é a voz isolada, único que, como nós torcedores, diz que a Lei Pelé precisa ser mudada, e único que diz que a mudança de calendário será um absurdo e decretará de vez o fim do futebol brasileiro.

Só para não dizer que apenas criticamos e não damos soluções, aí vão algumas simples:

1-) não precisa mudar calendário; basta apenas que nosso campeonato brasileiro comece no início de agosto e termine na última semana de dezembro antes do Natal. A janela se tornará tão pequenininha, e com tão pouco tempo de exibição das "mercadorias" que certamente diminuirá a venda para o exterior;

2-) férias aos jogadores durante o mês de janeiro;

3-) pré-temporada no mês de fevereiro;

4-) disputa dos campeonatos estaduais, Copa do Brasil e Libertadores no primeiro semestre;

5-) inter-temporada em julho, com direito a excursão dos times brasileiros, participando de torneios internacionais.

Prontinho. Sem loucuras, sem devaneios, sem desonestidade.

E ainda mantendo a Lei Pelé do jeito que os bandidos gostam.

Porque a salvação do futebol brasileiro mesmo seria a revogação dessa lei, e a extinção do lixo criado por ela, os empresários.

Mas isso é pedir muito e sonhar alto demais.

Valeu!

4 comentários:

  1. Brilhante Samuel! Só discordo da parte que diz que o povo gosta mais da Copa do Brasil que do Brasileirão. Ela até era equiparada ao Brasileiro quando contava com todos os times, inclusive os que disputavam a Libertadores, como acontece na Europa, onde os times disputam os campeonatos nacionais, as suas copas nacionais e o torneio continental. Mas aqui no Brasil só se copia as ideias ruins ne...

    ResponderExcluir
  2. Rafael,

    O brasileiro adora futebol, então independente da fórmula sempre vai gostar do campeonado brasileiro.

    Lógico que tem a preferência porque reúne os principais times.

    Mas o crescimento no interesse na Copa do Brasil, a repercussão dos seus jogos, a comoção em torno da disputa das finais, tudo isso cresceu muito nos últimos anos.

    Coincidentemente quando o brasileirão passou a ser de pontos corridos.

    Isso porque o brasileiro gosta de finais, e a Copa do Brasil tem isso.

    O brasileirão ainda é o favorito, mas nem por isso podemos dizer que ele é super legal. É chato, na maioria do tempo é chato.

    Muito longo, com os times se desfigurando durante sua realização, e no final, nem sempre o campeão é o melhor time, e sim o mais regular e burocrático, como foram os bambis nos últimos 3 anos, e provavelmente será agora novamente.

    Quanto ao calendário, é revoltando ver a postura da imprensa, tratando isso de forma leviana e autoritária, sem dar ouvidos a quem pensa diferente.

    Tem algum empresário indo contra a adequação do calendário? Não. Só por isso já podemos ver que não será nada bom.

    Basta o brasileirão começar em agosto, com jogos aos domingos e quartas. Teremos eliminado o efeito da janela sem adequar porcaria nenhuma.

    Essa síndrome de vira-latas cansa.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. acho que o brasileirão deveria voltar a ser diputado em finais é muito mais emocionante e nesse tipo de disputa só da timão não tem pra ninguem.
    quanto ao calendário acho que não deveria se adaptar com o europeu, acho que o calendário pode ficar do mesmo jeito, mas acho que seria até melhor se adaptar ao modo que vc disse.

    ResponderExcluir
  4. essa lei pelé só foi feita na epoca para "salvar o santos do marasmo que se encontrava e que não conseguia sair do jejeum sem títulos....pele, maldito como sempre a fez pensando no seu clube e os clubes e a cbf não se mexem para fazer nada

    ResponderExcluir