terça-feira, 12 de maio de 2009

Importante ter elenco. E saber usá-lo!






Nação,

Frase corrente no futebol é que para ser campeão é preciso ter elenco.

Traduzindo, é preciso ter um bom time titular, e jogadores suplentes que ao entrar mantenham razoavelmente a qualidade e padrão de jogo.

No domingo, o Mano resolveu "usar" o elenco. A justificativa era de poupar os principais jogadores para a prioridade do momento que é a Copa do Brasil.

Não concordei com ele, pelo menos no que diz respeito a quantidade de "suplentes" utilizados. E ainda mais pelos que foram escolhidos.

Ficou claro algumas coisas: primeiro, usar o elenco tem que ser com critério, substituindo em quantidade que não comprometa muito o conjunto e a tática; segundo, precisa ter qualidade na troca.

Nem uma coisa nem outra aconteceu domingo. Foram muitos reservas em campo, totalmente perdidos e desentrosados. E alguns já provaram não ter qualidade nem para ser gandula, como o Souza e o Lulinha.

Alguns jogadores que hoje estão na reserva poderiam ser titulares, apesar do questionamento por parte da torcida. Ou pelo menos são importantes para "compor" o elenco com qualidade.

Só que estranhamente, esses jogadores estão sendo liberados pela Diretoria e Comissão Técnica. Caso do Fabinho, que fica sem contrato no fim de maio e já está praticamente no Fluminense, e o Otacílio Neto, oferecido ao Flamengo.

Ainda tem o Túlio, já jogando pelo Grêmio, além do Nilton, formado nas nossas categorias de base e que foi de graça para o Vasco.

Sem dizer o Moraes, que ao que tudo indica não ficará.

Não são craques, não são titulares, ok. Mas elenco é formado só por titulares?

E adianta ter 11 bons titulares e 20 mulambos na reserva? Não né!

Esses jogadores são de bom nível, com condições de manter a qualidade e a pegada do time titular.

Porque dispensá-los?

O Fabinho está sendo liberado porque o Mano disse para ele que pela boa fase do Cristian e do Elias ele teria poucas chances. O mesmo discurso foi utilizado para liberar o Túlio e o Nilton.

Isso é certo? Amanhã um dos dois se machuca e aí? Ou precisam ser poupados, e aí? Tem que recorrer a jogadores medianos e sem experiência.

Sei que no Brasil é complicado. Jogador não quer aceitar a reserva, e sempre se acha mais do que é. Mas o clube tem que lutar para reverter esse tipo de coisa.

Não podemos ficar montando um elenco e dispensando só porque o cara não é titular.

Pode fazer falta mais na frente, além de estar fortalecendo os nossos rivais.

Falar em ter elenco é bonito. Saber usar e administrar é que são elas.

Valeu!

4 comentários:

  1. Agora sim a gente concordou em uma coisa Samuel, no que diz respeito ao tal "rodizio". Concordo quando vc diz que não se deve poupar TODOS os titulares de uma vez, que deve haver esse rodizio (palavrinha nova e tão usada no futebol). E também to com você sobre essa despensa desenfreada de jogadores, vc citou o Nilton e o Fabinho, e ainda se esqueceu do Bruno Octavio (na minha opiniao melhor que o Fabinho inclusive) e do Eduardo Ramos, outro cara que não podemos perder é o Moraes, que é de suma importancia por ser o reserva imediato pro Dentinho, Jorge Henrique e pro Douglas, por fazer bem a função dos mesmos. E quanto ao Edu, vc sabe se houve alguma evolução no negocio? E outros reforços? Nossos rivais estão se fortalecendo, não podemos ficar para trás. Valeu. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ahh, mais uma coisa Samuel, pelas declarações do Mano ontem no "Bem Amigos", ele realmente está repensando sobre a atitude tomada diante do Inter, de colocar o time sub-reserva. E antes que eu me esqueça, a seita bambi realmente tem influencia inclusive sobre a Conmebol, viu?! Melou a libertadores, fazem tudo pra favorecer os bambis, dessa vez nem jogo terá...

    ResponderExcluir
  3. Rafael, no fundo a gente concorda em quase tudo, porque nosso objetivo é o melhor para o Timão.
    Poupar jogadores é necessário, mas fazer uma troca muito radical, colocando praticamente só reservas é muito perigoso. E ruim para os caras que entram. Porque entrar em uma base formada é até melhor para mostrar serviço. Entrar num catadão é loucura. Bom que o Mano esteja reavaliando, porque não podemos abdicar do campeonato brasileiro como o fluminense fez no ano passado e quase caiu.
    A seita bambi não tem limites mesmo. A atitude da Conmebol é deplorável, mas o pior é ver o silêncio e complacência da mídia. Se fosse a gente no lugar, estariam falando de "esquema nike" ou "esquema Ronaldo".
    Mas deixa prá lá. Eles não vão longe mesmo.
    Quando ao Edu, tenho acompanhado as notícias e dizem que já está certo, só falta rescindir com o Valência. Sobre os jogadores, intriga ver a Diretoria e o Mano abrirem mão deles assim na boa, e depois de que correr atrás de outros para repor. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO COM VOCE E UM BEIJO PRA PRISCILA

    ResponderExcluir