domingo, 26 de julho de 2009

Ronaldodependência, desmanche, derrotas humilhantes... é esse o novo ciclo???




Nação,

Uma derrota humilhante, 3 a 0 para o maior rival, talvez seja o desfecho perfeito de uma semana terrível, que apesar da vitória no meio da semana ficou marcada pelo início do desmanche do melhor time do país.

Veio premiar ao Mário Gobbi, "excelente" planejador, que acha normal destruir um time entrosado e vitorioso, jogando fora a tríplice coroa e, de quebra, mais uma vez reduzir nossa possibilidade de conquista da Libertadores.

Só prá recordar o que disse o gênio:

"Dezenas de torcedores do Corinthians se concentraram em frente às cadeiras numeradas do Pacaembu, na noite desta quinta-feira, durante o intervalo da partida contra o Vitória, para protestar contra a saída dos principais jogadores da equipe.

Assim que terminou o primeiro tempo do jogo, torcedores organizados passaram a entoar cantos críticos contra a diretoria do Corinthians. "Não é mole não, esse desmanche vai f... o Coringão", "Aqui não tem otário, esse desmanche vai f... o centenário".

Para Gobbi, a crítica se trata de "um discurso medíocre e hipócrita, de torcedor de arquibancada, que não tem o mínimo de cultura para falar uma coisa dessas".


Gobbi, medíocre e hipócrita é você. Feliz seria o clube que pudesse ter dirigentes com a mesma competência, visão e o amor que tem o torcedor.

Porque qualquer torcedor sabe que para montar um time vencedor não basta apenas grandes jogadores.

Precisa além disso de entrosamento, de comprometimento, e de tempo.

Para montar o melhor time do país nós demoramos um ano e meio.

Para destruí-lo apenas uma semana.

Só o medíocre Mário Gobbi não sabe disso.

E um componente indispensável para a formação de um grande time é a harmonia com a torcida.

Durante toda a série B a torcida deu show de amor, fechando com a equipe, perdoando más atuações, apoiando de forma incondicional.

Isso fez com que jogadores medianos adquirissem confiança, e com a tranquilidade passada pelas arquibancadas puderam se desenvolver e chegar ao estágio de grandes jogadores.

Então, Mário Gobbi, não bata no peito para dizer que foi a diretoria que montou essa equipe. Sem a torcida, metade deles não teria durado 3 meses.

Por isso nos respeitar sempre é o principal atributo que um dirigente tem que ter.

E essa visão míope de que ganhar dinheiro com o time é vendê-lo é típica do futebol brasileiro, pequeno e refém de empresários.

Será que o Real Madrid pagou centenas de milhões no Kaká e o Cristiano Ronaldo para vendê-los daqui a 6 meses?

Time bem administrado e com visão ganha dinheiro com a utilização dos jogadores, e não com sua saída.

Quanto ganharíamos até o final do ano tendo a melhor equipe do país? Quantos milhões entrariam no nosso cofre com bilheteria, venda de produtos, premiações por títulos, amistosos?

E quanto gastaremos para tentar montar uma equipe competitiva de novo?

Não é num toque de mágica. De repente gastaremos o dobro do dinheiro que entrou e formaremos um time pior.

Por isso que para nós, torcedores, o desmanche da equipe é algo imperdoável e injustificável.

E tentar nos convencer com insultos decididamente não é o melhor jeito.

Corinthians 0 x 3 Palmeiras

Bom, falando do jogo, foi humilhante.

E preocupante. Porque já refletiu tudo que escrevi acima.

Chicão e William são bons zagueiros, e juntos não perdiam a meses. Mas isso porque eles faziam parte de um sistema defensivo eficiente, seguro. Futebol é assim. A ausência de uma única peça pode comprometer todo o conjunto.

Jucilei tem potencial, mas precisará de tempo e de uma equipe de qualidade para confirmar seu bom futebol.

A saída do Ronaldo comprovou também aquilo que já sabemos de muito tempo. O time depende demais dele. Técnicamente e psicologicamente. Quando ele saí, simplesmente todo o futebol vai junto.

Sem dizer no adversário, que se agiganta.

A falta de planejamento da diretoria em não ter ao menos um atacante que possa entrar e garantir o mínimo de temor na zaga adversária foi determinante ontem.

Sem esse atacante, o Mano cometeu uma das maiores gafes táticas dos últimos anos, ao colocar o Moradei em campo e dar o jogo de presente para os porcos.

Mais uma vez culpa da diretoria, que se desfez do Otacílio Neto, que tinha alguma lucidez e qualidade, e mantém o manco e imprestável Souza.

Também ajudou a atuação tendenciosa do árbitro. Gaciba entrou claramente incomodado, com o obejtivo de compensar os supostos erros no jogo da Copa do Brasil contra o Vasco, quando a mídia marrom o massacrou.

Uma diretoria NÃO MÍOPE saberia disso e o teria vetado.

Enfim, um golpe duro pelo placar e pelo rival.

Mas muito mais dolorido pelo temor do que vem pela frente.

Que o gênio Gobbi arregace as mangas e trabalhe duro para remontar a equipe o mais rapidamente possível.

Ou então que ele aceite uma proposta de algum time do Leste Europeu ou do Oriente Médio e suma.

Essa sem dúvida seria a melhor opção para a Fiel.

Sem valeu!

Um comentário:

  1. Pode esquecer triplice coroa...depois desse desmanche, vai ser dificil remontar a equipe e como vc disse é necessario tempo para a equipe se tornar forte novamente. E o sr. Gobbi, não conhece nada do CORINTHIANS, será que ele já leu ou ouviu a seguinte frase: "O CORINTHIANS É O TIME DO POVO, E É O POVO QUEM VAI FAZER O TIME." Acho que não ne?! E dizer que o unico objetivo do futebol é retorno financeiro, afff, e aonde vai parar a paixão de mais de 30 milhões de pessoas??? E sera que a renda proporcionada pela FIEL (utilizada para pagar o pomposo salario dele), não tem o minimo valor para o clube??? Que semana catastrofica...

    ResponderExcluir