quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mexeu com o protegidinho, a mídia faz beicinho!!!





Nação,

Existem dois clubes protegidos da mídia: o bambi fc e o flamengo.

O bambi fc por interesse, já que eles abrem as portas do tal Reffis para vários jornalistas. Ainda tem as cortesias de ingressos para shows no panetone, tipo o caso do Madonão, além do diretor de marketing ser o Júlio Casares, também diretor da Record, presidente de associação de cronistas, enfim, da panela da mídia.

Já o flamengo é por sentimento mesmo. A mídia esportiva tem seu berço no Rio de Janeiro, mesmo que hoje os jornalistas de mais destaque sejam de São Paulo.

Mas é no Rio que nasceu e ainda tem sua sustentação. É a escola de João Saldanha, Nelson Rodrigues, Armando Nogueira, dentre outros.

E o Rio de Janeiro é a terra da Globo. E do Lance.

Então, por isso se explica tamanhoa sentimento pelo flamengo.

O que não explica é a reação xiliquenta com uma simples frase do Ronaldo.

A gente sabe que qualquer coisa falada pelo Ronaldo, ainda mais envolvendo os dois clubes de maior torcida do país vai ter repercussão mesmo.

Mas daí ter essa comoção, esse ódio, essa declaração de guerra, aí vale fazer uma análise.

Vou me ater a tropa de elite do diário Lance, pois foi onde mais me abismou pelo destempero dos seus jornalistas.

Começa com o blog de um tal de flávio garcia. O título é: "Ronaldo deveria esquecer o flamengo". Aí o cara escreve um monte de bobagens, chegando ao ponto alto com: "Chego a temer pela segurança do jogador quando estiver no Rio".

Alô Polícia Militar. Alô Ministério Público: olha a incitação a violência aí....

Ôooo figurinha, o Ronaldo ficou mais de 3 horas no programa Bem Amigos, e falou sobre o flamengo durante uns 30 segundos, porque foi persistentemente indagado. Então, vamos reavaliar quem é que tem que esquecer quem, falou?

Depois os demais jornalistas do Lance continuam com a viagem. O Marcelo Dalmato, editor chefe escreveu duas páginas completas do Lance com pesquisas, depoimentos, etc... só para provar, por A + B, que o Ronaldo falou uma "heresia" e que deve ser "queimado no fogo do inferno" por isso.

Caraca, fico imaginando se fosse o Flamengo perseguido como o Corinthians é. Os caras não aguentariam uma semana. Por isso somos diferenciados.

Ronaldo falou algo que se ouve em qualquer butequim. A torcida do flamengo é grande, mas é formada sim por muitos torcedores que o tem como segundo time, principalmente no nordeste.

Isso é natural. Não é só o flamengo, mas todos os times do Rio. Todos sabem que tem aquela parada do carioca ser mais bem aceito no resto do país do que o paulista. Por isso existe uma simpatia maior com os times cariocas.

Não considero isso demérito e não vou tirar a importância e nem diminuir a torcida do flamengo por causa disso. Mas isso é um fato, e não tem como negar.

Então, aceito que a torcida do flamengo seja maior que a do Corinthians. Mas não tão maior como tentam impor.

Diria que a diferença está dentro da margem de erro, de uns 2 ou 3 pontos percentuais.

Mas, como sempre acontece, sempre que a supremacia rubronegra é ameaçada, correndinho a tropa de elite encomenda pesquisa, para "provar" que eles são os maiores.

Foi assim em 2007. Dois anos antes tinha uma pesquisa do Ibope e do Datafolha que colocava o flamengo com 16% da torcida no país, e o Corinthians com 13%.

Começaram os rumores que na pesquisa de 2007 o Corinthians já apareceria como a maior torcida.

Mas para surpresa geral e contrariando toda a lógica, o Flamengo pulou para 17% e o Corinthians caiu para 12%.

Os próprios especialistas dizem que um dos fatores que contribuem para o crescimento de uma torcida são as conquistas. Como pode então, o Corinthians que entre 1998 e 2007 havia ganho 3 campeonatos brasileiros, 1 copa do brasil e 1 mundial de clubes ter sua torcida diminuída, e o flamengo, que nesse período não ganhou nada, ter aumentado?

Bom, agora diferente do que o Ronaldo, que só respondeu uma pergunta, eu falo textualmente: AS PESQUISAS SÃO MANIPULADAS SIM!!!

E a prova disso veremos daqui a alguns dias, quando com certeza o Lance e a Rede Globo encomendarão pesquisa para o Ibope, e, por acaso, a torcida do flamengo terá crescido mais um pouco e a do Timão diminuído.

Querem apostar?

Mas deixa prá lá. Podem manipular a vontade, mas a realidade está aí para todo mundo ver.

Somos o Corinthians, a marca mais valiosa do futebol brasileiro.

Somos a Fiel, a mais fanática e vibrante torcida do Mundo.

E, só prá chatear, somos os maiores mesmo tá??!!

Valeu!

3 comentários:

  1. Eu estava procurando o blog de um amigo e apareceu o seu comentario no topo da ultima pagina, e nao deu para ignorar, pela pura falta de coerencia.

    Encher a boca para falar de titulos com a ajuda da arbitragem eh muito facil... assim como querer ser o que nao eh.

    Ronaldo ser o esportista mais querido, falando a quantidade de besteira que esta falando e saindo com travesti pode ser normal, nao eh manipulado, mas as pesquisas, TODAS, que apontam a merda do Flamengo como time com maior torcida sao falsas? Dah um tempo!

    Nao dah para questionar as pesquisas, ate porque quase toda a imprensa esportiva eh de SP. O Sportv eh quase todo de SP, a ESPN, toda de SP, ignora que outros estados existem, a Bandeirantes e demais abertas apenas mencionam os outros estados para usar como escada para os times paulistas - torcem discaradamente.

    O Corinthians tem um bom time, mereceu a Copa do Brasil, mas isso nao faz dele o melhor ou mais querido... se bastassem titulos para ganhar torcida nao teria mantido a maior torcida de SP mesmo quando ficou mais de 20 anos sem ganhar NADA. Se fosse o melhor, nao precisaria do juiz para ganhar o jogo de quarta-feira passada.

    A unica coisa em que a torcida do timao eh igual ou maior que a do urubu eh no numero de marginais e imbecis.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro "anônimo".
    No começo achei que você era flamenguista, mas pelo tratamento "fino" que deu ao time ficou claro que não é. Depois continuando com as análises preconceituosas contra os dois times de maior torcida do país percebi que você deve ser torcedor de algum time se SP, rival direto do Timão. Rivalidade tem que existir, mas precisa ser sadia. Essas frases preconceituosas e generalistas tão por fora. Não faz isso não cara, é feio. Você até escreve bem, mas joga tudo fora quando vai por esse lado.
    Bom, quanto ao tema, a reação da imprensa e da torcida do flamengo foi desproporcional ao falado pelo Ronaldo. Questionar e provocar faz parte do futebol. O flamengo ter a maior torcida não pode virar um dogma. O Corinthians é questionado sempre, como você mesmo fez aqui, e nem por isso sai fazendo escândalo e inflando a torcida para atos violentos. Foi isso que escrevi, e não tem incoerência nenhuma nisso.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Babaca,vc é simplesmente ridiculo como esse blog.

    ResponderExcluir