segunda-feira, 11 de maio de 2009

Perder é horrível. Escolher perder é imperdoável!!



Nação,

Logo após o jogo tentei escrever algo. Mas ao começar a digitar, a cada 3 palavras, 4 eram palavrões. Então decidi me acalmar, dormir e deixar para o dia seguinte.

Aqui estamos, mas não adiantou muito. Ainda estou muito puto. Mas acho que dá para controlar um pouco a adrelina, e me perdoem se escapar um ou outro palavrão, como esse aí.

Não sei quanto a vocês, mas eu particularmente odeio perder. Odeio, odeio, odeio. Me arrasa, me deixa desanimado e com muita raiva.

A gente aprende que na vida as vitórias e as derrotas fazem parte. Então, entendemos que temos que aceitar as derrotas. Mas jamais procurá-las.

Temos que fazer de tudo para evitá-las, porque aí quando elas acontecerem, o nosso conforto é que nós lutamos contra ela.

E não foi isso que aconteceu ontem. Por uma questão de "planejamento", escolhemos perder o jogo de estréia da nossa volta a primeira divisão nacional, contra o principal favorito ao título.

Temos que priorizar a Copa do Brasil? É um atalho para a Libertadores? Ok, pode ser. Isso explica mas não justifica.

Não justifica entrar com um time inteiro de reservas praticamente. Poupar o Ronaldo, mais uns 2 ou 3 jogadores por cansaço ou condicionamento físico tudo bem. Agora, o time inteiro?

Porque o Douglas não jogou? E o André Santos? E o Chicão? E Moraes e Fabinho? Porque Dentinho e Alessandro só no final? Porque Otacílio Neto não tem prioriedade sobre o Souza?

Sabe, a gente tem que louvar o trabalho do Mano e também da Diretoria, mas tem hora que os caras fazem algumas coisas que não entram na nossa cabeça. E não parece assim muito transparente.

O Mano precisava dar descanso para uns 3 ou 4 jogadores. Mas ficou claro que resolveu liberar todo mundo para não ficar mal com os caras. Ontem era dia das Mães, neguinho queria ficar em casa...

Só que era dia das Mães também para mais de 15 mil fiéis que foram ao Pacaembu. E para os milhões que estão hoje tendo um dia terrível.

Somos o Corinthians, o time mais importante do país. Sempre fomos, e agora então muito mais. Por tudo que passamos no ano passado. Pela nossa volta triunfal. Pela nossa conquista brilhante do campeonato Paulista. E lógico, por ter Ronaldo.

Só se fala da gente de norte a sul do Brasil, e pelo mundo afora. Nossa responsabilidade aumentou. Não podemos dar esse mole de fazer moral para timecos.

Porque o pior da derrota é que ela corresponde a uma vitória do adversário. E um adversário que é favorito ao título. Um adversário que está entalado na nossa garganta, por ter sido o responsável direto da nossa queda, ao entregar o jogo para o Goiás.

E tem o Nilmar, um verme responsável pelo maior desfalque financeiro da nossa história.

Agora, nós proporcionamos ao Inter o papel de estrela do campeonato, e ao Nilmar o estatus de craque iluminado.

Resumindo, sou totalmente contra esse negócio de entrar com time reserva. Jogador fica mal acostumado. Os titulares ficam estrelinhas, e os reservas sem responsabilidade.

No ano passado tivemos um exemplo de como essa opção pode ser desastrosa. O Fluminense abandonou as primeiras rodadas do brasileiro. Ficou famosa a frase do Renato Gaucho dizendo que o flu iria brincar no brasileiro após ganhar a Libertadores. Perderam, e só não foram rebaixados porque na penúltima rodada o Atlético entregou o jogo no Mineirão.

E a Copa do Brasil pode ser um atalho para a Libertadores em função do menor número de jogos. Mas não quer dizer que seja mais fácil. Pois é eliminatório e só premia o campeão. Já chegar entre os quatro no brasileirão não é tarefa das mais difíceis quando se tem um time competitivo como o nosso.

Mas se abrir mão, aí pode complicar. Se avançarmos na Copa do Brasil teremos mais umas 5 ou 6 rodadas do brasileirão. Vamos perder todas?

Não pode. Já quero ver domingo, contra o Botafogo. Se o Mano repetir a gracinha, não iremos aliviar.

Aqui é Corinthians, pô!!!!

Valeu!

4 comentários:

  1. MAS SE O ATAQUE FOSSE OTACILIO NETO JORGE HENRIQUE E DENTINHO SERA QUE A HISTORIA NAO SERIA DIFERENTE? ACHO QUE SIM MAS O MANO DECIDIU POR O SOUZA E O DENTINHO E O OTACILIO NETO NO SEGUNDO TEMPO E NEM O SOUZA TIROU AI NAO DA

    ResponderExcluir
  2. O MELHOR FOI QDO, EM VEZ DE ELE TIRAR O SOUZA PRA COLOCAR O DENTINHO, ELE TIROU O JUCILEI Q ATÉ ENTÃO VINHA MTO BEM NA PARTIDA...

    ResponderExcluir
  3. Discordo de vc dessa vez Samuel. Acho sim que o time merecia um descanso, uma vez que vimos de uma sequencia de seis jogos dificeis e de carater decisivo (12/04 - 2x1 bambis ; 15/04 - 2x0 Misto-MS ; 19/04 - 2x0 bambis ; 26/04 - 3x1 sardinhas ; 29/04 - 2x3 Atletico-PR ; 03/05 - 1x1 sardinhas ; 06/05 - 2x0 Atletico-PR), e nesses jogos o desgaste é muito grande, entao, concordo com o que fez o Mano. Mas, concordo em partes tambem, pq eu quero entender pq o Morais que é reserva não foi pro jogo, o Fabinho, o Otacilio Neto, pô, jogamos com Lulinha e Souza no ataque, uma linha de tres zagueiros que não treinam juntos, não tem o minimo entrosamento (Renato, Diego e Jean), botou o Jucilei pra estrear numa puta duma fogueira - e ainda assim ele foi bem. Enfim, acho que o Mano fez bem, devido a essa sequencia que eu citei, mas, foi mal na escalação do time. Valeu Samuel. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Rafael,

    A minha linha de raciocínio é a mesma que a sua. Não havia motivos para a ausência do Moraes, do Fabinho e do Otacílio Neto. E dos titulares, você defende que todos deveriam ser poupados. Ok, mas eu já acho perigoso desmatelar o time. Então, além dos reservas imediatos citados aí, também poderiam ter jogado desde o início o Dentinho e o Alessandro, além de pelo menos mais um titular. Teria descansado a maior parte do time, sem comprometer demais a qualidade e o conjunto. O Jucilei foi bem, e concordo com a Áurea, o Mano não deveria ter tirado. Eu não quero ser injusto, porque o Mano faz um excelente trabalho, mas ficou parecendo que ao dar folga para uns, obrigatoriamente ele tinha que dar para outros, para não causar ciumeiras ou conflitos. Isso é complicado. Se avançarmos na Copa do Brasil, e iremos, teremos outros jogos do Brasileirão que jogadores precisarão ser poupados. Aí ele vai repetir a dose? Dar descanso prá todo mundo? Não pode. O mais adequado é fazer um rodízio. Por exemplo, o André Santos poderia ter jogado contra o Inter e ser poupado contra o Botafogo. O contrário seria feito com o Douglas. Um rodízio é mais inteligente, não compromete demais o time e é mais justo. A repercussão foi muito grande, ainda mais que aquele moleque do Nilmar fez um golaço. Por isso tenho certeza que o Mano está repensando muita coisa. Valeu!

    ResponderExcluir