quarta-feira, 11 de março de 2009

Recuperação de Ronaldo comprova que Corinthians tem sim estrutura!



Nação,

Estamos todos, corinthianos ou não, acompanhando com expectativa, torcida e comoção a volta do Ronaldo aos campos de futebol.

Uma recuperação que parecia impossível a alguns meses atrás, pelas condições físicas e psicológicas do atleta.
E mesmo que de forma velada, e na maioria das vezes nem tanto, a desconfiança se pautava também no clube escolhido pelo Fenômeno para se recuperar.

O Corinthians, imenso e amado, mas que de forma simplista e equivocada é taxada pela "mídia especializada" como um clube sem estrutura.

Não temos estrutura? Porque não?

Viemos de um passado recente ruim, com administração amadora e desonesta, mas isso automaticamente representa uma falta de estrutura?

Não meus amigos. Evidente que melhoramos muito, e ainda temos que melhorar, mas apesar da má fama construída pela imprensa, e alimentada infelizmente por pessoas de dentro do próprio Corinthians, sempre tivemos uma estrutura adequada para a prática do futebol.

Alguém já viu algum profissional, seja ele técnico ou jogador, vir a público reclamar, dizendo que quando estava no Corinthians não tinha o suporte necessário para desenvolver suas tarefas, exercer sua profissão?

Uma das grandes provas estão nas categorias de base. O lendário Terrão, simpático na definição, passava a falsa imagem de desleixo, de incapacidade de formação de jogadores.

Mas a prática sempre demonstrou o contrário. Somos o maior campeão da Copa São Paulo de Juniores, e o clube que mais revela jogadores no Brasil.

As pessoas associam estrutura a algo físico, algo imponente. Por isso, elegem clubes que possuem estádio, como aquele da Vila Sônia, como exemplo de estrutura (mesmo sendo um estádio velho, desconfortável e mal localizado).

Não temos o estádio que merecemos.

Mas sempre tivemos uma estrutura adequada para a prática do futebol, e hoje, podemos afirmar sem dúvida, que a nossa estrutura física, de departamentos de fisiologia, médico, centro de treinamentos, etc é uma das melhores do País.

E estrutura vai mais além do que isso. Estrutura envolve a logística, a organização, a manutenção de um time.

Envolve como são feitos os treinamentos, a capacidade dos profissionais envolvidos. Envolve como se organiza as viagens e estadias dos jogadores quando precisam se deslocar para disputar uma partida.

Então, quando Ronaldo escolheu o Corinthians, ele sabia que teria uma estrutura adequada e capaz de recuperá-lo para o futebol. E o Corinthians apostou nele porque sabe da capacidade que tem.

Não abrimos nosso Centro de Recuperação para celebridades e jornalistas, não mandamos convitinhos para shows, como aquele time da Vila Sônia, e por isso não somos decantados como eles.

Mas com certeza somos muito melhores.

Ronaldo sabe disso. Agora o Mundo também sabe. E a mídia, mesmo a contragosto, terá que aceitar.

E só prá que não resta dúvida, descrevo abaixo nossa estrutura física, que consta no site do Corinthians.

Valeu!

PARQUE SÃO JORGE

CePROO - Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira

Vestiário dos atletas
Onde nossos craques se trocam antes e depois de cada treinamento. Cada jogador tem seu armário específico para guardar seus pertences, com foto estilizada. Ali também estão os chuveiros, uma máquina de gelo, usada na imersão em gelo nas banheiras, e uma balança.

Vestiário da comissão técnica
É neste recinto, reformado recentemente, em que são guardados os objetos pessoais dos integrantes da comissão técnica. Como no vestiário dos jogadores, cada um tem seu armário específico.

Sala de aquecimento
Local amplo, onde os jogadores fazem exercícios de alongamento e aquecimento antes das atividades. As janelas têm vista para o gramado do Estádio Alfredo Schurig.

Sala de musculação
Reformada, climatizada e decorada pela Life Fitness. Conta com o que há de mais moderno em aparelhos de musculação no Brasil. Dá ampla visão ao gramado da Fazendinha.

Sala de edição de vídeo
Onde são editados os vídeos de jogos do Corinthians e dos adversários. As informações são repassadas à comissão técnica e utilizadas nas preleções das partidas.

Sala da comissão técnica
Local amplo, com quatro mesas, em que o treinador realiza seu trabalho fora de campo: analisa scouts, relatórios e faz observações, até mesmo pela internet, além de se reunir com os outros integrantes da comissão técnica e o diretor de futebol.

Sala da rouparia
Onde é guardado todo o material de treino: camisas, calções, meiões, caneleiras, chuteiras, coletes, agasalhos, cones, redes, estacas, entre outros ítens. Há, inclusive, uma máquina para imprimir nomes e números dos jogadores.

Sala de hidroterapia
Possui banheiras onde os jogadores fazem periodicamente o trabalho de imersão no gelo, que ajuda na recuperação muscular. Há também uma sauna. Piscina Construída recentemente, tem capacidade para até 12 atletas. Usada para atividades de recuperação muscular e fisioterapia.

Salas do departamento médico e de fisioterapia
Agora interligadas, servem para prevenção e recuperação de contusões. Sala de podologia Quem disse que jogador de futebol não cuida dos pés? Aqui nossos craques têm à disposição um profissional específico para tratar da estética dos seus instrumentos de trabalho.

Sala da T.I. (Tecnologia da Informação)
Onde são desenvolvidos os softwares e controladas todas as informações sobre o departamento de futebol, como: atuação dos atletas, treinamentos, avaliações, acompanhamento médico, contratos, arbitragem, adversários, materiais, custos, entre outros dados.

CT ITAQUERA
Numa área de 200 mil metros quadrados, o CT abriga as principais categorias da base alvinegra: sub-16, sub-17 e time B (sub-9 a sub-15 ainda treinam no Parque São Jorge). O CT Itaquera possui uma das melhores estruturas do futebol brasileiro. Mais do que um centro de treinamento, é quase um clube de campo. Oferece alojamento com 24 apartamentos (com suíte), além de refeitório, piscina aquecida, sala de musculação, de fisioterapia e até mesmo de pesquisa e acompanhamento psicológico. - 3 campos (quarto, de grama sintética, em construção); - sala de administração; - departamento médico; - vestiários; - sala para palestra e vídeo; - sala das comissões técnicas; - refeitório e cozinha industrial com capacidade para servir 200 refeições por dia; - almoxarifado; - lavanderia; - lanchonete - piscina aquecida para fisioterapia e relaxamento muscular; - sauna; - sala de musculação; - sala de fisioterapia; - sala de pesquisa, psicologia e assistência social; - 24 apartamentos com suíte, com capacidade para quatro atletas em cada; - sala de jogos e TV; - sala da segurança

CT PARQUE ECOLÓGICO
3 campos; - 1 campo em irrigação e drenagem; - vestiário; - sala de imprensa






Um comentário:

  1. Olá Gostei do seu Blog gostaria de fazer ua pareceria me manda um e-mail:igor_nelo16@hotmail.com mas ainda irei fazer um oficial do meu blog o meu blog ée
    http://corinthianasnet.blogspot.com.... o nome ficou errado mas num liga

    ResponderExcluir